TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional

Trabalho Universitário: Desafio Profissional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2014  •  1.542 Palavras (7 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 7

Unidade Vila Mariana- Unibero

Aluno: Silvio Santos RA n° 8982184328

Trabalho: Desafio Profissional

Comportamento organizacional e Técnicas de negociação

Tutor EAD: Amado Leite

São Paulo, 31 de Março de 2014

Comportamento organizacional

Introdução

Comportamento Organizacional consiste no estudo sistemático do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos, grupos no ambiente das organizações. No intuito de alcançar produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade e promover a cidadania organizacional.

O Comportamento Organizacional definido nesses termos tem suas origens no final de 1940, quando os pesquisadores das áreas de psicologia, sociologia, ciência política, economia e de outras ciências sociais procuravam desenvolver uma estrutura unificada de pesquisas organizacionais. Atualmente, encontra-se dividido em três áreas bem distintas, cada uma com suas próprias bases nas ciências sociais: o comportamento microorganizacional, que deriva da psicologia e da pesquisa comportamental; o comportamento mesoorganizacional, originado da psicologia social e da sociologia interacionista; e o comportamento macroorganizacional, derivado da economia, da sociologia estrutural, da antropologia cultural e da ciência política.

As finalidades do comportamento organizacional correspondem a explicação, previsão e controle do comportamento humano. A explicação refere-se a identificação das causas ou razões que impulsionaram determinados fatos/acontecimentos/fenômenos. A previsão está direcionada para eventos futuros estabelecendo os resultados alcançados através de uma ação específica. O controle apresenta-se como um objetivo controverso, pois há em si uma dificuldade em monitorar o comportamento do ser humano, o qual é integrante fundamental nas organizações. O controle implica na contribuição mais valiosa que o comportamento organizacional acarreta para o trabalho gerando eficácia.

O estudo de Comportamento Organizacional compreende ainda três determinantes nas organizações: indivíduos, grupos e estruturas, aplicando os conhecimentos obtidos sobre o comportamento para fazer com que as organizações trabalhem mais eficazmente.

Atualmente, o espírito de Liderança é muito valorizado, tanto no âmbito profissional como no pessoal, ser Líder não é ser o "chefe" ou o "gerente", é muito diferente disto. Os Líderes autênticos são pessoas que já absorveram a verdade fundamental da existência: que não é possível fugir das contradições inerentes à vida. A mente de Liderança é ampla. Ela tem espaço para as ambiguidades do mundo, para sentimentos conflitantes e ideias contraditórias.

TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO

INTRODUÇÃO

Quando participamos de uma negociação devemos estar cientes de que esse processo nada mais é do que uma oportunidade para, de modo criativo, as partes envolvidas encontrem soluções que atendam aos seus interesses, sem que isso signifique trabalhar contra os interesses do oponente. Ai entra a chave do ganha-ganha, isto é atender aos meus interesses sem ferir os interesses da outra parte.

O sucesso de uma empresa depende muito da habilidade de negociação dos profissionais que a integram.

Negociar é mais que arte, representa o processo de comunicação eficiente, baseado na coragem de enfrentar desafios. Negociar é uma situação quase permanente, não é feita apenas no local de trabalho, mas na política, em casa, nas lojas, etc.

É uma relação entre duas ou mais pessoas com diferenças entre si, porém buscando um único objetivo em comum e obter um acordo que satisfaçam certos interesses.

Cada parte tem a obrigatoriedade de transmitir de maneira clara suas ideias e objetivos, seja ela em sua vida pessoal ou profissional, pois negociamos o tempo todo.

Um bom negociador precisa ter o máximo de informações, assim conseguirá ter o controle da situação, passando à outra parte a sensação de poder sempre com clareza em suas argumentações e sabendo ouvir também.

A negociação é hoje em dia sem dúvida a habilidade mais requisitada no mundo profissional. Infelizmente a maioria das pessoas desconhece sobre o assunto por se tratar de um fato relativamente novo e porque não lhes é ensinado em casa, na escola e nem no ambiente corporativo.

Perfil do oponente :

Associação dos moradores avaliado como perfil conservador, onde estão fechados para qualquer tipo de negociação onde corra o risco de mudanças de atitudes da população local e seus costumes diários.

Perfil do negociador:

seria um perfil alegre despojado, onde procura atender as necessidades tecnológicas e atuais onde o progresso seria inevitável.

Habilidades da associação:

Quase não se observa, pois devido a muitas se opiniões não conseguiram apresentar táticas três pontos barulho, segurança e trânsito local e deixam de enxergar os benefícios sendo impossível de se avaliar o perde ganha da negociação , se perde em alguns aspectos mas se ganha em outros, um ponto importante também e que não estão se colocando no lugar da gravadora, pois assim deixam de explorar outros horizontes.

Habilidades do negociador:

Fica a vasta experiência em negociar em conflitos, que com formação e em base de dados consegue transformar com fortes argumentos e muita motivação, Kozicki (1998).

Pontos a serem negociados/ análise da situação:

Analisando a situação, e colocando os pontos questionados como segurança, transito e barulho:

Por sermos uma gravadora de grande conceito temos condições de juntos aos competentes preitearmos várias combinações de melhorias para qualquer lugar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com