TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional Desenvolvimento Pessoal

Artigo: Desafio Profissional Desenvolvimento Pessoal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2014  •  4.021 Palavras (17 Páginas)  •  507 Visualizações

Página 1 de 17

DESAFIO PROFISSIONAL:

Trabalho acadêmico apresentado como requisito parcial de nota nas disciplinas de Empreendedorismo, Ética e Relações Humanas no Trabalho e Desenvolvimento Pessoal e Profissional, do curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Universidade Anhanguera – UNIDERP- Polo de Castro.

Prof.ª tutor EAD

Prof.ª tutor EAD

Prof.° tutor presencial

CASTRO

2014

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO

O trabalho apresentado possui como meta principal a elaboração de um Plano de Negócios, para demonstrar a viabilidade do ingresso de uma empresa de compostagem e destinação final de resíduos industriais no mercado na região dos Campos Gerais. A empresa será localizada na zona rural do município de Carambeí/PR. Pretendo através dele, analisar as oportunidades de mercado para o ramo e as definições de empreendedorismo sob o ponto estratégico. A partir da pesquisa de mercado, constatamos a deficiência na oferta dessa prestação de serviços no ramo industrial, desta forma, identificamos uma oportunidade de atuação.

Também é avaliada a política de Recursos Humanos que será utilizada na empresa indicando caminhos para a qualidade de vida dos colaboradores assim como o seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Por fim, ressaltamos que o presente trabalho tem por objetivo principal verificar a viabilidade de implantação da empresa, analisar custos, lucros, questões legais e ambientais, visando os princípios éticos da mesma buscando sempre melhor atender clientes e colaboradores objetivando assim, o aumento da rentabilidade.

Empreendedorismo é o envolvimento de pessoas e processos que, em conjunto, levam a transformação de ideias em oportunidades e a perfeita implementação destas oportunidades leva a criação de negócios de sucesso.

Dornelas (2005, p.39)

2. PLANEJAMENTO E PLANO DE NEGÓCIOS

O plano de negócios é um roteiro necessário para organizar e auxiliar os passos presentes e futuros da empresa.

Segundo Dornelas (2005, p. 98), “o plano de negócios é um documento usado para descrever um empreendimento e o modelo de negócios que sustenta a empresa.”

O plano de negócios também é utilizado para responder a questões importantes relativas ao mesmo, antes de seu lançamento. Não é incomum que haja mudanças profundas no projeto ou até mesmo o abandono da ideia quando se iniciam os trabalhos de pesquisa e análise das suposições inicias para montagem do plano. É justamente aí que reside o seu valor, é mais fácil modificar um negócio que está apenas no papel do que quando o empreendimento já está feito.

2.1 A EMPRESA

A empresa a que se deverá tratar nesse Plano de Negócios é especializada no seguimento de Compostagem de Resíduos Orgânicos Industriais e Domiciliares. Desenvolverá a atividade de Compostagem de Resíduos Industriais e busca excelência no que diz respeito a prestação de serviços de processamento e destinação de Resíduos Orgânicos Industriais realizado em seu sitio de Compostagem, situado na Chácara Cambará, Sitio Grande, Catanduva de Fora, instalado em local próprio, a empresa conseguirá interagir seus trabalhos ao meio a que está instalada, e terá capacidade de processar e destinar cinco mil toneladas por mês, tendo como produto final um composto orgânico certificado pelo Instituto IBIZA, e com selo verde para mil árvores, sendo considerado uma unidade de fabricação de composto com emissão zero carbono.

2.1.2. HISTÓRIA

No Brasil, os resíduos sólidos ainda são um dos principais problemas ambientais. Assim como em outros setores de infraestrutura, nosso desenvolvimento socioeconômico não foi acompanhado pela implantação de empreendimentos de tratamento e destinação de resíduos em número e tecnologia adequados.

Plantas de destinação de resíduos sólidos são parte importante da infraestrutura de qualquer país que tenha um mínimo de atenção ao meio ambiente. Até um passado recente os processos resumiam-se ao confinamento em aterros sanitários, que no caso de alguns resíduos perigosos era precedido por tratamentos de encapsulamento e incineração. Sem qualquer planejamento público ou política de incentivo, ao longo das duas últimas décadas a iniciativa privada construiu no Brasil uma infraestrutura especializada em destinação de resíduos.

A partir de levantamento de dados e pesquisas pode se observar que empreendimentos voltados para essa área quando desenvolvidos de maneira correta e seguindo as normas e leis ambientais podem se tornar uma fonte de empregos e lucratividade, além de serem uma solução para as indústrias que encontram grande dificuldade quando buscam esse tipo de serviço.

Por essas e outras questões plausíveis escolheu-se o seguimento de compostagem e destinação final de resíduos industriais sólidos e através desse processo a produção de adubo orgânico advindo do tratamento desses resíduos.

2.2. PRODUTOS E SERVIÇOS

Quando se fala em definição de serviços, somos levados a pensar no tipo de desempenho e como oferecemos aos nossos clientes. Buscar a satisfação dos consumidores, é o foco principal de todos os prestadores de serviços, para isso é importante ter total conhecimento do que se propõe a fazer, na busca da total satisfação do cliente, é preciso fazer com que haja na conclusão do serviço a superação das expectativas. A empresa será contratada por industrias para receber seus resíduos sólidos e líquidos será feito a destinação final dos mesmos evitando que esses fiquem estocados em aterros seguindo normas ambientais e de acordo com os padrões exigidos pelo IAP e IBAMA, será fornecido a empresa contratante certificado ambiental. O processo de recebimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com