TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia problemas

Tese: Economia problemas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/4/2014  •  Tese  •  498 Palavras (2 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 2

Questões a serem respondidas:

1 – Faça uma análise dos diversos efeitos da inflação para a Economia de um país, especificamente para a área de atuação do seu curso. (3,5)

A inflação pode gerar perda de poder aquisitivo por parte da população uma vez que com a alta dos preços as pessoas tendem a diminuir o seu poder de compra, principalmente os assalariados que formam maioria e possuem rendimento fixo e reajustes que às vezes não são feitos iguais à inflação ou no mesmo tempo. Uma vez que os preços sobem os produtos produzidos no exterior tendem a ficar mais baratos frente aos que são produzidos internamente, isso pode gerar uma queda de demanda nas indústrias nacionais e um déficit na balança comercial, o que causa sérios danos à economia de um país e pode causar outros problemas como desemprego. Com isso tudo, o governo também pode diminuir sua arrecadação o que prejudica investimentos, crescimento social e econômico e também problemas no mercado de capital.

Na engenharia civil a inflação afeta o setor provocando um aumento dos preços dos materiais, da mesma forma quando a inflação está crescendo, aumenta também a procura por compra de imóveis e terras visto que estes tendem a terem seus preços reajustados na mesma proporção, uma vez que nem sempre isso ocorre também com investimentos em mercados de capitais. Isto provoca um aumento de preços nos imóveis, além do que, com a conseqüente diminuição do poder de compra da população as parcelas dos financiamentos dos imóveis aumentam o reajuste fazendo com que nem sempre o consumidor consiga pagar, gerando uma onda de ‘’calotes’’. Isso tudo faz com que as empresas repensem seus investimentos o que pode afetar diretamente o nível de desemprego e o crescimento do país.

2 – De que forma você combinaria as Políticas Fiscal, Monetária e Cambial para combater uma inflação típica de demanda? Justifique sua resposta. (3,5)?

Sendo a inflação de demanda provocada por alguns fatores diferentes como: aumento do poder de compra do consumidor, expansão do crédito ao consumidor criando e diminuições das taxas de juros. Todos estes fatores aumentam o poder de compra das pessoas e impulsionam o consumo gerando inflação de demanda.

Políticas econômicas como o incentivo fiscal à indústria e setores produtivos da sociedade para a criação de uma maior oferta e concorrência, pois poderiam ajudar no processo de queda nos preços de forma a conter a inflação. Um aumento na taxa de juros também poderia ajudar, pois através dessa medida as facilidades de financiamentos irão diminuir inibindo o consumo e estimulando a poupança e uma maior oferta de produtos no mercado. Uma contenção nos reajustes de salários a curto prazo também poderia funcionar para conter a inflação inicialmente, pois assim as pessoas teriam o seu poder de compra reduzido, diminuindo o consumo. Uma pequena desvalorização na moeda junto com os fatores citados anteriormente também poderia ajudar, pois este fator pode ajudar na balança comercial do país fazendo que possamos vender mais e comprar menos quando tratamos de comércio exterior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com