TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedores - Abílio Diniz

Pesquisas Acadêmicas: Empreendedores - Abílio Diniz. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  744 Palavras (3 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 3

Empreendedor Abílio Diniz

Abílio Diniz nasceu em São Paulo, em 28 de Dezembro de 1936. Sua mãe Floripes o iniciou no catolicismo, o pai Valentim imigrante Português que chegou ao Brasil em 1929 lhe apresentou o mundo dos negócios. Começou a praticar esportes com regularidade aos 11 anos, quando ainda estudava no colégio Anglo-Latino onde cursou os dois primeiros anos no ginásio. Sem perder de vista o futebol, aprendeu judô, boxe e capoeira, fez também musculação e levantamento de peso na academia Atlas, no centro de São Paulo.

Abílio conseguia conciliar sua rotina de esportista com suas responsabilidades de estudante. Após o término do segundo grau no colégio Mackenzie, foi para a recém-criada Escola de Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas (FGV), em 1956. Lá teve seu interesse despertado pela pesquisa acadêmica na área de economia.

Finalizando o curso de Administração, Abílio pensou em trabalhar em uma multinacional ou continuar seus estudos de pós-graduação nos estados Unidos, chegou a fazer exames para a Universidade de Michigan, mas quando já estava de malas prontas o pai lhe propôs a abertura de um supermercado, então ainda novidade no Brasil dos armazéns, empórios e secos e molhados.

Abílio refez seus planos, assumiu m cargo executivo na empresa e encabeçou o projeto da implantação do primeiro supermercado Pão de açúcar, inaugurado em Abril de 1959. Já no ano seguinte os supermercados atraiam a classe média e era sucesso no Brasil. Em 1963, foi aberta a segunda loja, em Higienópolis. Em 1965, adquiriu a rede Sirva-se, pioneira no negócio em São Paulo junto com o Peg – Pag.

Em 1968, a rede pão de Açúcar já contava com 40 supermercados, 1.642 funcionários e Abílio se afirmara como um destacado executivo da empresa, jovem e empreendedor. Uma importante experiência na vida de Abílio foi sua participação no governo como membro do Conselho monetário Nacional, onde convidado pelo amigo Mário Henrique Simonsen, permaneceu por 10 anos, entre 1979 e 1989.

A vida de Abílio tem um ponto de ruptura justamente na virada dos anos 80 para os 90. Quando três fatos marcantes mudaram sua visão de si mesmo e do mundo e transformaram sua personalidade. Foram situações traumáticas, que lhe trouxeram ensinamentos e oportunidades de mudanças.

O primeiro foi a racha familiar causado por problemas sucessórios no Pão de Açúcar que envolvia Abílio e seus irmão, a tensão só dissipou em janeiro de 1994, quando foi assinado o acordo que garantiu o controle da companhia para Abílio. O segundo foi o sequestro no dia 11 de Dezembro de 1989, o empresário passou sete dias no cativeiro em um cubículo subterrâneo e eliminou da sua mente a crença de ser um homem inatingível e indestrutível. O terceiro foi o quase desaparecimento do próprio Pão de Açúcar, que esteve à beira da falência em 1990, a recessão na economia provocada pelo Plano Collor fez com que Diniz fosse obrigado a fechar um terço de suas lojas e a demitir milhares de funcionários.

No enfrentamento desses problemas, Abílio foi bem sucedido e concluiu que a virtude poderia estar mais na humildade e na tolerância do que na combatividade ou na agressividade, por exemplo. O que veio depois da crise do inicio dos anos 90 foram uma renovada busca do equilíbrio pessoal e o reencontro com o sucesso dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com