TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional

Casos: Desafio Profissional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/2/2014  •  1.617 Palavras (7 Páginas)  •  846 Visualizações

Página 1 de 7

Universidade Anhanguera – Uniderp – São Paulo/Brigadeiro

Curso Superior de Tecnologias de Gestão Pública

Direito Empresarial – Tecnologias de Gestão – Responsabilidade Social e Meio Ambiente.

Autor: André Da Silva Ferreira. RA- 8327776830

DESAFIO PROFISSIONAL

Tutor – Alex Zompero Bezerra

São Paulo – 08 de dezembro de 2013.

Desafio Profissional – 2º Semestre.

Mapeamento, constatações e diretrizes norteadoras.

Durante o mapeamento da formação do estabelecimento, foi constatado que a empresa trata-se de uma Indústria de Materiais de Limpeza, com três sócios, entretanto, a referida indústria funciona de forma informal. A fim de que se regularize o funcionamento do estabelecimento, deverão ser tomadas as seguintes providencias como segue:

Para que a indústria em tela possa exercer suas atividades no Brasil, é preciso registrá-la na prefeitura da cidade onde vai funcionar, no estado, Previdência Social, Receita Federal, Secretaria de Meio-Ambiente (em razão da utilização de produtos químicos) e Entidade de Classe.

O registro legal de uma empresa é tirado na Junta Comercial do estado ou no Cartório de Registro de Pessoa Jurídica.

Para fazer o registro é preciso apresentar uma série de documentos e formulários que variam de um estado para o outro, os mais comuns são o Contrato Social e os documentos pessoais de cada sócio, haja vista a indústria em questão ser uma sociedade. A partir desse registro, a empresa existe oficialmente, mas ainda não pode começar a operar.

No Contrato Social devem estar definidos claramente os Interesses das partes e o Objetivo da empresa, bem como a Descrição do aspecto societário e a maneira de integralização das cotas.

Deve ser feita pesquisa para verificar se há alguma outra empresa registrada com o nome escolhido na Junta Comercial ou no Cartório. Depois de tudo certo, será possível prosseguir com o arquivamento do ato constitutivo da empresa, quando geralmente serão necessários os documentos:

- Requerimento Padrão (Capa da Junta Comercial), Contrato Social em três vias, Cópia autenticada do RG e CPF do titular ou dos sócios, FCN (Ficha de Cadastro Nacional), Pagamento de taxas através de DARF.

Registrada a empresa, será entregue ao seu proprietário o NIRE (Número de Identificação do Registro de Empresa), contendo um número que é fixado no ato constitutivo.

Com o NIRE em mãos, é preciso registrar a empresa como contribuinte obtendo o CNPJ. O registro do CNPJ é feito pela Internet, no site da Receita Federal. A Inscrição Estadual é obrigatória para empresas dos setores da indústria. O cadastro no sistema tributário estadual deve ser feito junto à Secretaria Estadual da Fazenda, a maioria dos estados possui convênio com a Receita Federal, o que permite obter a Inscrição Estadual junto com o CNPJ, por meio de um único cadastro.

Com o CNPJ cadastrado deve-se requerer à prefeitura o alvará de funcionamento.

Após a concessão do alvará de funcionamento, a empresa já está apta a entrar em operação.

Apesar de estar pronta para funcionar, independente de possuir funcionários, a empresa deve ser cadastrada na Previdência Social. Será necessário ainda solicitar a autorização para impressão das notas fiscais e a autenticação de livros fiscais. Como se trata de uma Empresa que pretende dedicar-se à atividade de indústria, esta autorização é solicitada à Secretaria de Estado da Fazenda.

Finalmente após todos os procedimentos acima o estabelecimento poderá funcionar legalmente, ou seja, de forma formal.

Organograma:

Após analisar as informações colhidas no Mapeamento, considerando dimensão da empresa, capital, fluxo de caixa, funcionários, clientes e fornecedores, espaço físico, maquinário e estoque, desenvolvi o seguinte organograma conforme segue:

A Indústria em tela conforme mencionado em parágrafos anteriores possui três sócios, um possui 40% das cotas, os outros dois possuem 30% cada, por esta razão, proponho a construção de um Organograma simples onde as ações de gerenciamento serão divididas a partir de uma Diretoria Geral em Diretoria de Centro Administrativo e Diretoria de Centro Operacional.

Diretor Geral - DG.

O Diretor Geral deve coordenar e mediar os Diretores de Centro Administrativo e Operacional. Será o responsável por nortear os caminhos que a organização deve seguir para que o resultado seja alcançado, pela definição dos objetivos operacionais que vai levar a execução do objetivo final pretendido, definindo metas gerais de trabalho. O Diretor Geral deve interar-se de todas as informações oriundas dos Centros e respectivos Núcleos e Setores, para tanto deve manter um Núcleo de Assistência Técnica – NAT, que realizará o expediente, a gestão de informações, gestão documental e secretariado.

Cabe ao Diretor Geral o desenvolvimento de um Regimento Interno Padrão que estabeleça as Normas Gerais de Ação e Protocolos para regulamentar no âmbito da empresa todos os procedimentos operacionais, em todas as esferas e níveis.

Diretor do Centro Administrativo - DCA.

O Diretor do Centro Administrativo será responsável pela gestão de Núcleos Administrativos os quais divido da seguinte forma para este projeto em tela: Núcleo de Recursos Humanos, Núcleo Financeiro e Núcleo de Almoxarifado.

O Núcleo de Recursos Humanos é responsável pelo recrutamento, seleção, contratação e treinamento dos funcionários, bem como da gestão documental dos referidos. Cabe ainda ao NRH o aperfeiçoamento profissional dos servidores pela promoção de treinamentos específicos e adequados a cada setor da empresa.

O Núcleo Financeiro é responsável pelo controle e fiscalização das finanças da empresa em todas as esferas.

O Núcleo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com