TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional

Trabalho Escolar: Desafio Profissional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2014  •  1.236 Palavras (5 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 5

Ciências Contábeis

- Teorias da Administração

- Economia

Nathalia de Brito Barbosa

- RA: 9679461679

DESAFIO PROFISSIONAL

- Tutora: Caroline Moraes

São Paulo, Polo Brigadeiro

INTRODUÇÃO

Atualmente uma das preocupações que englobam o mundo empresarial refere-se à sucessão em cargos de liderança, que ocorrem devido processos ruins em empresas familiares, onde o fundador tem a principal presença em relação à tomada de decisão e caso já possua um espirito empreendedor, favorece um crescimento mais rápido da empresa. Porém, quando ha um processo de transição, onde é necessária uma troca de comando, pode ser problemático caso não haja uma conscientização dessa mudança de gestão, obrigando até a venda ou fechamento do estabelecimento.

Levando em conta, para este sucesso ocorrer, deve existir um planejamento do(s) membro(s) de qual a empresa necessitará para continuar as tarefas, que no qual serão avaliadas suas habilidades e competências para tal cargo e assim surgir melhorias que poderiam vir através de cursos como capacitação de sucessores. Pois, para formar um novo líder não é trabalho rápido e tampouco serão obtidos em curto prazo, é necessário tempo e investimento.

Então, para que a empresa de bebidas Pira continue no mercado, com o seu proprietário se aposentando, a empresa passará a seus filhos Paulo e Iran, que já estão a anos acompanhando todos os processos da empresa.

“A Indústria de Bebidas Pira passa por mudanças no modelo de gestão e busca soluções para o novo cenário que se apresenta”

A indústria está passando por mudanças e adaptações com a saída do Dr. João, portanto ajudarei a partir disto na colaboração e soluções diante deste acontecimento.

Ao passar o cargo para seus filhos, Paulo e Iran, descobrimos que o fato de já estarem envolvidos com a empresa, é algo favorável. Porém, para um bom desempenho da mesma, deverão ser contratados mais três gestores. Considerando que nenhum de seus filhos possua formação e que as mudanças deverão ocorrer em curto prazo, designaríamos as atividades segundo o perfil de cada. Analisemos:

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DO GESTOR IRAN PAULO

COMUNICAÇÃO ESCRITA - X

COMUNICAÇÃO ORAL - X

CONHECIMENTO - X

CRIATIVIDADE X -

JULGAMENTO X -

LIDERANÇA X -

MOTIVAÇÃO - -

PERSSUASÃO - -

PANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO - X

RELAÇÕES HUMANAS X -

ANÁLISE CONCLUSIVA DOS GESTORES

COMUNICAÇÃO ESCRITA Iran tem dificuldades de se expressar claramente e de forma objetiva por escrito.

COMUNICAÇÃO ORAL Iran não consegue se expressar de forma clara e convincente de maneira individual ou em grupo.

CONHECIMENTO Iran precisa se aprimorar com todas as funcionalidades da empresa.

CRIATIVIDADE Paulo não consegue encontrar uma forma de tornar seus trabalhos menos monótonos.

JULGAMENTO Paulo possui dificuldades lógicas para conduzir um problema.

LIDERANÇA Paulo necessita de seu pai e irmão para que os colaboradores aceitem suas propostas.

MOTIVAÇÃO Paulo e Iran esperam pelo seu pai para poderem realizar tarefas destinadas a empresa

PERSSUASÃO Paulo e Iran dependem de seu pai para que as ideias sejam aceitas pelos ouvintes.

PANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO Iran tem dificuldade em organizar suas tarefas e as do grupo.

RELAÇÕES HUMANAS Paulo não enxerga as dificuldades e competências do próximo, prejudicando melhoras à empresa.

Iran necessita de qualificação profissional e aprimoramento na área financeira da empresa, com uma dedicação a mais para o setor administrativo e econômico, onde haverá pessoas com qualificações e capacitações melhores, a fim de ajuda-lo. O contato com todos os setores o ajudará na comunicação com o grupo e na tomada de decisões.

Paulo necessita encontrar jeitos de se relacionar de forma carismática com seu grupo de colaboradores e estudar formas rápidas de como chegar a conclusões lógicas sobre melhorias empresarias. Ser mais cativante com seus colaboradores, assim tendo uma aceitação maior deles sobre suas ideias. Procurar se envolver mais com as relações humanas ou até mesmo uma graduação relacionada, para desenvolver suas competências comportamentais e se envolver mais com os colaboradores, assim buscando uma forma rápida na relação com os mesmos.

Essas mudanças de ambos necessita urgência, pois estão cientes que o Dr. João se desligará em breve da empresa.

A ESCOLHA DE GESTORES DA INDÚSTRIA DE BEBIDAS PIRA

Com todo o conhecimento que Paulo e Iran têm pela empresa, as áreas que terão de serem aprimoradas serão as dos novos gestores, pois os mesmos não conhecem as rotinas da empresa.

Para o funcionamento da empresa, iremos contratar mais três gestores, um com uma formação pós-graduada, para assumir o cargo máximo da empresa, devido nenhum de seus filhos possuírem no momento as características de um Diretor Geral. Então, além dos três gestores, Paulo e Iran ocupariam os outros dois cargos, na qual Paulo na Gerência Comercial e Iran na Gerência Administrativa, onde poderão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com