TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional

Exames: Desafio Profissional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2014  •  1.779 Palavras (8 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

Introdução.........................................................................................................01

Passo 01 - Mapeamento do perfil dos oponentes............................................. 01

Passo 02 - Estilo e Tipo dos Negociadores segundo modelo de Jung............. 02

Passo 03 – Análise da situação e pontos principais a serem negociados........ 03

Passo 04 - Cultura e clima organizacional estabelecidos na Gravadora.......... 05

Passo 05 - Prévia das negociações segundo a 1ª reunião............................... 06

Passo 06 - Relatório Final................................................................................ 07

Conclusão.........................................................................................................08 Referências Bibliográficas................................................................................09

Introdução

Trabalho no qual pretendemos mostrar na prática, o que aprendemos sobre as Técnicas de Negociação e Comportamento Organizacional. No caso em tela trata-se de uma grande gravadora que almeja instalar-se em um novo bairro de classe média de uma cidade no interior do estado de São Paulo.

O bairro é de classe média, recém-criado e seus moradores se manifestaram contra a instalação da empresa, estes são representados pelo Sr. Carlos Henrique que é líder da Associação de Moradores do Bairro, objetivando conseguir a não instalação da gravadora no bairro.

É um problema tripartite, com questões que envolvem a Associação de Moradores, gravadora e Prefeitura. Isto posto, o negociador da gravadora proporá estratégias visando benefícios ao bairro desde que os moradores

Passo 01 - Mapeamento do Perfil dos Oponentes

Associação de Moradores do Bairro

Líder: Carlo Henrique

Formação: Administrador

Objetivo: Impedir a construção da Gravadora

Alegação: Perturbação da ordem pública

Argumentos: Barulho, Segurança e Infraestrutura (Trânsito).

Informações relevantes: Público conservador e questionador, que preza tranquilidade sendo que a maioria são pessoas da 3ª idade.

Estímulos da negociação: Tem a ideia fixa de que o bairro não necessita dos progressos advindos deste empreendimento.

A Gravadora

Negociador: Jorge Andrade

Formação: Estratégia de negócios/experiência em negociar em meio a conflitos.

Objetivo: Obter a liberação do empreendimento e instalar a gravadora no bairro.

Alegação: O progresso é inevitável

Estímulos à negociação: Pode contribuir para melhorias no bairro, desde que, a negociação seja acordada com benefícios para todos.

Passo 02 - Estilo e Tipo dos Negociadores segundo modelo de Jung.

Associação dos moradores

Estilo: Por não aceitar mudanças e agir de acordo com seus interesses, o estilo da associação foi definido como restritivo. Após as conversas e negociações, a associação aceitou visitar a gravadora para ver como trabalham e como são os equipamentos. Por esse fato esse estilo pode ser alterado para confrontador.

Tipo de pessoa: Acredita que o bairro não necessita das melhorias que a gravadora pode proporcionar tais como iluminação, visibilidade de retornos e sinalização.

A associação possui pessoas com o tipo psicológico introvertido que não possuem interesse voltado para o mundo exterior. São voltadas para si próprias e para seu interior.

Gravadora

Estilo: Por acreditar no relacionamento de confiança, é muito cooperativa influenciada pelo bom espírito. Utiliza da cordialidade e da paciência em tudo que faz sendo definida com o estilo amigável.

Tipo de pessoa: Acredita que o progresso é inevitável e que a gravadora pode proporcionar melhorias que serão bastante uteis na associação.

A gravadora possui pessoas com o tipo psicológico extrovertido, voltado para o mundo exterior.

Passo 03 – Análise da situação e pontos principais a serem negociados.

Pela análise da situação da gravadora, esta insiste em montar sua empresa neste local porque previamente foram realizados estudos de acordo com os padrões requisitados. A proposta da empresa são melhorias possíveis para todos e a manutenção de uma relação amigável com os moradores do bairro para se adquirir confiança e obtenção da simpatia dos vizinhos. A princípio a situação é crítica, pois os moradores são conservadores e não aceitam a instalação da gravadora, inclusive nesta primeira etapa eles já encaminharam um oficio para o embargo da obra, porém a gravadora tem o intuito de negociar com os moradores, encaminhando a eles a seguinte proposta: Leva-los a uma visita no estúdio para sanarem suas duvidas sobre qualquer perturbação sonora e também quanto a questão da segurança e da infraestrutura, irão também solicitar todas as medidas possíveis que atendam a necessidade de ambas as partes.

Principais pontos a serem negociados:

Gravadora: Liberação da obra junto à secretaria responsável e aprovação da Associação de Moradores da construção da gravadora.

Associação de Moradores: Impedir a construção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com