TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO PROFISSIONAL DISCIPLINAS DE EMPREENDEDORISMO, ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

Exames: DESAFIO PROFISSIONAL DISCIPLINAS DE EMPREENDEDORISMO, ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2014  •  1.669 Palavras (7 Páginas)  •  1.480 Visualizações

Página 1 de 7

O intuito deste trabalho é desenvolver um Plano de Negócio para uma Autoescola iniciante e com uma proposta inovadora no mercado.

Nele estabeleceremos um relacionamento mais próximo com os clientes tornando-os nossos parceiros e contribuindo, assim, para o sucesso da empresa.

Desta forma ganharemos cada vez mais credibilidade e confiança diante de um mercado tão competitivo.

A Autoescola PODIUM foi criada para suprir as necessidades do mercado e buscar oportunidades de atender as expectativas dos clientes, principalmente, na adequação aos seus horários.

Como diferenciais temos: o atendimento ao cliente em horários alternativos, opção do aluno ser atendido em sua residência programa (“on my street”), o acompanhamento do aluno durante todo o processo, formas de pagamento com prazos mais extensos, além das propostas já oferecidas pelo mercado atual, tais como: garantia flexibilidade, rapidez, agilidade, informações precisas, etc.

Nossa meta é nos tornarmos líder de mercado no prazo de cinco anos.

Descrição da situação pesquisada

Nome do Negócio:

A escolha do nome deve-se ao objetivo traçado pelo acionista – ser a autoescola número um na escolha do público alvo.

O acionista e proprietário do empreendimento é Adriano Pereira de Souza Alves, nascido em 31 de dezembro de 1981, na cidade de São Paulo.

Nossa estrutura administrativa conta com:

1. Adriano Pereira de Souza Alves (Adm/Fin);

2. Andréia Raquel Santos de Andrade (Processos)

3. João Ferrari (Instrutor)

4. Lamara Raryane Dias Costa (Instrutora)

5. Ivonildo Camargo (Instrutor)

6. Samantha Gonçalves (Instrutora)

7. Amanda Cristina Paschoal Palácio (Recepção/Captação)

Localizada em Campinas na Avenida Senador Saraiva, nº 765, no Centro, um ponto estratégico da região devido à grande circulação de pessoas, em função da proximidade de uma grande quantidade de pontos de parada de ônibus. O ponto comercial possui uma área de 145m².

MISSÃO

Oferecer soluções inovadoras na formação de novos condutores adaptando-nos, principalmente, às necessidades dos nossos clientes.

VISÃO

Tornar-se sólida no mercado de formação e capacitação de condutores, e referência principal em atendimento alternativo e flexível.

VALORES

Comprometimento, responsabilidade, agilidade, simpatia, transparência, honestidade, aplicando nossos valores com muita ética e confiança, garantindo a integridade do nosso projeto, que buscavalorizar o ser humano, formando o cidadão consciente do seu papel no trânsito. Realizar os nossos processos de trabalho com consciência social e ambiental.

OBJETIVOS

Nossa empresa nasceu com o objetivo de inovar o mercado brasileiro. Nossa meta é alcançar nos próximos cinco anos a liderança deste setor, e nos tornar a opção número um diante da necessidade dos clientes. Com profissionais altamente qualificados, prontamente dispostos, e uma equipe de gestão capacitada, visionária e competitiva, ofereceremos além de bons serviços prestados, oportunidades, possibilitando ao aluno fazer parte da nossa empresa como parceiro.

Aspectos Técnicos (Análise Interna e Micro-Ambiental):

A Autoescola Podium conta com uma frota de 04 (quatro) veículos GM/Celta VHC ano 2013/2014.

Nosso escritório possui equipamentos modernos fornecidos pela Dell Computadores, o que garante agilidade nos processos de cadastro e infraestrutura capaz de suportar nossos serviços on-line. Temos também duas excelentes salas de aula, onde os alunos poderão efetuar as provas de CFC com conforto e segurança.

Oferta e Demanda

A PODIUM tem como principais produtos:

1ª Habilitação, Inclusão de Categoria, Renovação da CNH e atualização da CNH.

Temos uma equipe treinada e capacitada, e empenhada em atender as necessidades de nossos clientes, conduzindo-os a obter sucesso em aprovação nos exames teóricos e práticos de direção, garantindo além daobtenção do documento, o ensino efetivo e instrução de qualidade. Nosso diferencial é o programa “on my street” onde o aluno poderá ser atendido em sua residência realizando as aulas praticas na imediações (desde que o local ofereça condições adequadas).

