TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENEM ESTUDAR

Exames: ENEM ESTUDAR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  1.266 Palavras (6 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 6

O que é um texto dissertativo

Um texto dissertativo-argumentativo é um texto opinativo que se organiza na defesa de um ponto de vista sobre determinado assunto. A opinião do autor é fundamentada com explicações e argumentos tendo como objetivo formar a opinião do leitor ou ouvinte e tentar convencê-lo de que a ideia defendida é correta. Para isso, é preciso expor e explicar ideias.

É dessa mistura que vem a sua natureza: o texto é argumentativo porque defende uma tese e é dissertativo porque é necessário o uso de uma série de explicações que a justifiquem.

O objetivo de quem produz esse tipo de texto, no caso você, é, em última análise, convencer o leitor - ou pelo menos tentar -, mediante a apresentação de razões, por meio da evidência de provas e contando com um raciocínio coerente e consistente.

De acordo com a professora Lilica Negrão, do cursinho pré-vestibular Oficina do Estudante, essa coerência é muito fácil de ser alcançada, embora o nome pareça bastante assustador. "O estudante deve se preocupar, basicamente, em oferecer argumentos que se relacionem entre si e, principalmente, pensar naquilo que vai escrever. Ele tem que pensar em uma boa cadeia argumentativa, ficar atento e tomar muito cuidado com aquilo que vai propor, para que as ideias não sejam opostas entre si", explica.

Para manter os argumentos coerentes e atender às exigências de elaboração de um texto dissertativo-argumentativo no Enem 2012 o seu texto deve combinar dois princípios de estruturação; confira quais são eles:

Princípios de estruturação de um texto dissertativo-argumentativo: 1. Tese e justificativas

Para produzir um texto que seja considerado dissertativo-argumentativo, você precisará apresentar uma tese e desenvolver justificativas capazes de comprová-la. Além disso, é necessário apresentar uma conclusão que ofereça um desfecho à discussão elaborada no texto. É isso que irá compor o processo argumentativo.

Princípios de estruturação de um texto dissertativo-argumentativo: 2. Estratégias de exposição

Outro ponto que o seu texto deve atender é a utilização de estratégias argumentativas que exponham o problema discutido no texto. Essas estratégias devem, de alguma forma, detalhar os argumentos utilizados no seu texto.

Mas como garantir que a sua redação seja estruturada da maneira correta sem conhecer cada uma das etapas necessárias para construí-la? Para escrever um texto dissertativo-argumentativo que atenda aos requisitos de estruturação esperados pelos corretores do Enem 2012 você deve saber perfeitamente quais são os elementos de composição da redação. Entenda:

Elementos de composição da redação: 1. Tese

A tese é a ideia que você pretende defender durante o seu texto. Ela deve estar relacionada ao tema da proposta e ser apoiada por argumentos ao longo da sua redação.

Elementos de composição da redação: 2. Argumento

O argumento nada mais é do que a justificativa utilizada por você para convencer o leitor a concordar com a tese que você está defendendo. Cada argumento deve responder à pergunta "por quê?" em relação à tese defendida.

Elementos de composição da redação: 3. Estratégias Argumentativas

As estratégias argumentativas são os recursos utilizados pelo autor para desenvolver os argumentos, de maneira que o leitor se convença sobre o assunto. Elas podem aparecer como exemplos, dados estatísticos, pesquisas, fatos comprováveis, citações ou depoimentos de especialistas, alusões históricas ou ainda por meio de comparações entre fatos, situações, épocas ou lugares distintos.

E a professora lembra ainda que não existe uma fórmula mágica capaz de fazer com que você escreva um texto desse tipo do dia para a noite. "Não dá para simplificar tudo em um truque, a questão é o aluno estar preparado. O que ele precisa fazer é ler e escrever muitos textos desse tipo, levar todas as suas redações para correção e ter uma boa introdução, que vai apresentar o tema a ser desenvolvido. O truque é conhecer, tanto na teoria quanto na prática, as características de um texto dissertativo-argumentativo", conclui Lilica.

Estruturação de um texto Dissertativo-Argumentativo

Embora o texto dissertativo-argumentativo siga o padrão dos modelos de redação, ou seja, "Introdução, Desenvolvimento e Conclusão"; esse tipo de texto é pautado nas "Estratégias Argumentativas" que, sobretudo, convencerão o leitor mediante argumentos coerentes. Dessa forma, estas estratégias são recursos para justificar os argumentos como, por exemplo: pesquisa e levantamento de dados, exemplos, informações, comparações, explicações, citações.

Para melhor exemplificar, as etapas necessárias para produzir um texto dissertativo-argumentativo são:

• Problema: No momento inicial busca-se o problema, ou seja, os fatos sobre o tema pretendido e, ademais a tese (ideia central do texto).

• Opinião: Para que o texto tenha propriedade, nesse caso, a opinião pessoal sobre o tema reforçará a argumentação. Assim, o importante é que por meio da tese, buscar uma verdade pessoal ou juízo de valor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com