TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENDIVIDAMENTO DAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS

Exames: ENDIVIDAMENTO DAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2013  •  2.332 Palavras (10 Páginas)  •  943 Visualizações

Página 1 de 10

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

ENDIVIDAMENTO DAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS

Ana Catarina Nobre de Andrade

Sousa

2011

ANA CATARINA NOBRE DE ANDRADE

ENDIVIDAMENTO DAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS

Trabalho apresentado a disciplina Atividades Interdisciplinares da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR

Prof. Sergio de Goes Barboza

Adarlly Goes

Lisneia Rampazzo

Marcia

Sousa

2012

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS 9

REFERÊNCIAS ...10

1. Introdução

Este trabalho tem por objetivo refletir sobre os impactos do endividamento nas famílias brasileiras, por meio de uma análise teórica e empírica fundamentados em dados concretos.

Para a concretização deste trabalho foi preciso ir a campo e entrevistar por meio de um questionário, um gerente de banco e um dono de supermercado. Os dois argumentaram sobre as consequências do endividamento e os principais recursos (cartões, cheques) utilizados pelas pessoas para pagar o que compram e que às vezes geram dividas.

As dividas são geradas por conta do consumismo exagerado, ou seja, o indivíduo gasta exorbitantemente em produtos supérfluo não importa a marca ou modelo do produto ou se ele varia do mais simples ao mais tecnológico, para o comprador o importante é estar por dentro das novidades gerada pelas indústrias do capitalismo.

Em alguns casos o desejo de comprar um produto podem ocasionar doenças psicológicas no sujeito, pois a cobiça por um objeto ,seja qual for o valor, faz a pessoa agir de forma compulsiva e às vezes essa forma de agir das pessoas por querer algo pode trazer danos para o sujeito no futuro.

Atualmente existem vários recursos utilizados pelo homem para facilitar a compra de uma mercadoria, por exemplo, os cartões e os cheques. Os mesmos auxiliam as pessoas a comprar algo que deseja e podem trazer soluções ou problemas para o usuário, pois dependendo da forma de como utilizam pode ser útil ou não para o utente. Logo este trabalho abordará assuntos sobre a forma descontroladas dos cartões e os cheques como um dos maiores causadores de endividamento das famílias brasileiras.

2. AS CAUSAS DO ENDIVIDAMENTO DAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS.

O endividamento das famílias brasileiras cresceu entre os anos de dois mil e dez (2010) e dois mil e onze (2011). Segundo dados da página eletrônica do jornal Folha de São Paulo, revelou que o aumento do endividamento das famílias brasileiras subiu no mês de Junho de 2011. Segundo Almeida, afirma que: “O percentual de famílias brasileiras com dívidas subiu para 57,3% em junho, ante 55,9% no mês anterior, quebrando um movimento de queda iniciado no mês de junho de 2011”.

As causas do endividamento são geradas pelas ofertas e benefícios que os cartões de créditos podem trazer para as pessoas que até mesmo sem saber como funcionam utilizam para comprar tudo que veem sem conhecer os limites do cartão. Pois como argumenta Almeida, 2012:

O cartão de crédito foi apontado como o principal tipo de dívida por 74,8% das famílias, seguido pelos carnês (19,7%) e pelo crédito pessoal (10,4%)”. Neste junho, 7,5% das famílias declararam não ter condições de pagar seus débitos, ante 7,8% em maio de 2012 e 8,4% em junho de 2011.

O descumprimento de um contrato é o principal motivo do endividamento das famílias brasileiras, ou seja, a inadimplência ocasiona o aumento das dividas, pois quando o limite do cartão é estourado aumenta o débito do usuário. Segundo as entrevistas revelaram que: “O cartão de crédito foi apontado como o principal tipo de dívida por 74,8% das famílias, seguido pelos carnês (19,7%) e pelo crédito pessoal (10,4%)”. (Almeida, 2012).

Diante disso, podemos observar que o valor das dividas dos brasileiros são por conta do aumento de suas compras por meio dos recursos como, por exemplo, os cartões de créditos e carnês e quando são passados do limite ocasionando dividas. Por conta disso os brasileiros atrasam pagamento de um terço das dividas dos cartões. Como revela no artigo de Tônico Ferreira jornalista do Jornal Nacional:

A dificuldade dos brasileiros para quitar dívidas deu mais um sinal preocupante. No cartão de crédito, 30% das dívidas estão atrasadas. A inadimplência do consumidor brasileiro vem subindo mês a mês de forma quase contínua. No começo de 2011, 5,7% de todos os financiamentos para pessoa física estavam com mais de três meses em atraso. Em maio, o número foi para 8 %. E pior: as dívidas que mais aumentaram foram as mais caras. Em junho, 41 % das pessoas com dívidas não pagas que procuraram o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), em São Paulo, entraram no buraco por causa do cartão de crédito, que tem os juros médios mais altos do mercado, quase 11 % ao mês, 238% ao ano. (FERREIRA, 2012)

Os brasileiros sentem dificuldades em pagar suas dividas, pois quanto mais o tempo passa, mas os juros do cartão de crédito vão aumentando. Segundo as pesquisas a renda média real do brasileiro cresceu nos últimos anos e o desemprego baixou. Mas por que, a inadimplência está aumentando? Segundo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com