TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional

Artigo: Desafio Profissional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  1.014 Palavras (5 Páginas)  •  484 Visualizações

Página 1 de 5

4.1- Estrutura Organizacional

O desenho organizacional constitui umas das prioridades da administração, pois define como a organização irá funcionar e como seus recursos serão distribuídos e aplicados, envolve a definição da estrutura básica da empresa e como a tarefa empresarial é dividida e atribuída entre departamentos, divisões, unidades, equipes e cargos. Esses aspectos são divulgados nos organogramas, manuais de organização e descrições de cargos. O desenho organizacional contribui de quatro maneiras diferentes para organização. Em outras palavras, procura atender a quatrorequisitos fundamentais:

- Como estrutura básica

- Como mecanismo de operação

- Como mecanismo de decisão

- Como mecanismo de coordenação;

Na realidade, o desenho organizacional deve reunir e compatibilizar quatro características principais: diferenciação, formalização, centralização e integração. Cada empresa é uma empresa única e especial, com suas características próprias em termos de desenho organizacional.

A diferenciação pode ser feita em dois sentidos:

- Horizontal

- Vertical

A diferenciação é responsável pela complexidade organizacional, pois quando há muitos níveis hierárquicos e muitos departamentos diferentes, tornam-se necessários vários esquemas de integração e entrosamento para coordenar o funcionamento e obter harmonia na totalidade.

A formalização é o grau em que as regras e regulamentos são explicitamente definidos para governar o comportamento dos participantes da empresa. Pode ser feita por meio de:

- Cargo

- Fluxo de trabalho

- Regras e regulamentos

A Centralização implica concentração das decisões no topo da organização, isto é, no nível institucional, com pouca ou nenhuma delegação para o nível intermediário. Todas as decisões devem ser levadas hierarquia acima para a cúpula aprovar ou decidir.

A integração refere-se aos meios de coordenação e entrosamento entre as unidades da organização a fim de manter convergência de esforços.

A amplitude de controle (ouamplitude administrativa) refere-se ao número de subordinados que cada órgão ou cargo pode assumir a fim de que possa supervisioná-los adequadamente.

As empresas podem adotar um formato organizacional apropriado para acomodar suas estratégias, atividades, produtos, ambiente de tarefa, tecnologia, etc. O desenho ou Estrutura organizacional ou Formato. Existem três tipos tradicionais básicos de estrutura organizacional;

- Organização linear

- Organização funcional

- Organização linha-staff

Quase sempre, a autoridade de staff é uma autoridade de gabinete, enquanto a autoridade linear é uma autoridade de campo, de operações e de execução, a funcional é pouco frequente nas empresas.

Abaixo o organograma do Hortedan Hipermercado: Vide figura 1

Figura

4.2- Plano de capacitação

De acordo com a conclusão da consultoria “ o principal critério aparentemente é a competência técnica , tanto nos níveis superiores como inferiores, sobrando pouco tempo para gerenciar”, com base nessa conclusão, a sugestão de capacitação para os gerentes por estarem ligados as operações, que precisam ser tomadas para evitar problemas maiores, porque movimenta a empresa e precisa ter as pessoas melhor preparadas, recomendaria participar de cursos, palestras, eventos, como um meio de alterar sua percepção do ambiente, quebrar sua resistência a mudanças e melhorar seu perfil executivo e capacitação. Odesenvolvimento dos gerentes tem de ser considerado como investimento de retorno seguro e incontestável a médio e longo prazo, mostrando então, os acertos e desacertos de sua filosofia, planejamento e implementação.

Quanto aos diretores por estar as decisões de maior peso corporativo como compras e vendas de ativos (veículos, imóveis, máquinas, equipamentos, contratações de executivos e serviços) precisam ter visão geral do negócio (todos os setores) para este nível cursos rápidos, palestras, seminários, visitas ao mercado (concorrente, parceiros fornecedores, clientes) para ter uma visão ampla do negócio.

Líderes; Para desenvolver novos líderes o gestor precisa dar motivação, estabelecer metas de curto, médio e longo prazo, dentro disso buscar avaliar a organização, facilidade e agilidade nos trabalhos, incentivar fazendo mudança, propor estudos e viagens.

4.3- Motivação para o pessoal operacional

Maslow cita o comportamento motivacional, que é explicado pelas necessidades humanas.

Entende-se que a motivação é o resultado dos estímulos que agem com força sobre os indivíduos, levando-os a ação.

A teoria de Maslow é conhecida como uma das mais importantes teorias de motivação. Para ele, as necessidades dos seres humanos obedecem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com