TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Edp Historia Economica

Dissertações: Edp Historia Economica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2013  •  2.398 Palavras (10 Páginas)  •  426 Visualizações

Página 1 de 10

História da Marca

A EDP foi criada em 1976, após a fusão de 13 empresas que tinham sido nacionalizadas no ano anterior. Três décadas depois, a empresa cresceu, conquistou mercados, alargou a atividade, expandiu negócios, mudou culturas. Inevitavelmente, a marca acompanhou todas estas mudanças.

Hoje, a EDP ocupa o 280º lugar no ranking das marcas mais valiosas do mundo. De acordo com o estudo da consultora "Brand Finance" divulgado, em março de 2011, a empresa vale cerca de 2.775 milhões de euros.

A primeira marca EDP nasceu em 1978, com a denominação de EDP - Electricidade de Portugal/Empresa Pública, sendo a sua identidade visual associado ao “E”, referente ao negócio da Eletricidade. Tratava-se de uma marca, pura e dura, de negócio.

Em 1991, a empresa muda a sua identidade jurídica e passa de Entidade Pública a Sociedade Anónima. A mudança visual acontece em 1993 e a ruptura foi total face à antiga marca. Associado ao conceito de mudança e dinamismo, o símbolo estilizado da corrente representava as três áreas de atividade da empresa: produção, transporte e distribuição de energia. Apesar do dinamismo, para a altura, a verdade é que a marca não chegou aos clientes, e a empresa era percebida como “cara”, “abusiva” e “distante”.

Para reverter a imagem de empresa pouco orientada para o cliente e que não comunicava com eficácia os produtos e serviços disponíveis, o Grupo desenvolveu, em 2003, o conceito central do que seria a nova marca: Proximidade! A EDP queria estar próxima dos clientes e stakeholders, mostrar que era uma empresa aberta, transparente e honesta, que tinha um preço justo e um serviço fiável, e que queria estar disponível para servir, ouvir, aconselhar, alertar e partilhar causas comuns.

Em 2004, dá-se o grande rebranding e reposicionamento da EDP. A nova identidade materializou um sorriso próximo e simples, de forma a transmitir uma EDP mais transparente, que ambiciona uma maior proximidade com os seus stakeholders. O encarnado simboliza a Paixão, Diferenciação, Emoção e Calor. Os valores da marca estavam bem patentes: conforto, simplicidade e responsabilidade social.

A EDP alterou também a sua assinatura. De “Electricidade de Portugal”, passa a identificar-se por “Energias de Portugal”, porque o seu negócio já abrangia outras atividades no setor da energia.

Os paradigmas vão-se alterando e a empresa vai-se ajustando. Foi o que aconteceu depois da liberalização do mercado doméstico do setor elétrico em Portugal, em 2006, que levou a EDP a reclamar para si uma relação ainda mais transparente com os clientes. O novo posicionamento traduziu-se numa nova assinatura – “Sinta a nossa energia” – e numa nova plástica tridimensional, com maior impacto visual e mais flexível e adaptável a ambientes audiovisuais e virtuais. Uma mudança no sentido de tornar a marca mais concordante, face ao valor da identidade, e de lhe acrescentar visão de futuro.

Em 2009, a assinatura sofre uma mudança evolutiva passando de “Sinta a nossa Energia” para “Viva a nossa Energia”. É o reflexo de uma marca mais dinâmica, inovadora e entusiasta, que traduz a visão de um consumidor com um papel cada vez mais ativo e consciente no setor da energia. Um convite ao envolvimento e à experiência e uma homenagem à vida e à energia humana.

A marca EDP entrou numa nova fase da sua história. Na essência, querem apresentar-se como uma empresa humana, sustentável e inovadora. Estas são características intemporais e universais, independentemente das inovações de produto ou das mudanças competitivas. Como empresa dinâmica na vanguarda da área energética, a EDP tem agora uma marca que representa essa agilidade. Foi criado um sistema moderno, flexível e adaptável que dá à marca o ritmo das transformações que ocorrem dentro do próprio Grupo.

ÁREA GEOGRAFICA

A empresa EDP foi gradualmente marcando posição a nível mundial, estando hoje presente em Portugal, Espanha, França, Reino Unido, Itália, Bélgica, Polónia, Roménia, EUA e Brasil.

Em 1997, ano da primeira privatização da EDP, a empresa entra no mercado energético brasileiro com aquisição da “Lajeado”, mercado onde possui já 2.692 colaboradores e 2.875.563 clientes.

Seguiu-se Espanha, em 2002, através da compra de 40% da “HC Energia”, tendo a posição da EDP aumentado para 95.7% em 2004, permitindo assim que esta assumisse uma posição de liderança a nível ibérico. Aqui a EDP conta com cerca de 2100 colaboradores e cerca de 1.700.000 clientes.

A aposta nas energias renováveis expande a empresa para países como França, Reino Unido, Itália, Bélgica, Polónia, EUA e Roménia, tornando a EDP o terceiro maior produtor mundial de energia eólica, atingindo uma capacidade instalada de 6.227MWs,no final de 2009. Neste conjunto de países a EDP reúne cerca de 450 colaboradores.

O Grupo actua também na área do gás na Península Ibérica, ao longo da cadeia de valor, através da EDP Gás em Portugal e da Naturgas Energia em Espanha. Em Portugal conta já com cerca de 284.000 clientes de gás, e em Espanha de 765.000.

Sou + edp… O nosso referencial, o nosso ADN

Este é o referencial de iniciativas de mobilização para os princípios e valores a desenvolver no quadro da EDP.

O desafio de gerir uma multinacional assenta na criação de uma cultura comum, valores comuns, compromissos comum e uma visão comum.

Os valores do grupo EDP, em convergência com a VISÃO e os COMPROMISSOS, são os pilares mobilizadores para COMUNICAÇÃO e ENVOLVIMENTO das pessoas. Caracterizam a cultura da organização e orientam o comportamento e as atitudes dos colaboradores.

Os programas “sou + edp”, visam mobilizar todo o universo de colaboradores do grupo, em todas as geografias, para a compreensão do caminho estratégico, alinhamento necessário e atitudes e comportamentos desejados.

Estes programas são facilitados por colegas da EDP preparados para o efeito. Tem-se conseguido construir uma forte comunidade a que chamamos “ Energizadores”, que agregam, na sua missão de “Energizar” os colegas, muita energia própria, uma atitude muito positiva e a capacidade de levar a todos a mensagem estratégica, mobilizadora para o futuro, através

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com