TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dificuldades na comercialização dos produtos da indústria têxtil

Abstract: Dificuldades na comercialização dos produtos da indústria têxtil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2014  •  Abstract  •  539 Palavras (3 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 3

a) Quanto se compra e se vende.

O Algodão é a principal matéria prima das indústrias brasileiras, com um consumo anual de 555.000 toneladas. Representa cerca de 30% do custo total do produto acabado.

Comprimento e resistência da fibra, cor e grau de pureza, são atributos que determinam a qualidade da matéria prima, classificando os fornecedores.

Outra fonte de matéria prima é o mercado externo. Seu acesso é restrito e as compras sujeitas à taxações. O exportador é beneficiado pelo sistema "Draw Back". O IPT de São Paulo fornece relatórios acerca do consumo de matéria prima, nos produtos exportados, determinando o volume a ser importado. As importações tem que se submeter às políticas alfandegárias.

b) Comportamento do consumidor.

A situação econômica do País acarreta dificuldades para comercialização dos produtos do setor têxtil, da mesma forma que afeta outros setores. Surgem picos de demanda, intercalados de períodos de recessão, difíceis de administrar, quando o produto é sazonal. Existe o risco da formação de estoques de produtos acabados, na empresa, o que a coloca facilmente a mercê dos clientes.

O consumidor brasileiro, na sua grande maioria tem baixo poder aquisitivo, o que acaba privilegiando o setor informal.

Em se tratando de um produto destinado ao vestuário, a ser comercializado em um pais com dimensões continentais, os aspectos regionais, tais como clima e biótipo dos consumidores tem que ser levados em conta, na determinação das estratégias de marketing.

A falta de padronização, tal como uma norma da ABNT que forneça dimensões padrões para vestuário, geram dificuldades não só de produção, mas também de satisfação do consumidor.

O maior volume de comercialização dos produtos têxteis se dá no eixo Rio-São Paulo, parte de Minas Gerais e parte do Rio Grande do Sul.

Para atender os clientes do mercado externo, o setor terá que se readaptar, para enfrentar novas situações concorrenciais geradas pela mudança do Mercado Comum Europeu, e a normalização ISO 9.000, imposta por este mercado.

E sem dúvida a palavra de ordem na relação com o cliente é "quick response".

Observando-se as interfaces fornecedor/cliente e empresa/cliente, pode-se identificar inúmeras maneiras de introduzir novas tecnologias, para melhorar sensivelmente a qualidade destas interfaces.

c) Influências da economia sobre o ramo de negócios escolhido.

Seu desempenho no comércio exterior, onde compete com países de maior tradição, proporcionando uma geração líquida de divisas das mais significativas de todo o setor industrial, cerca de um bilhão de dólares anuais, realça ainda mais sua importância no cenário econômico nacional.

Para ser ainda mais precisa, esta informação foi conferida junto ao Sindicato Patronal em julho de 1995, exportamos m 1993 - informação mais recente que se tem no setor, US$ 1.346.766.000,00, de produtos têxteis.

A produção correspondente em toneladas é de 1.050.000, cuja participação do algodão enquanto matéria prima foi de 830.000

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com