Ofereceremos o mesmo serviço com valor abaixo do mercado e o aluno poderá optar pelo pagamento no cartão em até 06x sem juros.

A Autoescola PODIUM está localizada em um ponto estratégico de Campinas onde há muita circulação de pessoas e fácil acesso devido ao número de linhas de ônibus que possuem ponto de parada próxima.

Além do valor abaixo do mercado e pagamento no cartão em até 6x sem juros, sendo que as concorrentes fazem apenas em 5x, indicações de outros clientes, nossos alunos estarão isentos do pagamento de uma aula.

Estratégias de marketing dos concorrentes

O Plano de marketing e vendas da nossa Autoescola visa conquistar os clientes através do nosso pronto atendimento e serviços prestados para formação e captação dos novos condutores. Atuaremos sempre em referência à nossa visão e missão dentro do mercado e manteremos essa parceria para aumentar nossa carteira de clientes, pois nosso foco será totalmente voltado a eles. Para divulgação usaremos outdoors espalhados pela cidade e panfletos de publicidade distribuídos em pontos estratégicos. Esse método também é adotado pela maioria de nossos concorrentes, mas acreditamos na força de nosso produto inovadore na argumentação de nossa equipe de vendas. Utilizaremos panfletos virtuais (e-mail marketing), que serão enviados para pessoas cadastradas em nosso banco de dados. Propagandas em websites (redes sociais e links nas principais páginas da web), anúncios em jornais, rádios, televisão (local) e todas as informações e suporte estão disponíveis através do nosso website www.autoescolapodium.com.br.

Os carros são nossos maiores divulgadores quando estão nas ruas e, portanto, terão atenção especial quanto à pintura, modelo e condições gerais.

CONCORRENTES

Oportunidades e ameaças

PONTOS FORTES

Forças

- Preços abaixo do mercado.

- Flexibilidade de horário.

- Atendimento diferenciado. Foco do cliente.

Oportunidades

- Agenda flexível.

- Satisfazer o cliente com um produto inovador.

PONTOS FRACOS

Fraquezas

- Grande concorrência.

Ameaças

- Desenvolvimento de um produto semelhante pelo concorrente.

Principais e Maiores consumidores do produto

Existe hoje no mercado de formação de condutores uma crescente demanda devido ao também crescente número de pessoas que necessitam obter sua CNH; porém essa demanda varia muito em relação aos perfis de procura. Jovens que antes mesmo de completar 18 anos já alimentam grandes expectativas em obter sua CNH e comprar seu primeiro automóvel, trabalhadores do setor que, em função das novas leis, querem deixar o ambiente da “informalidade”, pessoas em geralque vêem a oportunidade de capacitar-se frente às exigências do mercado de trabalho, etc. Contudo, existe UM FATOR que os tornam semelhantes: a “falta de tempo”; sem dúvida um dos nossos diferenciais (atendimento em horários não convencionais) determina por si só, quem serão nossos principais clientes.

Aspectos de viabilidade

Viabilidade mercadológica:

Nossa Autoescola oferece como proposta suprir as necessidades do mercado para buscar oportunidades e atender todas as expectativas dos nossos clientes. Atuamos em um mercado muito competitivo, porém temos diferenciais no atendimento ao cliente, garantindo flexibilidade, rapidez, agilidade, informações precisas e acompanhamento do início ao fim do processo.

Muitos clientes não dispõem de tempo para comparecer à nossa unidade para se matricular ou até mesmo para participar das aulas, por isso temos nosso sistema online que funcionará 24 horas por dia, facilitando a matrícula do aluno pela internet. Nele o aluno cadastrará suas aulas dentro da agenda interativa disponível (sujeita a aprovação), e ainda escolhe a melhor forma de pagamento (limitadas em até 6x no cartão). Também estaremos “linkados” com as páginas das principais redes sociais, onde se concentram grande parte do nosso público alvo, jovens próximos à maioridade, em busca de oportunidade de formação curricular e estudantes universitários. A eles ofereceremos um sistema de atendimento em que o maiorinteressado (o aluno) seja capaz de moldar sua agenda de acordo com sua disponibilidade.

