TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ETAPAS DA TERCEIRIZAÇÃO

Projeto de pesquisa: ETAPAS DA TERCEIRIZAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2013  •  Projeto de pesquisa  •  2.233 Palavras (9 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

01. INTRODUÇÃO 4

02. DESENVOLVIMENTO 5

03. CONCEITOS E OBJETIVOS DA TERCEIRIZAÇÃO 6

04. VANTAGENS E DESVANTAGENS 8

05. ETAPAS DA TERCEIRIZAÇÃO 10

5.1 Planejamento 10

5.2 Critérios decisórios para terceirizar 10

5.3 Localização dos fornecedores 10

5.4 Contratação 10

5.5 Administração das atividades terceirizadas 10

5.6 Setores que mais adotam a terceirização 11

06. EXEMPLO PRÁTICO 12

07. CONCLUSÃO 14

08. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 15

1. INTRODUÇÃO

A terceirização ou outsourcing é um instrumento de modernização administrativa envolvida por um programa gerencial maior. Atividades que não são de vocação de uma empresa devem ser entregues a especialistas. A prática da terceirização bem administrada traz benefícios a todos envolvidos diretamente. Pode ser usada em larga escala por grandes corporações e são observadas principalmente em empresas de telecomunicações, mineração, indústrias, etc. Pequenas e médias empresas também podem se beneficiar dessa prática, uma vez que elimina burocracias internas com as atividades-meio.

A prática da terceirização como um processo ou técnica administrativa surgiu após o início da II Guerra Mundial, quando as indústrias Bélicas norte-americanas passaram a delegar algumas atividades para empresas prestadoras de serviços, pois desejavam concentrar-se na atividade principal, voltada ao desenvolvimento e produção de armamentos. Nos dias de hoje a terceirização é uma prática muito comum, não é uma moda passageira. Cada vez mais, um maior número de empresas recorre a fornecedores internos, pois é uma ferramenta poderosa para os cortes de custos, aumento de desempenho e ajuste da atividade essencial.

2. DESENVOLVIMENTO

A terceirização, apesar das várias vantagens deve ser praticada com cautela. Uma má gestão pode implicar para as empresas um descontrole e desconhecimento de sua mão de obra, a contratação involuntária de pessoas inadequadas, perdas financeiras em ações trabalhistas movidas pelos empregados terceirizados, dentre outros problemas.

O processo de terceirização em uma organização deve levar em conta diversos fatores de interesse como a redução de custos e principalmente o foco na sua atividade-fim. A terceirização precisa estar em conformidade com os objetivos estratégicos da organização, os quais irão revelar em que pontos ela poderá alcançar resultados satisfatórios.

O princípio básico é o de que não se deve terceirizar a sua atividade-fim. Sendo assim, uma organização que desconhece a si mesma em um processo de terceirização, corre sério risco de perder sua identidade e principalmente o seu diferencial competitivo. Mesmo na atividade-meio, só é permitido terceirizar quando não houver subordinação hierárquica, ou seja, locação de mão de obra é ilegal.

A atividade-fim é a razão de existir de uma empresa. Dentro do serviço público têm-se exemplos de terceirizações satisfatórias, como é o caso dos serviços de limpeza, onde a terceirização é indicada, pois a atividade-fim do serviço público não é a limpeza de seu patrimônio.

Para amenizar os problemas causados pela terceirização, estão sendo criadas por empresas de software algumas soluções de sistemas informatizados para promover de forma mais eficaz o controle e a gestão da mão de obra terceirizada, sendo uma importante ferramenta para o departamento de recursos humanos das empresas que praticam a terceirização.

Com efeito, a maior parte dos empresários busca na terceirização uma eficiente e eficaz alternativa para gerar flexibilidade empresarial com competitividade. Nessa situação, as empresas entendem que a implantação dos projetos de terceirização traz vantagens e benefícios, cooperando para rápidas reações às exigências do mercado. A busca da modernização e da eficiência administrativa deve ser constante e não permitir o acomodamento das empresas diante do avanço dos concorrentes.

3. CONCEITOS E OBJETIVOS DE TERCEIRIZAÇÃO

Os conceitos de terceirização evoluíram e a maioria dos autores sobre o tema enfatiza alguns elementos em comum, tais como parceria, processo de gestão, e outros. Segundo GIOSA (1995) a terceirização pode ser definida em três modelos: “É a tendência de transferir para terceiros, atividades que não fazem parte do negócio principal da empresa”. “É uma tendência moderna que consiste na concentração de esforços nas atividades essenciais, delegando a terceiros as complementares” e “É um processo de gestão pelo qual se repassam algumas atividades para terceiros com os quais se estabelece uma relação de parceira, ficando a empresa concentrada apenas em tarefas essencialmente ligadas ao negócio em que atua”. (pag. 14). Ou seja, é uma forma de repassar as empresas parceiras de realizar as atividades secundárias dentro de uma organização e focar totalmente na atividade principal otimizando os seus recursos. Consiste na contratação da execução de atividades específicas e predeterminadas, contrata e dirige a execução dos serviços.

Segue abaixo alguns fatores que condicionam e são pontos importantes nos processos da terceirização, tais como:

 Ambiente estratégico: E fundamental para o entendimento da aplicação do conceito de terceirização.

 Ambiente Político: Cada vez mais os governos brasileiros, seja a nível municipal, estadual e federal, têm considerado a terceirização como uma forma adequada de proceder a mudanças estratégico-operacionais nos órgãos públicos.

 Ambiente Organizacional: O espaço físico da empresa poderá ser alterado em função da extinção e criação de novos cargos e consequentemente na mudança do quadro pessoal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com