TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EMBALAGEM

Tese: EMBALAGEM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/8/2013  •  Tese  •  1.068 Palavras (5 Páginas)  •  686 Visualizações

Página 1 de 5

Embalagem

O primeiro conceito é o de que a embalagem deve proteger o produto. Mas a embalagem deve vender, e satisfazer o público ao mesmo tempo em que o protege e o contém. Os objetivos da embalagem são: conter, preservar, exibir, refinar, ter múltipla utilidade e identificar o produto.

Embalagem é o invólucro que serve para acondicionar e apresentar um produto.

A embalagem é fundamental para o sucesso de qualquer produto, pois é nela que o consumidor acessa as informações do conteúdo, por isso as embalagens são determinantes para o sucesso de venda de qualquer produto oferecido ao mercado.

Ao lançar um produto no mercado as empresas devem avaliar qual o tipo de embalagem mais apropriada para acondicionar e apresentar o potencial do produto, levando em consideração aspectos sociais, culturais, de funcionalidade, de segurança, de toxidade, além de fatores como facilidade de manuseio, de reciclagem, continuidade de fornecimento e por fim o mais importante é o design da embalagem, pois este é um fator determinante para a decisão do consumidor já que é no layout que a embalagem deve transmitir todo o conceito da marca e todos os argumentos do conteúdo.

Embalagens são peças publicitárias complexas, pois além de serem bonitas necessitam cumprir várias outras funções, por isso é importante que a empresa que pretende adquirir uma boa embalagem forneça informações completas do produto, seus objetivos, mercado a ser atingido e o conceito da marca, além disso, é importante dedicar um bom tempo para a avaliação de resultados, pois a embalagem assim como alavanca as vendas, pode condenar um produto ou marca caso não seja bem projetada.

Os papéis mais utilizados nas embalagens são o papel duplex e o papel triplex,pois possuem boa resistência e ótimo suporte para aplicação de cores com chapados de tinta, fotos, relevos, aceitam acabamentos sofisticados como prolam, verniz localizado ou total, plastificação brilho ou fosca.

FUNÇÕES

As principais funções da embalagem são: conteção, proteção e comunicação.

FUNÇÃO DE CONTENÇÃO: refere-se à função de conter o produto, de servir como receptáculo,

por exemplo, quando ocorre do produto vazar da embalagem, esta função não foi

cumprida.

FUNÇÃO DE PROTEÇÃO: possibilita o manuseio do produto até o consumo final, sem que ocorra danos na embalagem, e/ou produto. Também com relação a esta função deve-se estabelecer o grau desejado de proteção ao produto.

FUNÇÃO DE COMUNICAÇÃO: é a que permite levar a informação, utilizando diversas ferramentas, como símbolos, impressões e cores. Nas embalagens primárias, esta função ocorre diretamente com os consumidores finais, trazendo informações sobre a marca e produto. E nas embalagens ditas industriais, relacionadas à logística, a comunicação ocorre na medida em que impressões de códigos de barra nas embalagens, marcações, cores ou símbolos permitam a localização e identificação de forma facilitada nos processos logísticos de armazenagem, estoque, separação de pedidos, e transporte.

EMBALAGEM EM RELAÇÃO À LOGÍSTICA

A embalagem tem interação com todas as funções da logística, armazenamento, manuseio, movimentação de materiais, e transporte. Desta interação com as funções logísticas, pode-se conseguir redução de custos, de tempo na entrega final do produto, redução de perdas, e aumento do nível de serviço ao cliente.

Na movimentação de materiais, dentro dos armazéns, e na troca de modal de transporte, é onde a embalagem sofre os maiores impactos, que podem causar danos a embalagem primária, e produto, e onde os impactos da falta de planejamento podem ser percebidos, seja pelo alto número de perdas, e/ou adaptação dos equipamentos de transporte, seja pelo aumento do custo decorrente destas perdas, e impossibilidade de padronização dos métodos e equipamentos de movimentação, que acabam por aumentar a necessidade de mão-de-obra e reduzir a eficiência.

Classificação

Qanto à classificação, a mais referenciada é a que classifica de acordo com as

funções em primária, secundária, terciária, quartenária e de quinto nível.

a)Primária: é a embalagem que está em contato com o produto, que

o contém. Exemplo: vidro de pepino, caixa de leite, lata de leite

condensado.

b)Secundária: é aquele que protege a embalagem primária. Exemplo:

o fundo de papelão, com unidades de caixa de leite envolvidas

num plástico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com