TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definição e tipos de marketing

Artigo: Definição e tipos de marketing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2013  •  Artigo  •  450 Palavras (2 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 2

Diante das contínuas mudanças e dos novos desafios é necessário que as organizações sejam ágeis na tomada de decisões. Devem coordenar seus esforços para obter o maior impacto no público alvo e alcançar suas metas de negócios. A forma como as empresas são compostas e organizadas, pode variar em estrutura, tamanho, finalidades, direitos e obrigações. Conhecer, entender e participar do ambiente onde o grupo está inserido, é fundamental para a harmonia e o crescimento pessoal e empresarial, ou seja, um grupo só sobrevive quando ele conhece sua própria dinâmica e tem capacidade de adaptar-se às mudanças do meio ao qual pertence e os membros do grupo só pertencem a ele quando acompanham essas mudanças.

Para KOTLER (1998), o mercado exige que cada vez mais as empresas estejam preparadas para mudanças e novos conceitos, ressaltando que concorrentes podem virar parceiros comerciais, e que o mercado não se destina apenas aquilo que se vê, mas tudo que está ao redor, dando ênfase ao um mercado cada vez mais exigente, concorrente e promissor para aqueles que sabem o que fazer com as oportunidades.

Almejando o sucesso nas organizações, o marketing surge de forma a oportunizar cada vez mais projetos inovadores, visionários, concentrados em satisfazer os clientes, mas o mais importante é também uma ferramenta de trabalho que garante a rentabilidade desejada à organização, a satisfação dos clientes e aos acionistas, promovendo sempre o crescimento tanto na parte visível da empresa como organização, respeitada pelos seus produtos ou serviços, e promovendo sempre seu crescimento financeiro.

Marketing é o processo de planejar e executar a tarefas para, o estabelecimento de preços, promoção e trocas que satisfaçam metas individuais e organizacionais. Há vários tipos de marketing com ou sem fins lucrativos, tais como marketing de produtos, serviços, pessoas, lugares, causas e organizações. A analise de marketing pode ser feita com bons resultados nos níveis global, nacional, organizacional, de produto e de marca. (CHIAVETATO, 2004).

Segundo KOTLER (1998,pg.07), “marketing é um processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtém o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com outros.”

Ainda define KOTLER (1998), que o marketing está correlacionado em atingir as metas da organização, sendo mais eficazes do que os concorrentes a modo que se possa satisfazer as necessidades e desejos do público ou mercados em vista.

Conforme PEREIRA (apud FERREIRA 1995, p.121)

[...]Marketing significa, acima de qualquer coisa, um compromisso em “assumir” e desencadear processos administrativos que assegurem a imagem e o posicionamento da empresa e de seus produtos e/ou serviços, em meio à concorrência, pela efetiva e crescente satisfação do consumidor, para atingir os resultados almejados.

4.3 GESTÃO DE QUALIDADE

4.4 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO

4.5 LOGÍSTICA EMPRESARIAL

4.6 COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

4.7 CONTABILIDADE

4.8 RECURSOS HUMANOS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com