TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DPP Aula 3

Exames: DPP Aula 3. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2013  •  558 Palavras (3 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 3

Aula-tema 03: Projeto de Vida: "O Que Você Quer Ser Quando Crescer?"

Questões para Acompanhamento da Aprendizagem

Resposta 1: I e IV.

De acordo com as reflexões propostas pelo capítulo, é necessário considerar as competências que já possui e as deficiências que precisa desenvolver para atingir os seus objetivos e, também, que essa conclusão decorre do autoconhecimento. Por outro lado, definir aspirações sem considerar o contexto (informações objetivas) pode significar dificuldades de viabilizar os objetivos. Ser dono “do próprio nariz” também significa assumir a responsabilidade pelo sucesso ou fracasso. Estamos falando, novamente, de consciência, de conhecer-se, de conhecer as possibilidades concretas de realizar seus objetivos e se preparar para isso.

Resposta 2: Psicológica, social e biológica.

As camadas psicológica, social e biológica agrupam a totalidade de aspectos que influenciam e compõem a vida de um ser humano, a partir da ótica biopsicossocial. O fator econômico, o educacional e o comunitário estariam sendo considerados na camada social, enquanto a questão da religiosidade estaria dissolvida entre a camada psicológica e a social.

Resposta 3: O resultado do trabalho humano recorre de uma ação coletiva que provoca transformação na natureza.

Esta é a única afirmativa que corresponde à ideia central do texto, é praticamente uma forma diferente de dizer a mesma coisa. O trabalho humano pode provocar consequências negativas ao meio ambiente, se não houver uma preocupação de quem produz com a sustentabilidade. Por outro lado, o trabalho humano traz benefícios e promove a evolução da sociedade. É correto também afirmar que o trabalho é importante, mas que há outras esferas na vida das pessoas, porém essa ideia não está sendo discutida pelo texto. Ainda segundo o texto, o trabalho é uma ação social e coletiva.

Resposta 4:A importância de considerar todas as esferas da vida, além do trabalho, na elaboração do projeto de vida.

Não é verdadeiro afirmar que, atualmente, as carreiras são voltadas às empresas, essa é a definição da “carreira formal”, e a questão não foi abordada no texto. A administração do tempo é uma ferramenta importante para o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, porém não foi discutida no capítulo. A diferença de expectativas entre as gerações foi tratada pelo capítulo, mas não torna a afirmativa correta. Além disso, essa questão não foi abordada no texto.

Resposta 5 : I e II.

A pesquisa mostra que existe uma pequena diferença de opinião entre homens e mulheres no que se refere à carreira, em todos os fatores mensurados. A visão de que novos desafios são elementos importantes para o desenvolvimento de carreiras aparece em 2º lugar na resposta de homens e mulheres. Por outro lado, as mulheres mostram menor interesse em ocupar cargos de liderança (22%) do que os homens (28%). Também está incorreto afirmar índices de insatisfação, pois mais da metade dos entrevistados respondeu que está satisfeita com o nível de carreira que atingiu.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com