TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Endividamento Público E O PIB

Trabalho Universitário: Endividamento Público E O PIB. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/7/2014  •  326 Palavras (2 Páginas)  •  773 Visualizações

Página 1 de 2

1- A despeito das críticas generalizadas, e por vezes pertinentes, sobre o endividamento dos países e seus estados-membros, é consenso que a dívida pública contribui com a agenda de desenvolvimento econômico e social. Como a dívida pública contribui com o desenvolvimento sustentável sem que haja comprometimento da política econômica?

O endividamento público é um instrumento fundamental para a distribuição intertemporal ótima das políticas públicas. É por meio dele que a provisão dos bens públicos pode ser temporalmente dissociada da arrecadação dos recursos para lhe fazer face.

Para dizer que uma divida é sustentável, é preciso analisar alguns fatores determinantes (a taxa de juros, descontada a taxa de inflação, e a taxa de crescimento do PIB). Se a taxa de juros, dada a taxa de inflação, crescer mais do que o PIB, isso fará com que o serviço da dívida cresça também mais rápido do que o PIB. Se o serviço da dívida vai ganhar do PIB, isso dependerá de como se comportará o resultado das contas públicas. Se houver um superávit primário positivo do qual sobre dinheiro para pagar pelo menos parte dos juros, então será possível que a dívida se estabilize ou até caia.

2- Descreva qual é o principal problema de um setor público muito endividado e quais os dois aspectos que investidores em títulos públicos analisam para realizar seus investimentos.

Um setor público muito endividado tem problemas ao refinanciar sua dívida. Os investidores em títulos do governo preocupam-se com as receitas públicas futuras que possam garantir o pagamento dos juros. Assim, não apenas olham para o nível em que está a dívida, mas também buscam prever sua trajetória.

Outro ponto analisado pelos investidores é se a dívida pública está em um nível alto demais ou não.

Referência Bibliográfica.

Dívida Pública : a experiência brasileira / Anderson Caputo Silva, Lena Oliveira de Carvalho, Otavio Ladeira de Medeiros (organizadores). – Brasília : Secretaria do Tesouro Nacional : Banco Mundial, 2009. 502 p.

<http://www3.tesouro.gov.br/divida_publica/downloads/livro/livro_eletronico_completo.pdf> Acesso em 20 de Fevereiro de 2014.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com