TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo: Dando asas ao espírito empreendedor

Por:   •  21/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.809 Palavras (12 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO....................................................................................................... 3

2 DESENVOLVIMENTO........................................................................................... 4

3 CONCLUSÃO........................................................................................................ 6



  1. INTRODUÇÃO

                            É indiscutível e de fundamental importância que “empreender” é a palavra que fundamenta a globalização da sociedade moderna. Na criação de um novo negócio ou em uma empresa, inovar significa assumir riscos, pois para a sua manutenção e sobrevivência é preciso cuidado em relação ao concorrente e atenção no ambiente macroeconômico. A tecnologia tem auxiliado no aumento da capacidade de inovação dos produtos alavancada pela globalização, gerando alta competitividade e proporcionando aos clientes uma maior gama dos produtos ou serviços oferecidos com maior qualidade (que se tornaram essenciais para a fidelização dos clientes e aumento da produção – devido à diminuição de manutenção dos produtos). Esse fator permitiu que as empresas investissem mais em seus funcionários, no ambiente de atuação; houve maior geração de empregos e, consequentemente, o crescimento econômico regional.

        Embora se tenha como base evolutiva a própria teoria da administração, sabe-se conforme Clegg, Hardy e Nord (1999), que as bases do pensamento administrativo, dentro de uma linha funcionalista, evoluíram primeiramente pela produção, para apenas depois seguir pelo caminho relacionado às pessoas, às decisões e às variáveis que interferiam nessas mesmas decisões.

        Com base no fator empreendedorismo e seus principais aspectos, o presente trabalho é desenvolvido, através da análise de duas empresas do segmento de negócios – prestadoras de serviço – das quais serão extraídas informações, através de questionamentos, sobre histórico de criação, planejamento, pontos fortes e fracos, bem como, projetos futuros: a primeira diz respeito a uma nova proposta relacionada ao segmento da alimentação saudável; a outra, refere-se a recreação infantil, ramo em ascensão no mercado brasileiro.


  1. OBJETIVO GERAL

 - Demonstrar a análise feita sobre duas empresas empreendedoras, a fim de discutir aspectos desde a criação até projetos futuros, através da visão sistemática da administração de uma empresa, empregando a interdisciplinaridade na gerência e na tomada de decisões.

  1.  OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 -Analisar a trajetória de duas empresas, a partir da criação, envolvendo planejamento, dificuldades, ações, pontos fortes e fracos;

-Discutir sobre planejamento tributário, informações sobre gestão financeira e demonstração de resultados do exercício;

-Demonstrar perspectivas envolvendo planos futuros, bem como, a importância de pensar a empresa a longo prazo.



  1. 3 DESENVOLVIMENTO

Temos no ambiente mercadológico, a pressa por crescimento e desenvolvimento econômico, que torna necessário o uso de soluções para os diferentes dilemas enfrentados pelas empresas em favor de uma melhor condição competitiva, a qual lhes garanta a obtenção de seus objetivos. Fato é que, infelizmente, o mercado é eletivo, e nele encontram-se diferentes variáveis que tornam impossível que todas as empresas tenham uma condição de desenvolvimento e crescimento econômico, que sejam o reflexo da obtenção dos objetivos a que se propuseram.

A pessoa que assume o risco de começar uma empresa é um empreendedor. Empreendedor é uma palavra que vem do latim emprendere, que significa “decidir” realizar tarefa difícil e laboriosa” (Dicionário Houaiss da língua portuguesa, 2001). “colocar em execução” (Dicionário Aurélio, 1975). A ideia do espírito empreendedor está de fato associada a pessoas realizadoras, que mobilizam recursos e correm riscos para iniciar organizações de negócios,. Embora existam empreendedores em todas as áreas da atividade humana, em seu sentido restrito a palavra designa a pessoa que cria uma empresa – uma organização de negócios. A partir disso, serão analisadas duas empresas do ramos de prestação de serviços: uma relacionada à alimentação; outra, relacionada à recreação infantil. Primeiramente, será exposta a análise feita sobre a empresa alimentícia para, posteriormente, serem debatidas questões relacionadas à recreação infantil.

Empresa de alimentação “Leve sua salada”: um novo conceito na alimentação saudável e sustentável

A empresa “Leve sua salada” foi criada no segundo semestre de 2015, a partir da verificação da procura das pessoas por uma alimentação saudável fora da rotina de casa. A correria do dia a dia, muitas vezes, faz com que as pessoas acabem se alimentando da forma errada o que pode, a curto ou longo prazo, trazer danos irreversíveis à saúde. Pensando nisso, foi desenvolvida a presente empresa com o objetivo de levar uma alimentação saudável, de qualidade e, o fundamental, de preço acessível às pessoas. Sabe-se que o Brasil vive um momento difícil em relação à economia e a população precisa se adaptar aos novos tempos. Com vista disso, foi necessário um planejamento coerente e eficaz que contou com o apoio e auxílio de cursos capacitadores, os quais auxiliaram no planejamento, execução e desenvolvimento do projeto do oferecimento desses alimentos.

Para que o projeto saísse – literalmente – do papel, foram necessários alguns planejamentos e ações, como, por exemplo, verificar o interesse da população neste tipo de segmento alimentício, observar se existia – ou não – concorrência próxima. As ações que foram tomadas também basearam-se no preceito de analisar a área em que o negócio seria expandido, escolha de cardápio adequado e que atraísse consumidores, análise do custo-benefício dos alimentos como, também, qual seria a melhor forma de servir os clientes: levando os alimentos até eles ou indicando um estabelecimento, com endereço fixo, o qual pudessem eles mesmos em busca dos alimentos. Foi planejado, também, como os produtos seriam servidos e entregues. Ficou estabelecido que as saladas deveriam ser alocadas em potes de diferentes tamanhos e, consequentemente, preços, e o cardápio seria variado para que os consumidores tivessem o prazer de escolher qual seria a “salada do dia”. Em relação aos ingredientes utilizados na produção das saladas, pesquisas de preços de legumes e  verduras foram feitas em feiras e supermercados, com o propósito de, apenas, transmitir ao cliente um valor acessível e que não altere, de fato, o orçamento dos consumidores para que o objetivo inicial do projeto seja viável. O preço das embalagens também foram pesquisados, inclusive, são utilizadas embalagens de material reciclado, visando a preservação do meio ambiente e natureza.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)   pdf (189.3 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com