TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO BRASIL

Exames: DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO BRASIL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2013  •  894 Palavras (4 Páginas)  •  674 Visualizações

Página 1 de 4

ATIVIDADE 1

TEMA: DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO BRASIL

Atualmente, a conciliação entre os objetivos de crescimento econômico, justiça social e sustentabilidade ambiental se constitui em um dos grandes desafios para a gestão de políticas públicas no Brasil. Assim, a partir da leitura do artigo: ABRAMOVAY, R.

Desenvolvimento Sustentável: qual a estratégia para o Brasil? Novos Estudos, n. 87, jul./2010, responda:

1- Qual a concepção de Desenvolvimento Sustentável presente no texto?

Desenvolvimento sustentável é o processo de ampliação permanente das liberdades substantivas dos indivíduos1 em condições que estimulem a manutenção e a regeneração dos serviços prestados pelos ecossistemas às sociedades humanas. Ele é formado por uma infinidade de fatores determinantes, mas cujo andamento depende, justamente, da presença de um horizonte estratégico entre seus protagonistas decisivos. O que está em jogo nesse processo é o conteúdo da própria cooperação humana e a maneira como, no âmbito dessa cooperação, as sociedades optam por usar os ecossistemas de que dependem.

2- Descreva os entraves que o Brasil precisa enfrentar para alcançar um modelo de desenvolvimento econômico sustentável.

Justamente o modelo econômico baseado no consumo, consiste na falta de visão de longo prazo, que leve em conta a disponibilidade dos recursos naturais no futuro e assegure a diminuição das emissões de gás carbônico nos próximos anos.

3- Explique como os progressos em relação à sustentabilidade vêm sendo ameaçados pelo estilo de desenvolvimento em vigor no país.

Apesar da contenção da devastação florestal, prevalece entre os agentes econômicos a ideia central de que a produção de commodities (fundamentalmente carne, soja e madeira de baixa qualidade), minérios e energia é a vocação decisiva da região. Além disso, ao mesmo tempo em que se reduz o desmatamento na Amazônia, amplia-se de maneira alarmante a devastação do cerrado e da caatinga.

De outro lado, mostra que o trunfo representado pela matriz energética brasileira não tem sido aproveitado para a construção de avanços industriais norteados pela preocupação explícita em reduzir o uso de materiais e de energia nos processos produtivos.

A consequência e o risco é que o crescimento industrial brasileiro

— ainda que marcado por emissões relativamente baixas de gases de efeito estufa — se distancie do padrão dominante da inovação contemporânea, cada vez mais orientada pela descarbonização da economia.

4- Nas negociações relacionadas ao aquecimento global, como a relação entre crescimento econômico e questões ambientais era interpretada pelos representantes governamentais brasileiros?

O notável é que em diversos círculos governamentais e, particularmente, entre os responsáveis pelas negociações em torno do aquecimento global o desmatamento era considerado (e, sobretudo no cerrado, ainda é) não uma excrescência numa sociedade moderna, mas uma contrapartida do crescimento econômico de uma economia emergente.

Aceitar compromissos internacionais de limitação no desmatamento era tolerar uma ingerência capaz de comprometer, na visão dos mais importantes negociadores brasileiros, o próprio crescimento econômico.

5- O autor identifica uma mudança na visão do governo sobre a relação crescimento econômico e meio ambiente a partir de 2009 (conferência de Copenhague). Destaque e comente as mudanças ocorridas nos últimos anos que comprovam, por parte do governo, a busca por uma estratégia sustentável de desenvolvimento socioeconômico.

Em primeiro lugar, destaca-se a ação vigorosa da polícia federal em coordenação com agências do Ministério do Meio Ambiente, tanto durante a gestão de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com