TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Economia Parte 1

Trabalho Universitário: Atps Economia Parte 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  870 Palavras (4 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 4

ETAPA 1 – PASSO 1

A HAVAIANAS é uma marca brasileira de chinelos de borrachas produzidas pela São Paulo Alpargatas, uma empresa do Grupo Camargo Corrêa. A marca, que possui participação de 80 % no mercado brasileiro de chinelos de borracha, comercializa cerca de 162 milhões de sandálias anualmente, dos quais 10% para mais de 80 países dos cinco continentes, podendo ser encontrada em mais de 200 mil pintos de venda. As exportações chegam a 22 milhões de pares (somente nos Estados Unidos está presente em 1.700 pontos de venda). A cada três brasileiros, dois em média consomem um par de “Havaianas” por ano.

As vendas das sandálias de borracha Havaianas, produto de sucesso da Alpargatas, já representam metade do faturamento da companhia, que no ano passado foi de 1,6 bilhão. O investimento em marketing da marca, de 12% a 13% do faturamento, tem mantido a Havaianas em trajetória de crescimento. O percurso para a sandália ganhar status de marca fashion foi longo. Ele começou a ser traçado em 1994, quando a marca estava em crise, com queda de vendas. A empresa seguiu em frente e reagiu, lançando as Havaianas Top, um novo modelo de sandálias e de uma única cor. O produto foi lançado, fazendo o maior sucesso, quando modelos e celebridades começaram a desfilar com as sandálias nos pés, o que acelerou as exportações fazendo a marca ganhar prestígios em diversas revistas de moda e nas principais vitrines do mundo.

ETAPA 1 – PASSO 2

A) QUANTO SE COMPRA E VENDE

A marca comercializa cerca de 162 milhões de sandálias anualmente. Desde sua criação até hoje já foram produzidos 3,5 bilhões de pares.

B) COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

Bom, barato e voltado para o publico de baixa renda, o consumidor das sandálias Havaianas pertencia exclusivamente ás classes C e D, pois antigamente a frase “quem usa Havaianas é pobre” ou “chinelo de doméstica só pode ser Havaianas”, justificava o nível do seu público, mesmo porque as sandálias passaram 32 anos atendendo apenas este alvo.

A classe média gostava das sandálias, porém tinham vergonha de usar em público por serem usadas por classes sociais mais baixas. Com isso o marketing da Alpargatas decidiu tomar uma decisão estratégica para atingir o consumidor de classe média.

Quando em 1994, foi lançado o modelo de sandálias chamado Havaianas Top, foi agregado um valor maior ao produto, possuindo uma maior qualidade na hora da fabricação, além de embalagens mais versáteis do que os tradicionais saquinhos.

Para esta campanha foram contratados vários ícones da televisão se tornaram garotos- propaganda da marca, assim com tamanha transformação até o slogan foi alterado de “Havaianas. As legítimas.” para “Havaianas. Todo mundo usa”, cirando um vínculo entre a sociedade e as celebridades, induzindo o consumidor a pensar que a celebridade que utiliza Havaianas pode ter uma vida comum como a de qualquer outra pessoa, assim como qualquer pessoa pode “se tornar uma celebridade”.

Com o passar dos anos, a qualidade e a sofisticação das sandálias foram crescendo, podendo atingir preços acessíveis até preços exorbitantes, vendidas em muitos países.

Os consumidores sofrem influências da mídia, amigos e família. Quando se pensa em Havaianas, se pensa nas sandálias mais confortáveis, mais estilosas e mundialmente conhecida.

O comportamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com