TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO BRASIL

Artigos Científicos: DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO BRASIL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2013  •  825 Palavras (4 Páginas)  •  933 Visualizações

Página 1 de 4

Atualmente, a conciliação entre os objetivos de crescimento econômico, justiça social e sustentabilidade ambiental se constitui em um dos grandes desafios para a gestão de políticas públicas no Brasil. Assim, a partir da leitura do artigo: ABRAMOVAY, R. Desenvolvimento Sustentável: qual a estratégia para o Brasil? Novos Estudos, n. 87, jul./2010, responda:

1. Qual a concepção de Desenvolvimento Sustentável presente no texto?

De acordo com o texto, desenvolvimento sustentável é o processo de ampliação permanente das liberdades substantivas dos indivíduos em condições que estimulem a manutenção e a regeneração dos serviços prestados pelos ecossistemas às sociedades humanas e que é formado por uma infinidade de fatores determinantes, mas cujo andamento depende, justamente, da presença de um horizonte estratégico entre seus protagonistas decisivos.

2. Descreva os entraves que o Brasil precisa enfrentar para alcançar um modelo de desenvolvimento econômico sustentável.

Os governantes devem criar mecanismos para formalizar uma coalizão social capaz de transformar a biodiversidade, os produtos e os serviços ecossistêmicos da exploração florestal sustentável na grande fonte de ganhos econômicos para os agentes privados e para a região como um todo.

3. Explique como o progresso em relação à sustentabilidade vêm sendo ameaçados pelo estilo de desenvolvimento econômico sustentável.

Por um lado, em virtude da redução no desmatamento da Amazônia não ser acompanhada por mudanças no padrão dominante de uso dos recursos visto que prevalece entre os agentes econômicos a ideia central de que a produção de commodities, minérios e energia é a vocação decisiva da região, sem dizer que, ao mesmo tempo em que se reduz o desmatamento da Amazônia, amplia-se de maneira alarmante a devastação do cerrado e da caatinga. Por outro lado, o fato de que o trunfo representado pela matriz energética brasileira não tem sido aproveitado para a construção de avanços industriais norteados pela preocupação explícita em reduzir o uso de materiais e de energia nos processos produtivos

4. Nas negociações relacionadas ao aquecimento global, como a relação entre crescimento econômico e questões ambientais era interpretada pelos representantes governamentais brasileiros?

As questões ambientais eram interpretadas como contrapartida do crescimento econômico de uma economia emergente e não como uma excrescência numa sociedade moderna. Para os representantes governamentais brasileiros, aceitar compromissos internacionais de limitação no desmatamento era tolerar uma ingerência capaz de comprometer o próprio crescimento econômico.

5. O autor identifica uma mudança na visão do governo sobre a relação crescimento econômico e meio ambiente a partir de 2009 (conferência de Copenhague). Destaque e comente as mudanças ocorridas nos últimos anos que comprovam, por parte do governo, a busca por uma estratégia sustentável de desenvolvimento socioeconômico.

A partir de 2009, o Brasil se engaja a atingir metas ambiciosas de mudança em sua trajetória de emissões, assumindo voluntariamente o compromisso de reduzir suas emissões até 2020 em 1 Gt CO2 eq, relativamente ao nível que atingiria (2,7 Gt CO2 eq) na ausência de qualquer esforço nesse sentido. A redução no desmatamento da Amazônia a partir de 2004 foi a mais importante base para o cumprimento desta orientação, porém quatro fatores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com