TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional Gestão Comercial

Monografias: Desafio Profissional Gestão Comercial. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  1.477 Palavras (6 Páginas)  •  1.428 Visualizações

Página 1 de 6

APRESENTAÇÃO

DESAFIO PROFISSIONAL de Processos Gerenciais e Matemática, apresentado ao curso de Gestão Comercial da Faculdade Anhanguera EAD de Belo Horizonte Unidade I, 2º semestre, supervisionada pelo professor de EAD: Roberto Dias: “Levantamento e análise da situação atual da organização: Hoterdan – Hipermercado e as ferramentas gerenciais utilizadas ”.

Boa leitura!

SUMÁRIO

1-INTRODUÇÃO 3

2-ESTRUTURA ORGANIZACIONAL 4

3–PLANO DE CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PARA DIRETORES E GERENTES 8

3.1- Você é líder, empreendedor ou gerente? 8

3.2- Motivação é a alma do negócio 9

3.3- Eficiência e Eficácia 9

3.4- Equipes de alto desempenho 10

4–PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO/DESENVOLVIMENTO E MOTIVAÇÃO PARA O PESSOAL DO OPERACIONAL 10

CONCLUSÃO 13

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 14

1-INTRODUÇÃO

Sabemos que o administrador/gestor tem um desafio durante a atuação dentro da organização seja qual for seu segmento no mercado. O administrador precisa desenvolver competências e habilidades fundamentais para o bom resultado da empresa.

Existem vários conceitos para administração. Entre eles podemos citar que: “administração é o processo de planejar, organizar, liderar e controlar o trabalho dos membros da organização e utilizar todos os recursos organizacionais disponíveis para alcançar objetivos pre-definidos.” ( PLT – Administração)

Veremos neste trabalho a importância da administração dentro de uma empresa varejista de alimentos: Hoterdan – Hipermercado. Em quatro trimestres consecutivos observou-se que, apesar de boas vendas, não havia lucros e despesas fora de controle.

Serão apresentados a seguir, projetos a serem desenvolvidos para mudar a realidade do hipermercado.

2-ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

A estrutura organizacional é essencial para que uma empresa mantenha o foco em seus objetivos e defina metas e estratégias de mercado.

MISSÃO

Satisfazer necessidade e desejos dos clientes, oferecendo produtos e serviços de qualidade, com preços justos.

VISÃO

Ser referência em rede de supermercados a nível estadual, através da prestação de serviços eficaz buscando sempre a satisfação dos clientes.

VALORES

- Ética

-Confiança

- Humildade

- Higiene

- Trabalho em equipe

-Respeito aos colaboradores e consumidores

-Responsabilidade social

Podemos dividir em três os níveis organizacionais:

• Nível institucional – é o nível estratégico onde estão presidentes, diretores e acionistas, que respondem pela empresa e são responsáveis pela definição de estratégias e tomadas de decisão.

• Nível intermediário – composto pelas pessoas que transformam as estratégias para atingir os objetivos empresariais em ação. Normalmente está ligado ao nível operacional, repassando as estratégias do nível institucional para serem alcançadas.

• Nível operacional – também conhecido como nível técnico. Aqui são executadas tarefas e operações básicas da empresa.

Abaixo, estrutura organizacional do Hipermercado:

Obs: Elaborado pelos autores.

Obs: Elaborado pelos autores.

Fonte: ADMINISTRAR bem. Lucrar sempre. Administrador: papéis, processos e resultados. Título Disponível em: Disponível em: <http://ideagri.com.br/plus/modulos/noticias/ler.php?cdnoticia=280>. Link Acesso em: Acesso em: 31 ago. 2014.

3-PLANO DE CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PARA DIRETORES E GERENTES

É de extrema importância, nos dias atuais, que os líderes de uma empresa sejam capacitados para alcançar grandes resultados no ambiente organizacional principalmente com o objetivo de formação de equipes de alto desempenho (focados em resultados). Para isso, é necessário espírito de liderança, motivação, superação, determinação e força de vontade.

Percebemos que no Hipermercado Hoterdan faltava líderes com algumas dessas características essenciais para o bom desempenho de qualquer empresa. Sendo assim, foi desenvolvido um plano de capacitação e desenvolvimento inicialmente para todos os diretores e gerentes diretamente ligados aos resultados da empresa.

Para um administrador de sucesso, seja ele gerente, diretor ou em qualquer cargo de supervisão dentro da empresa, é preciso rever as habilidades individuais de cada pessoa, isso porque somos indivíduos únicos e diferentes. Cada um possui qualidades e habilidades que, se bem gerenciadas, influenciam e agregam muito dentro da organização.

HABILIDADES + CONHECIMENTO = SUCESSO PROFISSIONAL

+ ATITUDE

+ PERSPECTIVA

+ TALENTO

3.1 Você é líder, empreendedor ou gerente?

Para um bom desenvolvimento da diretoria da empresa, é preciso despertar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com