TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional

Casos: Desafio Profissional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  8.903 Palavras (36 Páginas)  •  508 Visualizações

Página 1 de 36

Etapa 1

Definição de Planejamento

O planejamento é uma ferramenta muito importante dentro de uma empresa, é com ela que podemos analisar uma maneira de como a empresa irá ou deverá utilizar melhor seus recursos ou melhorá-los para o alcance dos seus objetivos. Um planejamento é realizado e seguindo para que evite que uma empresa tenha sua marca no mercado falida. Existem três tipos de planejamento sendo eles: • Planejamento estratégico: ele é elaborado pelos donos e diretoria da empresa, que tomam decisões de longo prazo, o planejamento estratégico define onde se pretendem chegar e o que se deve ser feito para eles conseguir. • Planejamento Tático: ele é elaborado por gerentes (nível médio), que tomam decisões de médio prazo. • Planejamento Operacional: ele diz “o que fazer” e “como fazer” para cada tarefa realizada usadas no dia-a-dia, está submetido a um processo de sistema fechado, voltados a curtos prazos

.Definimos o planejamento como a arte de pensar em algo antes de ser executado ouna forma de sua execução, para atingir seus objetivos e metas de um modo em que o resultado seja o mais próximo possível daquilo estipulado. Administrar sem planejar torna-se praticamente impossível.Stoner (1999,p.5) diz que:"Planejar significa que os administradores pensam antecipadamente em seusobjetivos e ações, e que seus atos são baseados em algum método, plano ou lógica, e não em palpites,São os planos que dão á organização seus objetivos e que definem omelhor procedimento para alcança-los.

De forma semelhante, Chiavenato (2000, p. 195) diz que:

"O Planejamento figura como a primeira fubção administrativa, por ser aquela que serve de base para as demais funçóes. O Planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente os objetos que devem ser atingidos e como se deve fazer para alcança-los."

O ato de planejar envolve sensibilidade ao mercado e á missão de organizar além de varios métodos e técnicas que tornam o planejamento realmente eficaz.. Assim a organização deixa de agir unicamente de maneira intuitiva e passa a atuar de forma proficional e focada facilitando seu desenvolvimento e sustentabilidade.

Pesquisa comparativa

Os livros utilizados para pesquisa foram:

• Teoria Geral da Administração - Antônio Cesar Amaru Maximiano (6ª edição).

• Administrando em Tempos de Grandes Mudanças – Peter F. Drucker Para o escritor Maximiano todos os planejamentos passam por três passos: 1) Aquisição dos dados de entrada, que são as informações sobre o presente passado ou futuro do ambiente externo e dos sistemas internos da organização; 2) Processamento dos dados de entrada transforma informações para produzir novas informações; 3) Preparação de um plano (ideias).

E depois de ter passado por esses três passos escolhe-se um nível para fazer seu planejamento, que possui três níveis diferentes. Já para o escritor Drucker, o planejamento foi criado para diminuir as incertezas na sociedade e na política, o planejamento é uma previsão baseada em probabilidades. Para ele o planejamento foi criado pelos executivos para tomarem decisões que comprometem o futuro recursos correntes de tempo e dinheiro.

Ao fazer o planejamento deve ser perguntar “O que é mais provável que aconteça”? “e” O que já aconteceu que irá criar no futuro. Comparação: no livro PLT existem três níveis diferentes de fazer um planejamento e três cargos diferentes que os produzem, já o planejamento para Drucker é exclusivamente dos executivos que planejam pensando no futuro, que tem um único pensamento sobre os acontecimentos do passado, presente e futuro, existindo apenas uma maneira de planejar. Analisando criteriosamente os artigos indicados na ATPS. De acordo com o Professor Paulo Barreto dos Santos o verdadeiro empresário busca manter o foco, isso requer planejamento. Ao tomar a iniciativa de se começar a planejar seus negócios o empresário tem que ficar ciente que nem sempre é possível acertar tudo e sim diminuir decepções e prejuízos, de maneira que se consiga maior qualidade e eficácia nos projetos e processos futuros. O professor Roberto Shinyashiki mostra em seu texto que um empresário para obter sucesso precisa ter visão para conseguir enxergar o que está escondido nas entrelinhas e se antecipar, se tornando um verdadeiro empreendedor, um administrador dever ter a visão além do seu alcance, não pode ser visto apenas o obvio, mas as oportunidades que surgem de momentos inesperados ou onde pessoas comuns não veriam um bom empreendedor não pode ser limitado e nem possuir uma visão limitada, ele não pode se contentar apenascom o sucesso presente tem que ir além de sua perspectiva, na vida de um empreendedor o futuro é apenas a consequência do presente, e que existem duas batalhas que são enfrentadas constantemente a do presente e o futuro.

A visão faz com que o indivíduo sempre esteja alerta para aproveitar as oportunidades. Ele consegue ver além do horizonte, pois enxerga como o mundo poderia ser e acabam assumindo riscos calculados, gerenciando as crises e avaliando as reais chances de sucesso. Ao ler os dois trechos a cima podemos concluir que um empresário de sucesso necessita ter uma visão no presente de como poderá ser o futuro, é preciso também ocorrer um planejamento de cada decisão que será tomada, para evitar possíveis surpresas indesejáveis e mesmo que isso ocorra o empreendedor vai estar devidamente preparado para assumir seu fracasso e assim dar a volta por cima e manter o otimismo e a paixão pelo que faz e isso torna o principal combustível, mantendo-se cada vez mais autodeterminado. Sendo assim o planejamento faz com que a empresa tenha decisões mais claras diante de qualquer problema.

Há três tipos de planejamento:

• O planejamento estratégico que são: decisões de longo prazo, ele é quem define onde se pretende chegar e o que deve ser feito

. • O planejamento tático que são: decisões de médio prazo. • O planejamento tático cria hipóteses a respeito da realidade atual e futura, tendo que ter uma boa comunicação dentro da empresa.

• E o planejamento operacional que é onde diz “o que fazer” e “como fazer” para cada tarefa realizada usadas no dia-a-dia, está submetido a um processo de sistema fechado, voltados a curtos prazos.

Na comparação entre o livro de Maximiano e o PLT, referente ao livro de Maximiano todas as etapas não produzidas pelo mesmo setor, tem uma sequência a ser seguida,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (60.2 Kb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com