TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional

Dissertações: Desafio Profissional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  1.060 Palavras (5 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 5

PASSO 2/DESAFIO PROFISSIONAL

APRESENTANDO O PLANO DE NEGÓCIO

O PLANO DE NEGÓCIO

Devido às dificuldades encontradas por Irene em seu restaurante, ficou claro que ela precisa de ajuda e conhecimento para poder almejar o sucesso que pretende para seu negócio.

O plano de negócio é uma ferramenta fundamental para ela buscar resultados e controle. Mas o que é esse plano de negócio?

Ele é um documento usado para descrever um empreendimento e o modelo de gestão e negócio que vai sustentar a empresa. Seu desenvolvimento, elaboração é complexo e com muitas informações importantes, ele vai envolver processos de aprendizagem e de autoconhecimento, assim fazendo o empreendedor se situar no ambiente do negócio.

Nesse plano de negócios existem seções que geralmente são padronizadas para poder facilitar o entendimento do leitor, e cada um tem um proposito especificado para certo assunto. Após o término e chegar a um formato final é necessário muitas versões e revisões do plano de negócio, pois ele precisa ser adequado ao público alvo.

Esse plano de negócio servirá não apenas para o controle da empresa, mas também para fins específicos.

TAIS COMO:

- Parceiros

- Mantedoras das incubadoras

- Bancos

- Investidores

- Fornecedores

- Clientes

- Sócios

Para o plano de negócio será fundamental um estudo completo da empresa e buscar conhecimento e soluções. E servirá de cartão de visita para investidores, clientes, sócios, parceiros, etc...

Para criar esse plano é necessário seguir determinadas seções no desenvolver do estudo.

ESTRUTURA DO PLANO DE NEGÓCIO

1. CAPA

A capa é a primeira parte a ser vista do seu plano de negócio, ela deve ser enxuta, feita de maneira óbvia e com informações necessárias e pertinentes. Nela deverá conter as seguintes informações.

- Nome da empresa.

- Endereço da empresa.

- Telefone da empresa (incluindo o DDD).

- Endereço eletrônico do site e DO e-mail da empresa.

- Logotipo (se a empresa tiver um)

- Nomes, cargos, endereços e telefones dos proprietários da empresa.

- Dados do diretor e presidente da empresa, e principais pessoas chaves da empresa.

- Mês e ano em que o plano foi feito.

- Número da cópia.

- Nome de quem fez o plano de negócio.

2. SUMÁRIO

O sumário deve conter o título de cada seção do plano de negócio e a página respectiva na qual se encontra. Assim facilitar o leitor a encontrar rapidamente o que lhe interessa.

3. SUMÁRIO EXECUTIVO.

O sumário executivo é a principal seção do plano de negócio, ele fará o leitor se decidir ou não continuar a ler o documento. Devendo ser escrito com muita atenção e ser revisado várias vezes, além de conter uma síntese das principais informações que constam do plano de negócio.

Devendo ser dirigido ao público alvo do plano e explicar qual o seu objetivo em relação ao leitor. Esse sumário executivo deverá ser a ultima seção a ser escrita no plano de negócio, pois ela dependerá das outras seções para poder ser elaborada.

4. ANÁLISE ESTRATÉGICA.

Seção onde o empreendedor deverá informar a situação atual da empresa, as potencialidades, as ameaças, forças e fraquezas, objetivos e metas, sua visão e missão do negócio. Está seção é a base para o desenvolvimento e a implantação das demais ações descritas no plano.

5. DESCRIÇÕES DA EMPRESA.

Aqui o empreendedor deverá informa e descrever a empresa, assim como seu histórico, crescimento, faturamento, impostos, estrutura organizacional e jurídica, localização, serviços terceirizados e parcerias.

6. PRODUTOS E SERVIÇOS.

Está seção é destinada aos produtos e serviços oferecidos pela empresa: como eles são produzidos, quais os recursos utilizados na fabricação, o ciclo de vida, tecnologia envolvida, processo de pesquisa, desenvolvimento, principais clientes desses produtos ou serviços, entre outras.

Nessa seção deve ser incluído o maior número possível de informações de produtos e serviços da empresa, assim oferecer além da visão do nível de qualidade percebida nos produtos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com