TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO PROFISSIONAL

Exames: DESAFIO PROFISSIONAL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2014  •  997 Palavras (4 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

O desafio proposto nos trás a oportunidade de mostrar o aprendizado das matérias norteadoras (Técnicas de Negociação, Gestão do conhecimento e Desenvolvimento Pessoal e Profissional).

Com a prática das matérias acima citadas, encontraremos a solução para o problema proposto, demonstrando assim como é importante o uso das mesmas para melhor desenvolvimento da negociação Associação dos moradores X Gravadora.

Técnicas de negociação são meios utilizados em um processo, em que duas ou mais partes, com interesses comuns e antagônicos se reúnem para confrontar e discutir propostas explícitas com o objetivo de alcançarem um melhor resultado para ambas às partes.

A gestão do conhecimento tem sido reconhecida como crucial para o crescimento e desenvolvimento das organizações, tendo em vista as mudanças ocorridas, como a globalização da economia e o avanço tecnológico.

Desenvolvimento Pessoal e Profissional é o estudo dos contextos e processos de formação das novas competências profissionais.

Comentário

O desafio proposto relata a seguinte situação: Uma conceituada gravadora de musicas chegou à conclusão que seria favorável sua instalação em um bairro localizado no interior de São Paulo, onde os moradores são de classe média e a maioria são pessoas de 3ª idade.

O bairro necessita de alguns ajustes como iluminação e sinalização, já que, sua formação possui apenas cinco anos. No entanto, a empresa está disposta a ajudar em seu aperfeiçoamento.

Os moradores, assim que descobriram a novidade, se uniram e reivindicaram junto à prefeitura a chagada da gravadora, pois temem a desordem do local, onde existe tranquilidade, além de colocar a segurança de todos em risco, pela transição de funcionários e artistas.

Ao analisar toda a situação, a prefeitura comunicou à gravadora a emitir um responsável para que junto com os moradores possam chegar a um acordo.

Para que tudo seja resolvido, existe um prazo final de quarenta e cinco dias, porém com uma reunião prévia em vinte dias. Na negociação, haverá o acompanhamento da prefeitura, que se encarregará da liberação das obras, ou não.

O Sr. Jorge Andrade, está encarregado de apresentar os interesses e argumentos da gravadora, assim como o Sr. Carlos Henrique fará mesmo pelos moradores.

“O processo de negociação começa como o reconhecimento, pelas partes de uma situação de qual poderão se beneficiar se chegar a um acordo (tendo ganhos e evitando / minimizando perdas).”Eugenio do Cavalhal”

Passo 01

Neste passo você deverá inserir o mapeamento do perfil dos oponentes da negociação, perfil do negociador da gravadora e as informações relevantes das partes: Associação dos moradores X Gravadora. (Apêndice I ao final do Desafio)

Lembre-se: você deverá se colocar no lugar do negociador da gravadora (Sr. Jorge Andrade).

Perfil dos Oponentes – Associação de Moradores do Bairro

Líder: Carlos Henrique

Formação: Administrador

Objetivo: Impedir a construção da gravadora.

Argumentos: Poluição sonora, segurança em risco, trânsito não estruturado.

Informações relevantes: Moradores conservadores, que prezam tranquilidade.

Estímulos a Negociação: Tem ideia fixa de que o bairro não necessita do progresso que a gravadora proporcionará com sua chegada.

Perfil do Negociador – A Gravadora

Negociador: Jorge Andrade

Formação: Estrategista de Negócios/Experiência em negociar em meio a conflitos.

Objetivo: Conquistar a aprovação dos moradores para instalar a gravadora no bairro desejado.

Alegação: O progresso do bairro é inevitável

Estímulos a Negociação: Poder contribuir para melhorias no bairro, chegar a um resultado que beneficie ambas as partes.

Passo 02

Neste passo você deverá mapear as habilidades essenciais dos Negociadores segundo modelo de Jung constante no livro principal desta disciplina, relativo aos: Estilos, Características e Táticas a serem utilizadas na negociação, elencando os seguintes elementos:

Ponto de Atenção: Lembre-se de que são duas partes, portando, deve ser feito um mapeamento para cada uma das partes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com