TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Fisica

Artigo: Educação Fisica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2014  •  294 Palavras (2 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 2

Educação Física Escolar: A Pratica do Bom Professor

O professor exerce uma funcao única dentro da escola. Ele é o elemento de ligação entre o contexto interno-, a escola, o contexto externo – a sociedade -, o conhecimento dinâmico e o aluno. Contudo, o papel do professor não se encontra claramente definido e nem valorizado.

Vários estudos abordam esse tema para questionar, principalmente, a formação acadêmica dos professores, pois o bom desempenho das suas funções depende, em parte, de como ocorreu essa formação. Alem disso, de acordo com levantamentos feitos por Darido (1996) em seu trabalho, nem sempre os conhecimentos adquiridos na formação são utilizados, durante a pratica pedagógica, pelos professores de educação física.

A Formação Profissional em Educação Fisica

A ação pedagógica do professor a sua formação profissional, Darido identificou dois tipos de formação: aquele tradicional, voltada e da performance, e outra mais cientifica, a qual enfatiza a teoria e o conhecimento cientifico derivado das ciências-maes.

O papel do professor é bastante aproximado ao papel do treinador. Ele seleciona e organiza os conteúdos, a metodologia e a avaliação, ele é disciplinador, ou seja, ele é “um treinador que vigia, dirige, aconselha, corrige”, ele mantém relações impessoais com os alunos, com o objetivo de garantir a sua autoridade.

Os resultados da pratica não se apresentaram muito bem, pois, os conhecimentos derivados das ciências-mães não chegaram a influenciar definitivamente a pratica, ou seja, os conhecimentos adquiridos, em disciplinas como Fisiologia do exercício, Aprendizagem Motora ou Sociologia não são utilizados pelos professores em suas aulas, ficando sua pratica pedagógica atrelada ainda aos esportes tradicionais, ao gesto técnico à postura acrítica.

Dentre os objetivos de estudar o papel e o perfil do professor de Educação Física, destaca-se a busca por um tipo de formação profissional capaz de, senão sanar, ao menos amenizar os problemas...

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com