TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desvio padrão

Resenha: Desvio padrão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/12/2014  •  Resenha  •  363 Palavras (2 Páginas)  •  474 Visualizações

Página 1 de 2

sdks gvk bknb kFWLHBLK

Em algumas situações, apenas o cálculo da variância pode não ser suficiente, pois essa é uma medida de dispersão muito influenciada por valores que estão muito distantes da média. Além disso, o fato de a variância ser calculada “ao quadrado” causa uma certa camuflagem dos valores, dificultando sua interpretação. Uma alternativa para solucionar esse problema é o desvio padrão, outra medida de dispersão.

O desvio padrão (dp) é simplesmente o resultado positivo da raiz quadrada da variância. Na prática, o desvio padrão indica qual é o “erro” se quiséssemos substituir um dos valores coletados pelo valor da média. Vamos agora calcular o desvio padrão da produção diária de cada funcionário:

Desvio Padrão → Funcionário A:

dp(A) = √var (A)

dp(A) = √2,0

dp(A) ≈ 1,41

Desvio Padrão → Funcionário B:

dp(B) = √var (B)

dp(B) = √5,36

dp(B) ≈ 2,32

Desvio Padrão → Funcionário C:"O aumento das desigualdades custou mais de 10 pontos de crescimento ao México e à Nova Zelândia, cerca de 9 ao Reino Unido, Finlândia e Noruega e de 6 a 7 pontos aos Estados Unidos, Itália e Suécia", estima a organização.

Em contrapartida, uma "situação mais igualitária antes da crise" supôs um aumento do PIB por habitante na Espanha, França e Irlanda.

Segundo a OCDE, o impacto negativo das disparidades no crescimento é uma lacuna que separa 40% das casas com rendimentos mais baixos do resto da população.

Um investimento insuficiente destas famílias em educação, que limita a possibilidade de instrução de seus filhos, assim como a mobilidade social e o desenvolvimento de habilidades, reforça essa diferença, acrescenta.

Para a OCDE, "os resultados escolares das pessoas, cujos pais têm um nível baixo de instrução, deterioram-se à medida que as desigualdades das receitas são mais pronunciadas".

A organização destacou que a luta "contra as desigualdades mediante os impostos e as transferências não prejudica o crescimento". Os poderes públicos devem orientar estas políticas de ajuda para estas 40% de famílias mais desfavorecidas, entre as que se encontram a classe média baixa.

Além dos programas de luta contra a pobreza, a OCDE preconiza o reforço do acesso aos serviços públicos (educação, formação e atendimento de qualidade), que "deve traduzir-se, a longo prazo, em uma maior igualdade de oportunidades".

dp(C) = √var (C)

dp(C) = √1,84

dp(C) ≈ 1,36

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com