TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio profissional Gestão comercial II semestre

Por:   •  1/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.855 Palavras (16 Páginas)  •  778 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL

POLO JUNDIAÍ

NOME COMPLETO: Beatriz Martins dos Santos        RA 8501523177

Liziane Lima de Barros        RA 3097318458

DESAFIO PROFISSIONAL

 SÉRIE

TUTOR(A) ANA CRISTINA DOS SANTOS DE AQUINO

JUNDIAÍ/SP

2016/2

Beatriz Martins dos Santos        

Liziane Lima de Barros        

DESAFIO PROFISSIONAL

 SÉRIE

Desafio profissional do Curso Tecnologia em Gestão Comercial da Uniderp, como requisito parcial à obtenção de notas das disciplinas de matemática, processos gerenciais, direito empresariais, tecnologias de gestão e responsabilidade social e meio ambiente.

Orientador (a): Ana Cristina dos Santos de Aquino.

JUNDIAÍ/SP

2016/2


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

DESENVOLVIMENTO        4

PASSO 1 - PESQUISA SOBRE RELAÇÕES HUMANAS        4

PASSO 2 - ANÁLISE DA PRODUÇÃO        5

PASSO 3 - CONTRATAÇÃO E FORMALIZAÇÃO DE SERVIÇOS TERCEIRIZADOS        6

PASSO 4 - ENTERPRISE RESOURCE PLANNING - ERP´S        8

PASSO 5 - LEGISLAÇÃO SOBRE A DESTINAÇÃO DE RESÍDUOS        9

CONSIDERAÇÕES FINAIS        14

REFERÊNCIAS        15


INTRODUÇÃO

Fundada em 1964, Energy baterias automotivas tem passado por maus momentos. O fundador, Sr. Almir, ainda está à frente da empresa, porém seus dois filhos, Marcos e André já trabalham com o pai há alguns anos e pretendem transformar a empresa e melhorar a forma como vem sendo administrada.

Esse trabalho tem como objetivo principal auxiliar os novos diretores a reestruturar tanto financeiramente quanto legalmente a empresa de baterias automotivas Energy.

Com a finalidade de garantir sobrevivência e competitividade, citaremos alguns tópicos que serão tratados a seguir.

Com a finalidade de auxiliar a empresa com cálculos que otimizem seu gerenciamento, citaremos as funções de 1º e 2º grau. Isso será necessário para auxiliar os diretores na compra de novas maquinas que prometem dobrar a produção dentro de 3 meses e também se o custo será vantajoso ou não.

A terceirização está cada vez mais comum nas empresas, os principais serviços prestados são atividades de segurança e vigilância, conservação e limpeza e trabalho temporário. Falaremos sobre a legislação vigente a fim de elaborar contratos de prestação de serviços entre a organização e seus prestadores de serviços, sejam eles diretos ou indiretos.

Em 30 de Junho de 1999, o Conama preocupado com o impacto negativo causado ao meio ambiente pelo descarte inadequado de pilhas e baterias usadas, evidenciou a necessidade de disciplinar o descarte. No decorrer do trabalho, falaremos sobre a legislação no que se refere a correta destinação dos resíduos e rejeitos resultantes da produção de baterias automotivas.

E para concluir, apresentaremos o plano de ação para que os resíduos da produção de baterias automotivas tenham uma destinação correta.


DESENVOLVIMENTO

PASSO 1 - PESQUISA SOBRE RELAÇÕES HUMANAS

A Teoria das Relações Humanas são teorias administrativas que ganharam forças a partir da grande depressão, gerada pela quebra da bolsa de valores de Nova York, em 1929. Essas teorias criaram novas perspectivas para a administração, pois procuravam identificar os setores e as atividades dos trabalhadores e modo como esses dois pontos se interligavam. Até o surgimento da teoria das relações humanas o trabalhador estra tratado de uma forma pouco aprofundada e muito mecânica.

No entanto a abordagem humanística que fez com que a preocupação com a máquina, com o método de trabalho e com a organização formal pudesse dar espaço para a preocupação com as pessoas e os grupos sociais (tanto no aspecto psicológico, quanto no sociológico).

Com a chegada da Teoria das Relações Humanas, uma nova concepção passou a dominar os ambientes administrativo, a motivação, a liderança e a comunicação. A crítica aos pricipais clássicos passaram a ser duramente contestados, onde por método e a máquian perderam espaços em favor a dinamica de grupos, por exemplo. Com o estudos das relações humanas, todo o acervo acerca da motivação no trabalho, passou a ser aplivado dentro das próprias organizações. Assim constatou-se que todo o comportamento humano basea-se numa tensão, que o motiva ou inclina o indivíduo a processar um determinado comportamento até que se sinta satisfeito.

A Teoria das Relações Humanas contribuiu de maneira expressiva com a administração (principalmente da forma que é vista atualmente). A escola das relações humanas sofreu muitas críticas mas, teve uma importância fundamental na construção dos alicerces humanistas, bem como a forma de pensar  sobre a motivação e sobre o comportamento organizacional. É importante ressaltar, que a abordagem das relações humanas abrangeu tanto o lado psicológico, como o lado sociológico das organizações.

Elton Mayo (1880–1949) foi um psicólogo australiano, sociólogo e pesquisador das organizações. Tornou-se conhecido por realizar a destacada pesquisa conhecida como Hawthorne Studies, revelando a importância de considerar os fatores sociais que poderiam influenciar uma situação de trabalho.

O prezado autor supervisionou uma experiência em uma fábrica do Western Electric Company, localizada em Hawthorne, distrito de Chicago, nos Estados Unidos. A Experiência Hawthorne tinha por objetivo inicial estudar a fadiga, os acidentes, a rotatividade de pessoal, e o efeito das condições físicas de trabalho sobre a produtividade dos empregados. Essa experiência foi também impulsionada por um fenômeno apresentado de forma severa à época na fábrica: conflitos entre empregados e empregadores, apatia, tédio, a alienação, o alcoolismo, dentre outros fatores que tornavam difícil a convivência nas organizações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.2 Kb)   pdf (206.4 Kb)   docx (39.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com