TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Custos diretos

Seminário: Custos diretos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  Seminário  •  477 Palavras (2 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 2

Pesquisa sobre:

A- Custos diretos

São os custos que podem ser quantificados e identificados aos produtos ou serviços e valorizados com certa facilidade.

Então, não necessitam de critérios de rateios para serem alocados aos produtos fabricados ou serviços prestados, já que são facilmente identificados. Os custos diretos, na grande maioria das indústrias, compõem-se de materiais e mão-de-obra, conforme definido a seguir:

Matéria-prima: normalmente, a empresa sabe qual a quantidade exata de matéria-prima que está sendo utilizada na produção de uma unidade do produto. Sabe-se o preço da matérias prima e o custo daí resultante está associado diretamente ao produto.

Mão-de-obra direta: trata-se dos custos com os trabalhadores utilizados diretamente na produção ou na prestação de um serviço. Sabendo-se quanto tempo cada empregado trabalhou e o valor do seu salário, é possível relacioná-lo diretamente ao produto ou ao serviço.

B- Custos indiretos

Custos indiretos a um objeto de custeio são aqueles que não podem ser identificados com o objeto de custeio de maneira economicamente viável, pois são comuns a dois ou mais objetos de custeio (áreas ou produtos). Os custos indiretos são alocados ao objeto de custo por meio de um método de alocação de custo denominado rateio. Logo, são aqueles que não oferecem condição de medida objetiva e dos quais qualquer tentativa de alocação tem de ser feita de maneira estimada e, algumas vezes, arbitrária. São exemplos de custos indiretos a depreciação, a manutenção, o seguro, o aluguel, chefes, contador da empresa, caixa.

C- Contabilidade integrada

Na indústria, sempre há contabilidade integrada, pois ela possui um sistema de custo ou centro de custo, que é um setor específico dentro da empresa, que apura o custo de cada produto. Então a contabilidade integrada é quando você integraliza a contabilidade no sistema operacional em que você usa. Existem sistemas que lançam e fazem o processo automático, também há outros que é necessário ter que integralizar um por um tipo... estoque, caixa, salários a pagar.

E- Comparativo UEPS - PEPS - C Médio.

UEPS: A última mercadoria ao entrar, é a primeira a sair, este método não é aceita pela receita federal, pois apresenta um resultado operacional menor, prejudicando a arrecadação.

PEPS: Com base nesse critério z empresa baixa do seu estoque a mercadoria vendida da seguinte maneira: a primeira mercadoria que entra é a primeira que sai. Assim, á medida que ocorrem as vendas, a empresa vai dando baixa no estoque a partir das primeiras compras, o que equivaleria ao raciocínio de que vendemos primeiro as primeiras unidades compradas.

Custo Médio: Chama-se de ponderada móvel, pois o valor médio de cada unidade em estoque altera-se pela compra de outras unidades por um preço diferente. Assim, ele será calculado dividindo-se o custo total do estoque pelo numero das unidades existentes. É aceito pela Receita federal em casos específicos de fabricação nas indústrias, normalmente para uma linha de produção que não ultrapasse o exercício social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com