TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Demanda E Oferta

Ensaios: Demanda E Oferta. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2014  •  800 Palavras (4 Páginas)  •  542 Visualizações

Página 1 de 4

Demanda e oferta

Na necessidade de adquirir um bem ou serviço necessitamos encontrar um lugar onde as pessoas possam vender itens e oferecer esses serviços esse lugar se chama mercado. Um mercado tem dois lados: compradores e vendedores. Existem mercados para bens, como maçãs e botas de escalada, e outros para serviços como cortes de cabelo e aulas de tênis, também existem mercados para moedas, como iene japonês para títulos financeiros, como o yahoo! Finanças. Alguns mercados são físicos onde compradores e vendedores se encontram e onde o leiloeiro ou um corretor ajudam a determinar os preços; alguns mercados são grupos de pessoas espalhadas pelo mundo que nunca se encontram, mas estão conectadas pela internet.

Os mercados variam na intensidade da concorrência que compradores e vendedores enfrentam, de modo que nenhum comprador ou vendedor pode influenciar o preço. Na vida cotidiana o preço de um objeto é o número de unidades monetárias que devem ser dadas em troca desse objeto, os economistas chamam de preço monetário. Se o preço monetário de uma xícara de café é $ 2 e o preço monetário de um pacote de chicletes é 1$, o custo de oportunidade do café são dois pacotes de chicletes, o quociente de um preço em relação ao outro é chamado de preço relativo, e um preço relativo é um custo de oportunidade.

A demanda pode ser interpretada como procura, mas nem sempre como consumo, uma vez que é possível demandar (desejar) e não consumir (adquirir) um bem ou serviço. A quantidade de um bem que os compradores desejam e podem comprar é chamada de quantidade demandada. A lei da demanda afirma que se todos os outros fatores foram mantidos constantes quanto mais elevado for o preço de um bem, menos será a quantidade demandada dele, e quanto mais reduzido for o preço de um bem, maior será a quantidade demandada dele, isto se da por duas razões:

Efeito substituição e efeito de renda: efeito substituição é quando o preço de um bem aumenta, se todos os outros fatores são mantidos constantes, seu preço relativo aumenta, apesar de ser único, ele tem seus substitutos outros bens que podem ser utilizados em seu lugar. Efeito de renda, é quando o preço aumenta e todas as outras influencias sobre os planos de compras permanecem inalteradas, o preço aumenta em relação à renda das pessoas.

A oferta é mais do que meramente ter os recursos e a tecnologia para produzir algo, recursos e tecnologia são as restrições que limitam o que é possível produzir, a quantidade ofertada de um bem ou serviço é a quantidade que os produtores planejam vender durante determinado período, a determinado preço. Algumas vezes a quantidade ofertada é maior do que a quantidade demandada, de modo que a quantidade comprada é menor do que a quantidade ofertada.

A lei da oferta afirma que, se todos os outros fatores mantidos constantes quanto mais elevado for o preço de um bem, maior será a quantidade ofertada dele, e quanto mais reduzido for o preço de um bem, menor será a quantidade ofertada dele.

Mudança de oferta: quando há uma mudança de qualquer fator que influencia os planos de vendas, que não seja o preço do bem, existem cinco fatores que levam e mudança de oferta e são: preços dos recursos produtivos, preços dos bens relacionados produzidos, preços futuros esperados,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com