TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSENTÁVEL NO BRASIL

Monografias: EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSENTÁVEL NO BRASIL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2013  •  377 Palavras (2 Páginas)  •  556 Visualizações

Página 1 de 2

A educação ambiental está presente na vida dos seres desde o início de sua existência na Terra, pois, para sua sobrevivência era imprescindível o homem saber relacionar-se com o meio ambiente.

Desde o primeiro momento em que os seres humanos começaram a interagir com o mundo ao seu redor, ensinaram seus filhos a fazerem o mesmo, havia educação e educação ambiental. A preocupação com o meio ambiente passou a ter maior importância devido a desastres sócio-ambientais que suscitaram o medo e, com isso, surgiram concepções para um “desenvolvimento sustentável”.

Ao inserir em todas as disciplinas um pouco mais de conscientização ambiental, sobre os males que causam os atos impensados dos desmatamentos, poluição de mananciais e tantos outros atos cometidos, as escolas estariam dando início a uma teia que faria a ligação educação-sociedade, através dos aprendizes e toda a comunidade escolar.

A partir da ampliação das informações, também se ampliará a possibilidade de um futuro sem tantas ocorrências municionadas pelo desconhecimento das causas geradoras do caos natural. Temos na atualidade, todos os meios de comunicação sendo usados para estampar tragédias provocadas por intempéries causadas pela ação do homem na natureza.

Toda a estrutura humana pode vir a ruir se nada feito para (re) educar-nos ambientalmente, devem ser utilizadas todas formas possíveis para inserir no âmbito social esta consciência necessária. Nossas escolas são o meio mais abrangente de informação, por isso conseguindo adaptar a educação ambiental em suas disciplinas diversas, ou seja, promovendo a interdisciplinaridade maior numero de aprendizes terá noção das necessidades de mudar hábitos ambientais.

Ao incorporar a educação ambiental em nosso currículo teremos oportunidade de visualizar por vários ângulos a questão preocupante que se tornou o meio ambiente.

A educação ambiental está relacionada a um projeto mais amplo de educação para a cidadania. Este tipo de educação visa que o ser humano reveja seus pensamentos e comportamentos diante dos seus modos de consumo, estimulando a reflexão sobre os valores individuais e coletivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com