TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Código de Defesa do Consumidor

Resenha: Código de Defesa do Consumidor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2013  •  Resenha  •  383 Palavras (2 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 2

Código de Defesa do Consumidor

Como o próprio nome já diz, Código de Defesa do Consumidor nada mais é do que um recurso de defesa para toda pessoa física ou jurídica que usa ou consome algum produto de uma determinada empresa. Sem contar, que é de direito do próprio consumidor a proteção ao fornecimento dos produtos, e geralmente muitos cidadãos não tem o devido conhecimento sobre seus direitos.

Exemplificando, no caso de houver algum tipo de problema ou má qualidade em certo produto ou máquina, e mesmo assim a pessoa efetuar o pagamento do mesmo, sem saber de seus direitos de troca ou devolução que esta confirmado por leis.

Lembrando o outro lado da situação, caso o consumidor esteja ciente de seus direitos, causaria grande impacto nesse Código, afinal, a pessoa tendo argumentos para defender seus direitos, ela em momento algum seria lesada financeiramente.

Microeconomia

Levando ao pé da letra, microeconomia estuda o comportamento de agentes econômicos individuais (consumidores, produtores) e sua interação no mercado. Nesse caso, representa também uma visão considerada pequena dos fenômenos econômicos.

Senso assim, o contrário da macroeconomia ( que aborda problemas econômicos mais extensos, de forma agregada).

Ética Empresarial e Cidadania

Para entender ética, você precisa estudar os juízos de apreciação referentes a conduta humana, do ponto de vista do bem e do mal (dicionário).

Já cidadania, seria a condição de cidadão, sabendo de seus direitos e principalmente de seus deveres, ligados a quitações de impostos e sabendo respeitar o espaço de outros cidadãos. Indivíduo no gozo dos direitos civis e políticos de um Estado (dicionário).

Em nosso país esse assunto vem tendo destaque a partir de poucos anos atrás, ao contrario dos Estado Unidos que desde décadas passadas já dava maior ênfase ao tema, principalmente dentro das empresas. Mesmo com pouca experiência, o Brasil evoluiu muito rápido no ponto de vista empresarial.

Ética Empresarial pode ser definida como um conjunto de maneiras, de como as empresas podem se “relacionar” em relação ao público ou consumidor, importando e destacando normas, regras e direitos a serem respeitados.

Os profissionais que atuam como consultores de ética tem como principais formações universitárias a economia, administração e o direito, o que gera vários métodos de lidar com o tema, senso assim, obtendo diferentes idéias para um debate sobre novas maneiras de lidar com as empresas e principalmente a relação entre empregador e empregados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com