TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Engenharia E Conômica

Casos: Engenharia E Conômica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2013  •  803 Palavras (4 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 4

Tomada de decisão

ANÁLISE DE INVESTIMENTOS

O conceito de Análise de Investimentos pode ser considerado como um conjunto de técnicas que permitem a comparação entre os resultados de tomada de decisões referentes a alternativas diferentes de forma científica.

Nessas comparações, as diferenças que marcam as alternativas devem ser expressas tanto quanto possível em termos quantitativos. Para expressar em termos quantitativos as diferenças entre as alternativas em uma tomada de decisão usa-se basicamente da Matemática Financeira.

A Engenharia Econômica é, em boa parte, uma aplicação das técnicas de Matemática Financeira nos problemas de tomada de decisões. É um conjunto dos métodos utilizados nas análises de investimentos e das técnicas empregadas na escolha da melhor alternativa.

Surge um problema de Engenharia Econômica quando se deseja investir um capital ou ocorre a necessidade de se comprar um bem de capital. Em ambos os casos, todas as alternativas tecnicamente viáveis para o investimento devem ser analisadas.

Empregando métodos específicos os resultados das oportunidades de negócios são comparados com o objetivo de apurar-se a melhor alternativa para o investimento. Economicamente, a melhor alternativa é a que , a longo prazo, propicia maior rentabilidade ou menor custo.

De acordo com DE FRANCISCO (1988), um estudo de análise de investimentos compreende:

a. um investimento a ser realizado;

b. enumeração de alternativas viáveis;

c. análise de cada alternativa;

d. comparação das alternativas;

e. escolha da melhor alternativa.

Finalizando, cabe ainda ressaltar que na tomada de decisão a alternativa escolhida deve ser sempre a mais econômica, após a verificação de que todas as variáveis que influem no sistema foram convenientemente estudadas.

3.2. CONSIDERAÇÕES DA ENGENHARIA ECONÔMICA

Para a tomada de decisões de investimento, alguns pressupostos devem ser considerados como a seguir:

a. Não existe decisão com alternativa única. Significa que, para tomar qualquer decisão, devemos analisar todas as alternativas viáveis, sendo em número mínimo de duas.

b. Somente pode-se comparar alternativas homogêneas. Para melhor entendimento deste princípio, vejamos um exemplo: O que é melhor comprar, um apartamento na Beira -Mar (Florianópolis - zona altamente valorizada) por 300 mil dólares ou um outro em Capoeiras (Florianópolis, zona de menor valorização) por 100 mil dólares? Não será possível esta comparação se não conseguirmos a homogeneidade de dados de comparação. Se os dois apartamentos tiverem a mesma metragem, a mesma qualidade de acabamento, os mesmos cômodos, e se considerarmos que o índice de valorização de ambos os bairros são iguais e que seria indiferente morar na Beira-Mar ou em Capoeiras, aí então poderíamos dizer qual das duas alternativas é melhor.

c. Apenas as diferenças das alternativas são relevantes. Se em ambas as alternativas tivermos uma série de custos ou receitas iguais, elas não são necessárias para decidir qual é melhor, uma vez que existindo as duas alternativas no mesmo momento, suas diferenças anulam-se.

d. Os critérios para decisão de alternativas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com