TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO PROFISSIONAL

Trabalho Universitário: DESAFIO PROFISSIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2014  •  1.310 Palavras (6 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL

CRISTIANE DE OLIVEIRA MATOS COSTABELI

DESAFIO PROFISSIONAL

GUARULHOS

2014

CRISTIANE DE OLIVEIRA MATOS COSTABELI

RA 9573422816

DESAFIO PROFISSIONAL

GUARULHOS

2014

SUMARIO

INTRODUÇÃO 3

APRESENTAÇÃO DA ESTRUTURA ATUAL DA EMPRESA 4

PASSO 1 – Defina uma estrutura organizacional condizente com a atividade econômica da empresa. 5

PASSO 2 –Elaborar um plano de capacitação e desenvolvimento para os Diretores e Gerentes visando melhorar a sua eficácia gerencial, desenvolver lideres, capacita-los a liderança situacional e a construção e desenvolvimento de equipes de alto desempenho. 6

CUSTO PARA APERFEIÇOAMENTO DOS COLABORADORES 8

PASSO 3 – Elaborar um programa de capacitação, desenvolvimento e motivação para o pessoal operacional. 9

REFERENCIAS 11

INTRODUÇÃO

Buscando atingir uma abrangência Estadual o Hipermercado Hoterdan consultou especialistas para analisar e definir quais estratégias devem ser adotadas para se chegar ao objetivo.

Após analise detalhada da estrutura e das competências de seus profissionais definiu-se que um profissional capacitado deveria ser contratado para desenvolver uma estrutura organizacional diferente da estrutura já existente e implantar um plano de desenvolvimento e capacitação dos colaboradores do hipermercado.

O novo profissional terá o trabalho de mudar inicialmente a politica de promoções internas em todos os níveis da empresa, fazer com que os profissionais dos níveis de direção passem a focar seus esforços nas funções gerenciais de planejamento, organização e controle.

Já com os profissionais de nível operacional, o trabalho deverá ser focado na parte motivacional, implementando planos que garantam seu crescimento profissional e pessoal mudando e transformando o clima de trabalho para que todos estejam sempre motivados e exerçam suas funções com competências e levem o Hipermercado Hoterdan a alcançar seus objetivos.

APRESENTAÇÃO DA ESTRUTURA ATUAL DA EMPRESA

Característica funcional

- Presidente

- Diretorias: financeira, compras, operações.

- Gerencias

Total de colaboradores = 176

Estrutura politica comfrequentes trocas de favores entre os setores.

Processo de contratação com aproveitamento interno via indicação ou favores políticos.

PASSO 1 – Defina uma estrutura organizacional condizente com a atividade econômica da empresa.

Neste caso o mais indicado é organizar as estruturas da empresa através da implantação de uma Estrutura Funcional contando com o Diretor Administrativo com Staff para todas as outras áreas. O Staff irá assessorar e fazer recomendações sempre visando os interesses da empresa e o desenvolvimento das pessoas.

As vantagens de ter um Staff no topo da estrutura funcional é agregar conhecimento novo e especializado a organização, possibilitando a concentração dos problemas específicos no Staff.

A estrutura funcional já adotada pela empresa é aquela que determina uma chefia para cada departamento. A organização se divide em diferentes funções como: finanças, comercial e operações. Todos os níveis se subordinam funcionalmente aos seus correspondentes níveis de comando.

As vantagens são: promover o aperfeiçoamento, facilitando as especializações, nos níveis hierárquicos superiores, facilita o trabalho em equipe, da maior flexibilidade de adaptação à empresa e os especialistas se sentem mais valorizados.

Para facilitar e nortear os colaboradores ao objetivo da empresa será definido a Visão e a Missão, assim como os Princípios e Valores.

A Empresa deverá possuir uma estrutura enxuta, porém razoavelmente bem organizada para o seu porte, com funções delimitadas em basicamente quatroníveis: a) presidência, representada pelos proprietários da empresa; b) diretoria; c) gerência e d) auxiliares e operacional.

PASSO 2 –Elaborar um plano de capacitação e desenvolvimento para os Diretores e Gerentes visando melhorar a sua eficácia gerencial, desenvolver lideres, capacita-los a liderança situacional e a construção e desenvolvimento de equipes de alto desempenho.

Para determinar um plano de capacitação e desenvolvimento primeiro deve-se mapear as necessidades especificas para execução das funções gerenciais em cada setor da empresa.

O objetivo do programa de capacitação e desenvolvimento gerencial é despertar o significado de ser gestor, desenvolvendo as competências requeridas para cada setor da empresa de forma a gerar maior valor e resultados para organização

Através desse mapeamento podemos determinar quais as reais necessidades e quais caminhos deveram seguir para alcançar o objetivo.

A elaboração do projeto de capacitação e desenvolvimento deverá capacitar os gestores a realizar a evolução de uma cultura organizacional com foco em resultados. Criar um clima organizacional para o alinhamento dos esforços entre os diversos níveis e funções de gestores visando os resultados e objetivos especificados pela empresa.

Desenvolver nos gestores condições técnicas para o acompanhamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com