TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Disney

Artigos Científicos: Disney. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2013  •  1.169 Palavras (5 Páginas)  •  1.344 Visualizações

Página 1 de 5

The Walt Disney Company

Em 1901 nasce, em Chicago - Estados Unidos, Walt Elias Disney. Um homem sonhador que em 1919 inovou e transformou as técnicas de animação, criando histórias sem emendas, com som e cor. Em 1923, consegue emprestado de familiareso capital para produzir, por encomenda, doze filmes da série “Alice”, junta-se com o irmão e cria a empresa Disney Brothers Productions, que em 1926 muda seu nome para The Walt Disney Studios.

No final da década de 20, especificamente em 1928, Mickey Mouse é criado, e em 1929 uma empresa de papelaria procura Walt Disney com a proposta de pagar U$$300 pelo direito de imprimir o Mickey Mouse em blocos de anotações para escolas. Quando, em 1932 eles contrataram um amigo publicitário para licenciar Mickey Mouse e outras figuras, deram início a “um dos maiores impérios de merchandising de que se tem notícias. Nos dez anos seguintes, 10% dos rendimentos da empresa provinham dos direitos decorrentes do licenciamento da marca.” (NADER, Ginha. “Walt Disney, Um século de sonho. Volume I).

Branca de Neve foi o primeiro longa metragem lançado pela empresa, e a salvou de dívidas, gerando o capital necessário para dar inicio a abertura do estúdio físico. Quando, em 1952, Walt não recebe apoio de seu irmão para abrir um parque temático, cria sua própria empresa, a WED Enterprises (uma abreviação de seu nome). Consegue então, em 1955, inaugurar a Disneyland.

ParaGinha Nader, “o fenômeno Disneylândia aconteceu na época certa. A hora não poderia ter sido outra, nem antes nem depois, somente em 1955. E a visão genial de Walt percebeu isso. É importante compreender o momento histórico. (...)A Disneylândia teria sido um fracasso se fosse inaugurada em qualquer outro ano.O princípio da Disneylândia é o da unicidade, da exclusividade. (...).”

O primeiro ponto que diferencia a “empresa Disney” de seus concorrentes é seu comandante. Walt Disney deu um toque mágico para a empresa, sendo um grande líder, que tinha a capacidade de visualizar o futuro e por meio de suas palavras, exemplos e atitudes, tornou-se grande influência para seus funcionários, chamados de “anfitriões” e “anfitriãs”, e um grande ídolo para seus clientes, os “hóspedes” ou “visitantes”.

Walt tinha quatro pontos cruciais para que seu império prosperasse: segurança, cortesia, show e eficiência. A segurança é a mais importante dos itens, pois garante que seus ‘hóspedes’ sintam-se seguros e tenham confiança ao irem se divertir no Mundo Disney; a cortesia é responsável pelo tratamento VIP; o show é a perfeição do visual, da atuação, da limpeza e de tudo que faz parte do universo Disney. Tudo deve ser muito bem cuidado.

E por último, mas não menos importante, é a eficiência Disney, que garante o bem-estar dos “visitantes”, desde a presença de ar refrigerado dentro dos edifícios e das lojas, até a inclinação da rampa da Main Street. Pois ao chegarem ao parque pela manhã, os hóspedes estão descansados, diferente da saída, em que a descida da rampa é uma pequena ajuda, já que estão muito mais cansados do que no começo do dia” (NADER, Ginha. Walt Disney – um século de sonho.). Esses pontos são conhecidos como direção estratégica, que nada mais é que a imagem e o caráter que a empresa quer desenvolver ao longo do tempo. (HITT, Michael, IRELAND, Duane, HOSKISSON, Robert.).

A visão da empresa The Walt Disney Company é "criar um mundo onde todos possam ser crianças". Decorrente da visão, a missão especifica o negócio no qual a empresa pretende competir e os clientes que pretende atender, no caso da Disney é "alegrar as pessoas".

A empresa considera- se uma família internacional diversificada de entretenimento e mídia que surgiu, inicialmente, como um de estúdio de animação, mas com as crises precisou rever os seus negócios e investir em outros, para reduzir os riscos e criar valor maior. Desta forma, adquiriu força e reconhecimento, resultando na expansão dos seus negócios para outros segmentos que, atualmente, são cinco: mídia networks, parques e resortes, estúdio de entretenimento, consumerproductse mídia interativa.

A diversificação de uma empresa faz parte de uma estratégia de nível coorporativo, onde há uma especificação das ações que a companhia toma para se obter vantagem competitiva nos segmentos em que atua. Diversificar pode aumentar o valor da empresa, utilizando a experiência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com