TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional: Pão De Açúcar

Trabalho Escolar: Desafio Profissional: Pão De Açúcar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2014  •  1.257 Palavras (6 Páginas)  •  663 Visualizações

Página 1 de 6

DESAFIO PÃO DE AÇÚCAR

SUMÁRIO

Introdução ...................................................................................................................................... 02

Estudo de Caso - Desafio Pão de Açúcar ..................................................................................... 02

Conclusão ...................................................................................................................................... 05

Introdução

O presente estudo de caso tem como objetivo apresentar o processo de administração estratégica do Grupo Pão de Açúcar (GPA), líder do segmento varejista do Brasil, bem como os elementos de sua constituição, com foco no processo de vendas praticado nos serviços prestados e nas iniciativas de relacionamento com clientes.

Será evidenciado de forma breve, o início das atividades do Grupo Pão de Açúcar demonstrando ainda as atuais lojas abrangidas pelo grupo, bem como os pontos fortes e fracos do processo de vendas do grupo.

Além disto, através do presente estudo, será possível apresentar sugestões de melhorias nos pontos fracos descritos e ainda de amplificação do programa de relacionamento Cliente Mais.

DESAFIO PÃO DE AÇÚCAR

Criado na cidade de São Paulo, no ano de 1948, quando da fundação da doceria Pão de Açúcar, tendo logo em seguida inaugurado seu primeiro supermercado da rede , o Grupo Pão de Açúcar aposta, desde então, no sistema de autosserviço como estratégia de atendimento mais completo ao consumidor, sistema este que para Vargas (2001, p. 242):

[...] pode ser definido como um método operacional, com ênfase sobre o faturamento de mercadorias de baixo valor unitário, a preços baixos, exposição maciça de produtos, com Layout para facilitar o movimento rápido de uma grande quantidade de consumidores e atendimento ao cliente realizado pela técnica do self-service. (VARGAS, 2001, p. 242).

O Grupo Pão de Açúcar investe continuamente no desenvolvimento de seus negócios, tendo se destacado atualmente, por seu atendimento multi-empresa que inclui as lojas Extra, Pão de Açúcar, Casas Bahia, PontoFrio, Assaí, entre outros .

Têm como base de seu direcionamento estratégico a análise de dados macroeconômicos, estudos de mercado, e pesquisas junto aos consumidores para melhorar a qualidade dos produtos ofertados, estando em evidência por ser uma das redes percussoras de lançamento de marcas próprias, ganhando participação no mercado ao reduzir suas despesas.

Uma das mais recentes formas de investimento do Grupo Pão de Açúcar foi a transformação do seu modelo de gestão em compras, o qual por meio de sua automatização, pode gerenciar as informações de forma mais ágil e criteriosa, avaliando as performances individuais, sendo possível ainda identificar os possíveis pontos de melhoria, já que este grupo lida com um alto volume de transações .

No que tange ao relacionamento com clientes e nos serviços prestados pelo Grupo Pão de Açúcar, ressalta-se o seu cuidado em satisfazer plenamente o consumidor, conforme destaca José Roberto Tambasco que diz: “Nos supermercados, o foco será reforçar o conceito de oferecer tudo em uma só loja, dando mais força de atração aos pontos de venda.” (em entrevista à Revista Exame), sendo desta forma, o cliente atraído por um bom atendimento e pela facilidade de encontrar o que procura num só lugar.

No processo de vendas do Grupo Pão de Açúcar evidenciam-se como pontos fortes a constante busca do grupo em proporcionar o pleno contentamento de seu consumidor, estando bem mais próximo dele através das pesquisas seja na divulgação de um produto novo, e/ou, na verificação da satisfação do mesmo ao se utilizar um produto, ferramenta esta que permite ao grupo identificar os produtos preferenciais de seus clientes, adequando suas lojas ao perfil do consumidor, podendo negociar melhores preços com seus fornecedores, além de firmar parcerias junto a estes de promoções dos produtos mais procurados, destacando-os nas gôndolas das lojas, tornando tais produtos mais atrativos, seja por meio da embalagem ou da forma como será oferecido ao consumidor.

Com relação aos pontos fracos do processo de vendas do Grupo do Pão de Açúcar dá se ênfase aos seguintes fatos:

1) Ao se tentar atingir a satisfação plena de seu consumidor oferecendo tudo aquilo que ele procura num só local, perde-se a identidade frente ao consumidor de um local que oferece produtos exclusivos, cita-se: um cliente que deseja degustar um lanche cujo diferencial seja um item colecionável, faz a associação, por exemplo, entre o McDonald’s e o McLanche Feliz, cujo diferencial é além de ter um lanche, um produto de um filme ou desenho ou de uma personagem, desta forma, fica evidente que atualmente, não se é possível associar um único produto a marca Pão de Açúcar, já que ele atualmente oferece além de alimentos, móveis, eletrodomésticos, vestuários,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com