TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Demanda, Oferta E Equilíbrio

Pesquisas Acadêmicas: Demanda, Oferta E Equilíbrio. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  1.116 Palavras (5 Páginas)  •  470 Visualizações

Página 1 de 5

Demanda, Oferta e Equilíbrio: Uma visão geral

O texto intitulado “O básico sobre a oferta e a demanda” trata da relevância de analisar a oferta e a demanda de uma mercadoria, pois é nesta perspectiva que se pode alcançar o equilíbrio entre essas duas variáveis. Quando se fala em demanda e oferta se faz necessário mencionar que fatores de ordem econômica estão interligados aos custos de mão-de-obra, por isso ocorrem as alterações no mercado.

É evidenciado neste capítulo que o modelo da oferta e da demanda está inserido em dois conceitos, a saber: curva de oferta e a curva de demanda. A curva da oferta representa a quantidade de produtos que estão disponíveis para a venda a determinado preço. A quantidade ofertada pode depender de outras variáveis além do preço, dentre elas podemos citar:

O preço do próprio bem (de acordo com os clássicos, quanto mais alto o preço de mercado, maior tenderia ser a quantidade ofertada);

A tecnologia (quanto maior a tecnologia, o avanço tecnológico, há uma tendência ao aumento da quantidade ofertada);

As condições climáticas (quando nos referimos aos produtos agrícolas);

O fornecimento dos insumos necessários à produção de tal bem (o preço dos recursos/insumos, por exemplo).

Já a curva da demanda diz respeito à quantidade de determinado bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir, num dado período de tempo e o preço unitário desse produto. Assim a procura é um desejo, um plano, representa o máximo que o consumidor pode aspirar a fim de satisfazer as suas necessidades. A curva da demanda apresenta a seguinte característica – Os consumidores estão dispostos a comprar quantidades maiores se o preço estiver mais baixo. O fato do preço de uma mercadoria estar mais baixo reflete em um consumo maior, também permite que outros consumidores que anteriormente não dispunham de poder aquisitivo comecem a adquiri-los. A curva de demanda individual e a curva de demanda do mercado mostram uma relação inversa entre os preços dos bens e serviços e as quantidades demandadas pelos indivíduos. Ou seja, na medida em que o preço de um produto aumenta a tendência é de que haja uma diminuição na sua demanda. Isso porque a preços maiores os indivíduos terão sua capacidade de compras diminuída. Da mesma forma, se os preços dos bens e serviços diminuírem, a tendência é de que haja um aumento na sua demanda, isso porque a preços menores os indivíduos têm a sua capacidade de compra aumentada.

Neste contexto, também é evidenciado o fator denominado deslocamento da curva de demanda, este aspecto remete a qualquer mudança que aumente a quantidade de bens que os consumidores pretendem adquirir. Em termos gráficos representa um crescimento da demanda, em que a curva se desloca para a direita, ao passo que quando a quantidade demandada diminui a curva é deslocada para a esquerda. Elencamos algumas variáveis que são responsáveis pelo deslocamento da curva de demanda: Renda, clima, preços de outros bens, gostos e preferências do consumidor, números de compradores.

Além desses aspectos citados, que por sua vez podem alterar a curva de demanda, aborda-se também o mecanismo dos bens substitutos e complementares. Assim, os bens são substitutos quando um aumento no preço de um dos produtos produz um aumento na quantidade demandada do outro. Em palavras simples, um bem substituto é aquele que como a própria palavra já diz, pode ser substituído por outro, a cargo de exemplificação citamos a carne de boi quando é substituída pela carne de frango.

Já os bens complementares são bens que quando usados em conjunto satisfazem uma necessidade inerente. Por exemplo, automóveis e gasolina são bens complementares que por sua vez são utilizados em conjunto, um decréscimo no preço da gasolina aumenta a quantidade demandada de automóveis. Desse modo, os bens são complementares se uma redução no preço de um conduz a um aumento na demanda para outro.

Após vermos a que se refere a curva da demanda e a curva da oferta, passamos a ver

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com