Teremos também como opcional o programa “ON MY STREET” (NA MINHA RUA), onde em função da rotina do aluno, os instrutores farão um atendimento “DELIVERY” (das 19h00 às 00h00), buscarão os alunos em casa e as aulas serão feitas próximo a sua residência. O custo para quem optar pelo programa será definido pela distância da sede da autoescola.

Ao cadastrar-se em nosso SITE, o aluno receberá a visita de um dos nossos consultores***, e este representante ficará responsável por acompanhá-lo durante todo o processo, isso condicionará o instrutor a realmente FORMAR o aluno, pois seus ganhos dependerão da evolução do aluno conforme plano abaixo:

1º Fase

2º Fase

3º Fase

4º Fase

5º Fase

Venda

Matricula

Aulas

Prova teórica

Prova pratica

Instrutor

Oferece ao aluno a oportunidade de adquirir nossos serviços, apresenta nossa proposta e capta novos clientes

Certifica-se da matricula do aluno

Acompanha desenvolvimento do aluno coletando dados (dificuldades dos alunos, quais pontos devem ser trabalhados, e etc...) e traça junto ao instrutor um perfil de atendimento coerente com a necessidade de cada aluno

Atua como consultor pessoal, tirando duvidas e proporcionando calma e tranqüilidade ao aluno

Atua como consultor pessoal, tirando duvidas e proporcionando calma e tranqüilidade ao aluno

Aluno

Aceita a propostaEfetua a matricula

Participa das aulas

Efetua a prova

Efetua a prova

Ganhos do instrutor:

40% do valor da comissão

15% do valor da comissão

15% do valor da comissão

15% do valor da comissão

15% do valor da comissão

*** O aluno que concluir o curso através da nossa escola, receberá (caso tenha interesse) um curso para atuar como consultor do nosso produto, levando a ideia para o seu meio social, ou além dele, recebendo comissão das vendas efetivas. Já o aluno (Menor de idade) poderá dentro dos meses que antecedem a sua maioridade, atuar como consultor não remunerado, obtendo descontos equivalentes aos ganhos que teria em R$ de comissão, utilizando estes créditos para deduzir do valor do seu curso, e como prêmio, ele (exclusivamente) ficará isento das taxas das reprovas (se as tiver).

Viabilidade administrativa e organizacional:

Inicialmente nossa estrutura de gestão está dividida estrategicamente entre 07 (sete) profissionais: 01 empreendedor, 04 (dois) instrutores qualificados de acordo com as normas e procedimentos dos órgãos competentes (DETRAN), 01 (hum) gestor administrativo/financeiro e 01 (hum) auxiliar administrativo (cursando “Administração de empresas”).

Nossa equipe é motivada pelas políticas de reconhecimento da empresa e preparada para oferecer o melhor atendimento do mercado. Contamos com dois instrutores capacitados, com 10 anos de experiência.

Viabilidade financeira:

Seránecessário um investimento inicial de aproximadamente R$ 250.000,00, lucro líquido de 10% ao mês, e previsão de retorno deste capital em um ano e quatro meses.

Temos como fonte de financiamento o banco Caixa Econômica Federal.

Conclusão

De acordo com a proposta apresentada, a Autoescola PODIUM, através de um apelo jovem e moderno, tem tudo para alcançar em 5 anos, a liderança no mercado de CNH.

Um planejamento adequado para um investimento preciso, e os esforços para fornecer um atendimento qualificado, farão da Podium uma Autoescola de sucesso.

A proposta de horários alternativos e atendimento Delivery (“On my street”) é uma inovação sem precedentes que conquistará um nicho específico de clientes, e a utilização das diversas ferramentas de divulgação hoje disponíveis (redes sociais, panfleto eletrônico, malas diretas, etc...) garantirá o sucesso da empreitada.

Referências Bibliográficas

http://www.jusbrasil.com.br/legislacao/219308/decreto-3710-74-sao-paulo-sp

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2010/Lei/L12302.htm

http://www.sebrae-sc.com.br/ideais/default.asp?vcdtexto=4055

http://www.sebraesp.com.br/index.php/48-noticias/planejamento/2839-financiamento-colaborativo-ajuda-a-tirar-negocios-do-papel

http://www.biblioteca.sebrae.com.br/bds/bds.nsf

http://brasil.business-opportunities.biz/2007/07/19/como-montar-uma-auto-escola

http://www.detran.sp.gov.br

...

Baixar como  txt (12.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »