TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Drogaria Minas-Brasil и Farmacia Real

Projeto de pesquisa: Drogaria Minas-Brasil и Farmacia Real. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.888 Palavras (12 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 12

1 INTRODUÇÃO

Para o referido trabalho nos foi proposto desenvolver um estudo de caso aliando-o as disciplinas vistas neste semestre, onde foi realizado um benchmark das empresa Drogaria Minas-Brasil e Farmacia Real e escolhido a empresa alvo do nosso estudo que é a Drogaria Minas-brasil. E também foi criada uma nova empresa no ramo de manipulação.

O trabalho em questão nos mostra como ser um empreendedor, onde podemos perceber que o empreendedorismo é essencial nas sociedades, pois é através dele que as empresas buscam a inovação, preocupam-se em transformar conhecimentos em novos produtos.

Empreendedorismo é criar riqueza através de novos produtos, novos métodos de produção, novos mercados, novas formas de organização etc. O empreendedor é responsável pelo empreendedorismo, para gerar lucro para a organização, e valor para o cliente.

O autor Augusto Cury, descreve ser empreendedor desta forma:

"Ser um empreendedor é executar os sonhos, mesmo que haja riscos. É enfrentar os problemas, mesmo não tendo forças. É caminhar por lugares desconhecidos, mesmo sem bússola. É tomar atitudes que ninguém tomou. É ter consciência de que quem vence sem obstáculos triunfa sem glória. É não esperar uma herança, mas construir uma história... Quantos projetos você deixou para trás? Quantas vezes seus temores bloquearam seus sonhos? Ser um empreendedor não é esperar a felicidade acontecer, mas conquistá-la."

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 HISTÓRICO DA EMPRESA

A empresa escolhida para este estudo foi a Drogaria Minas-Brasil , empresa fundada em 1958, com 56 anos de história, a Drogaria Minas-Brasil, maior rede de farmácias do Norte de Minas, possui 25 filiais nos principais bairros de Montes Claros - MG. Emprega hoje diretamente e indiretamente mais de 900 pessoas e é a empresa que apresenta a maior venda por m2, por funcionário e por loja do país. Essa evolução foi conseguida através dos anos, sempre financiada com recursos próprios através do reinvestimento dos resultados obtidos.

Tudo começou pelas mãos firmes e empreendedoras de um homem desbravador, Ivan de Souza Guedes. Natural de Bocaiúva-MG, mudou-se para Jequitaí e de lá, em 1947, para Coração de Jesus com o pai, a mãe e dez irmãos em dois carros de boi. Conhecidos por sua integridade e visão, os seus pais decidiram mudar-se com os filhos para Montes Claros, para que tivessem um futuro melhor. Assim, Ivan chegou na cidade em 1950, com toda a sua família, aos 12 anos de idade, e desde muito cedo teve de trabalhar para ajudar o pai, o alfaiate autodidata Nino de Souza Guedes. Raulemar Couto, amigo e colega do Curso Técnico de Contabilidade, do Sr. Ivan entrou com ele nessa sociedade, desfeita alguns anos depois. Assim, em 06 de maio de 1958, nascia a Drogaria Minas-Brasil, no coração da cidade de Montes Claros.

A Drogaria Minas-Brasil, fruto do sonho de um homem de fé, visão de futuro e acima de tudo trabalhador, contava naquela época com dois funcionários apenas, mas foi a 1ª farmácia a usar o serviço de entrega domiciliar desde a inauguração, pois o próprio Ivan Guedes fazia as entregas de bicicleta. Em 1962, Ivan casou-se com Maria das Mercês Paixão Guedes, que até hoje, é seu braço direito no setor financeiro. Era o início de uma história de sucesso.

Essa história de sucesso é também uma história de pioneirismo e compromisso com o cliente: o primeiro plantão 24 horas da cidade, assim como o primeiro telemarketing, e também a primeira drogaria do Norte de Minas com serviço Drive Thru. Quando o assunto é inovação e serviços a Drogaria Minas-Brasil chega sempre na frente.

2.2 TIPO DO NEGÓCIO

O mercado de trabalho das farmácias de manipulação é um dos que está em franca expansão no País. Sendo assim a empresa que será criada estára atuando no ramo de manipulação, Farmacia de Manipulação Bem Estar que inicialmente será formada por um pequeno quadro de funcionários, sendo 4 técnicos em manipulação, 2 balconistas, 1 farmacêutico responsável e 1 caixa.

A Farmácia de Manipulação será um estabelecimento onde os medicamentos serão preparados de acordo com a necessidade do cliente, mediante receita emitida por profissional autorizado. Os medicamentos serão preparados pelo farmacêutico e a equipe técnica especializada, atendendo a diversas especialidades médicas, desde medicamentos a cosmeticos em geral. As formulações são únicas e exclusivas de cada paciente, proporcionando economia ao mesmo, pois, não há sobras, as manipulações ocorrem na quantidade e dosagem prescritas pelo profissional da saúde, podendo associar fármacos, evitando com que o paciente tome várias drogas.

A Farmacia terá como objetivo satisfazer as necessidades do cliente fornecendo produtos e serviços de qualidade e contribuindo socialmente para viabilizar a saúde e a beleza por meio de investimentos em tecnologia e na qualificação dos funcionários.

2.3 EMPREENDEDORISMO E PLANO DE NEGÓCIOS

2.3.1 Perfil dos Dirigentes da Organização

O dirigente da Drogaria Minas-brasil o Sr. Ivan, tem perfil de emprendedor pois a maneira como percebeu as mudanças e lidou com as oportunidades tendo iniciativa para gerar um novo negócio, assumindo riscos, seus traços da personalidade, atitudes e comportamentos contribuiram para alcançar o sucesso no negócio, colocando ele na categoria de empreendedor. Na verdade ninguém nasce empreendedor, a participação da família, a vivência com os amigos de escola, de trabalho, o relacionamento com a sociedade vai favorecendo o desenvolvimento de algumas características.

Os dirigentes como empreendedores, transformam a situação mais trivial em uma oportunidade excepcional, são visionários, sonhadores, nos negócios são inovadores, grande estrategista, criador de novos métodos para penetrar nos novos mercados.

Podemos dizer que o dirigente da Drogaria Minas-brasil é um grande empreendedor pois construiu um grande imperio com iniciativa, visão, coragem, firmeza, decisão, atitude de respeito humano, capacidade de organização e direção. Conquistou a autonomia profissional pois é perseverante e determinado.

2.3.2 Oportunidades não Exploradas

A Drogaria Minas-brasil atualmente explora todo o seu potencial

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com