TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Perspectiva do Empreendedorismo Conceito

Por:   •  10/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  740 Palavras (3 Páginas)  •  531 Visualizações

Página 1 de 3

A perspectiva do empreendedorismo

Conceito:

“O termo empreendedor vem do francês (entrepreneur) e significa aquele que assume riscos e começa algo novo. ”

Período Inicial

Ao longo do tempo surgiram diversas definições de empreendedor, o primeiro exemplo de empreendedorismo pode ser creditado ao aventureiro Marco Polo, que tentou situar rotas comerciais para o Extremo Oriente assinando um contrato com um capitalista, adotando assim um papel ativo, correndo todos os riscos físicos e emocionais.

Idade Média

 O termo era utilizado para referir-se tanto a um participante quando a um administrador de grandes projetos de produção (castelos, catedrais e etc.). Mas este individuo não assumia grandes riscos, pois gerenciava seus projetos apenas com os recursos disponíveis.

Século XVII

Ocorrem neste século os primeiros indícios de relação entre assumir riscos e empreendedorismo, em que o empreendedor estabelecia um acordo contratual com o governo para realizar algum tipo de serviço ou fornecer produtos. Um importante escritor e economista Richard Cantillon foi considerado por muitos como um dos criadores do termo empreendedorismo, sendo um dos primeiros a diferenciar o empreendedor (aquele que assumi riscos), do capitalista (aquele que fornece o capital).

 Século XVIII

 O capitalista e o empreendedor foram finalmente diferenciados, provavelmente devido ao início da industrialização que ocorria no mundo, através da Revolução Industrial.  

 Século XIX e XX

 Os empreendedores foram frequentemente confundidos com os administradores (o que acontece até os dias atuais), sendo avaliado apenas o ponto de vista econômico, como aqueles que organizam a empresa, planejam, dirigem e controlam as ações desenvolvidas na organização, porém sempre a serviço do capitalismo. Nos dias atuais o empreendedor e aquele que identifica uma oportunidade e cria um negócio para que este gere capital, assumindo riscos calculados.

O processo de empreender:

Conceito:

“[É] o processo de buscar um novo empreendimento, seja introduzir novos produtos em mercados existentes, de produtos existentes em novos mercados, e / ou a criação de uma nova organização. ”

Fases do processo de empreender:

Identificação e avaliação da oportunidade; esta etapa e considerada bem difícil, pois, nesta fase entra o talento, o conhecimento, a percepção e o feeling do empreendedor. Esta fase envolve identificar uma oportunidade e estudar a sua capacidade no que se refere a itens como: necessidades de mercado, potencial da concorrência e de mercado e ciclo de vida do produto. É fundamental o empreendedor testar sua ideia com seus possíveis clientes, analisando sua disposição em obter seu produto ou serviço através de pesquisas de mercado. Essa pesquisa permite saber a dimensão do marcado, se está em crescimento, estável ou estagnado, quem é a concorrência, quais são os pontos fortes e fracos e as possíveis ameaças e oportunidades.

Identificando oportunidades de negócios; uma das partes importante no processo empreendedor é o plano de negócios, ele é um documento que reduz toda a essência da empresa, sua estratégia de negócio, seu mercado e competidores, como vai gerar recursos e crescer. Certamente um negócio bem planejado terá mais chance de ser bem-sucedido do que um sem planejamento, na mesma igualdade de condições. É fundamental o empreendedor planeje suas ações e trace as estratégias da empresa a ser criada ou em desenvolvimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (70.9 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com