TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Custos Logísticos

Dissertações: Custos Logísticos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/4/2013  •  662 Palavras (3 Páginas)  •  639 Visualizações

Página 1 de 3

Artigo analisado: Custos logísticos: mensuração e uso por redes supermercadistas do Estado do Rio Grande do Sul Marcos Antônio Souza, Rodrigo Machado Correa, Gustavo Pires Kruger.

Questão de pesquisa: como ocorre a mensuração e uso dos custos logísticos na gestão de redes de supermercados de pequeno e médio porte do Rio Grande do Sul?

O grande desafio enfrentado pelos gestores de pequenas, médias e até grandes redes de supermercados é a identificação, alocação, mensuração e o gerenciamento dos custos das atividades de apoio, tais como as atividades logísticas. A competição crescente entre as redes tem despertado nas empresas a necessidade de: implantar ações mais objetivas, tais como um programa de redução de custos; oferta diferenciada de serviços, melhorias na gestão para obter maior eficiência operacional; obtenção de vantagens comparativas mais sustentáveis, e, para isso a logística torna-se fundamental. Embora somente nos últimos anos a logística tenha sido amplamente difundida, ela já tinha sido utilizada desde o início do século XX. A informação sempre foi um recurso de grande importância nas operações logísticas, está, é a força motriz para alavancar à implementação da estratégia competitiva da logística. O gerenciamento eletrônico das informações permite às empresas reduzir seus custos mediante melhor coordenação e uso dos recursos. Além disso, asseguram a prestação de um serviço de melhor qualidade, devido principalmente à melhoria de oferta de informações úteis aos clientes. Devido ao atual cenário mercadológico, e a importância das atividades logísticas na rentabilidade das empresas e na agregação de valor ao cliente, os métodos de custeio devem ser adaptados e utilizados de modo a contemplarem, de forma mais apropriada, as informações de custos logísticos. A tradicional contabilidade de custos (custeio por absorção) acaba-se por tornar-se ineficaz como instrumento gerador de informações para a gestão logística, pois, além das limitações de evidenciação dos custos ela utiliza critérios arbitrários para alocação dos custos indiretos, distorcendo a real lucratividade de produtos e serviços. Deve-se procurar desenvolver um sistema de custeio para atender uma atividade, um processo ou, até mesmo, todas as atividades e processos existentes na cadeia logística. A logística é como uma fonte de vantagem competitiva, decorrente de sua capacidade de influir na diferenciação ou na redução de custos dos produtos e serviços, repercutindo na maior rentabilidade da empresa. Assim, o gerenciamento dos custos logísticos tem crescido em importância devido ao aumento de seu impacto no preço e na rentabilidade dos produtos, na rentabilidade dos consumidores e na rentabilidade das corporações. As redes supermercadistas do Rio Grande do Sul estão dando para os custos logísticos a relevância necessária? Quais as ferramentas que essas organizações estão utilizando para a correta mensuração dessas atividades? Foram realizadas entrevistas com três redes de supermercados varejistas de porte médio do Rio Grande do Sul – Rede A, B e C-. Apesar da farta literatura enfatizando que em um ambiente de forte concorrência e de uma rentabilidade cada vez mais reduzida, o gerenciamento dos custos logísticos passa a ser relevante para que as redes supermercadistas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com