TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia Parte I

Artigos Científicos: Economia Parte I. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2013  •  455 Palavras (2 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 2

Analise Econômica Por Produto: Tablet

Mercado Consumidor

A maioria dos consumidores são homens e jovens, de todas as classes sociais uma vez que existem produtos em várias faixas de preços e grande variedade de fabricantes. A maioria das compras são feitas em lojas de eletro e sites dessas mesmas lojas, além de Web Stores de marcas, como Apple por exemplo, e grande parte dos produtos são comprados com cartão de credito. A demanda por esse tipo de produto também cresce nos ambientes corporativos, ainda que lentamente, e atinge principalmente gerentes, executivos e departamento de vendas. O governo também faz parte do mercado consumidor, grandes quantidades do produto são vendidas a secretarias e ministérios.

Evolução do Mercado

No Brasil a venda de tablets aumentou 164% no 1º trimestre de 2013 (IDC). Foram vendidos 1,3 milhão de aparelhos nos primeiros três meses de 2013. Expectativa do ano é que mercado comercialize 5,9 milhões de tablets. No primeiro trimestre de 2012, 493 mil tablets foram vendidos. O número registrado no trimestre foi superior ao total registrado no ano de 2011, quando foram vendidos 1,1 milhão de tablets. Ao mesmo tempo que a venda de tablets aumenta cai a demanda por notebooks e desktops. A venda de PCs caiu 10,9% em relação ao mesmo período do ano passado, para 1,5 milhões de unidades, já os notebooks tiveram uma queda menor de 9% chegando a 1,9 milhões de unidades.

Molas Propulsoras

A rápida ascensão reflete, sobretudo, a redução dos preços destes dispositivos, junto de uma maior oferta de modelos. Os aparelhos já são encontrados na faixa dos R$ 500, o que impulsiona as vendas. Por permitir uma mobilidade maior e facilitar o uso tanto para lazer, como acesso a redes sociais e vídeos, como para o trabalho, videoconferência e e-mails, o tablet tem ganhado preferência sobre os modelos de mesa.

Fabricantes que atenderem as normas de produção e nacionalização podem obter a redução do PIS/Confins e IPI para a produção de tablets no Brasil. Os benefícios fazem parte da medida provisória 534 (conhecida como MP dos Tablets) e do Processo Produtivo Básico (PPB), um conjunto de normas que concede reduções de impostos para eletrônicos com determinados índices de nacionalização. As opções de aplicativos também crescem na mesma proporção, hoje há uma gama de “Apps” pagos e gratuitos que aquecem ainda mais o setor.

Empresas Participantes

Existem cada vez mais empresas dividindo o mercado com vários modelos e faixas de preços. Apple, Samsung, HP, Positivo, Motorola, Lenovo, LG, Asus, são algumas das muitas empresas atuantes no mercado brasileiro, algumas delas beneficiadas com redução tributária, devido ao índice de nacionalização do produto. Entretanto os brasileiros, ao contrário dos europeus, preferem os modelos mais baratos, e recursos no momento da compra o que abre espaços para marcas menores no mercado brasileiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com