TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estatística.

Projeto de pesquisa: Estatística.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/4/2013  •  Projeto de pesquisa  •  5.103 Palavras (21 Páginas)  •  454 Visualizações

Página 1 de 21

1. Introdução

A empresa escolhida para análise foi a RN Incorporadora & Construtora Ltda., fundada e atuante na cidade de São Paulo, SP. As informações sobre a empresa foram obtidas por meio do contato com Paulo Noto, fundador e diretor da empresa. A primeira visita à sede da companhia (Av. Nove de Julho, 4865) ocorreu no dia 12 de setembro de 2012. A partir do roteiro do trabalho, o grupo pretende analisar a estrutura da empresa, assim como a do setor, diagnosticar a situação e propor algumas soluções viáveis e implementáveis.

2. Características gerais da empresa

2.1. Direcionadores da empresa

A empresa é de capital fechado, relativamente pequena e atua no setor de construção e incorporação. Fundada em 1980 como administradora de imóveis e transformada em incorporadora e construtora em 1989, já atuou nos mais variados segmentos de construção civil, tais como drenagens, pavimentações e terraplenagem, porém está focada no segmento de incorporações e construções corporativas. Com uma completa rede de serviços integrada, executa todas as fases de um projeto: escolha do terreno, conceituação, gerenciamento, implantação e entrega do imóvel.

Apesar de não possuir missão, a visão da empresa é “Sermos percebidos como a melhor escolha pelos nossos clientes na compra de produtos ou contratação de serviços do mercado imobiliário, sempre comprometidos com o desenvolvimento sustentável do empreendimento e preocupados com a comunidade no local de sua implantação.” Além disso, segue determinados valores, tais quais “honrar nossas palavras; excelência no atendimento de nossos clientes e colaboradores; procura contínua e melhoria de todos os nossos processos; rentabilidade sustentável; e sermos, diariamente, apaixonados pelo que fazemos.” O entrevistado afirmou que a visão e os valores foram determinados pela empresa, mas que não servem a nenhum fim, isto é, a empresa realizou uma coletânea de visões e valores e selecionou os que mais se adequavam a sua realidade. Os objetivos não foram determinados tendo como base uma missão, e a visão e os valores não servem como direcionadores estratégicos.

O principal objetivo exposto pelo entrevistado é o de concluir dois empreendimentos por ano (a média atual é de um empreendimento por ano), mas não foram criados indicadores para acompanhar a evolução da empresa em persegui-lo e tampouco traçados planos de ação ou objetivos estratégicos de longo prazo. A perspectiva de futuro da RN, por sua vez, é a de continuar com a prestação de serviço e atendimento personalizado para o cliente. Assim sendo, a empresa apresenta deficiência na estruturação de um objetivo estratégico para que planos possam ser tratados, implementados e controlados. O esquema abaixo pode ser utilizado para apurar os maiores ajustes necessários: criação de direcionadores coerentes, análise interna e externa, definição de um plano de ação, implementação e controle deste para atingimento de objetivos, também a definir.

Os principais diferenciais da empresa, capazes de gerar vantagem competitiva (capacidade de gerar maior valor econômico que os concorrentes) são o tratamento personalizado e a integração do cliente com a construção. Como foi explicado por Paulo, no mercado imobiliário existem atualmente dez grande construtoras de capital aberto. Por mais diferentes que os projetos sejam, tanto um do outro dentro de uma mesma construtora ou em comparação com as concorrentes, todos possuem aspectos industriais, isto é, o conceito de morar é industrial e por mais que as fachadas mudem, os imóveis são muito parecidos. A prioridade de tais empresas é a produção industrial, economia e controle. A RN, por sua vez, vai na contramão do mercado: trata a prioridade das grandes construtoras como um aspecto secundário e coloca como proposta projetos mais particulares, proximidade e pessoalidade com os clientes. Portanto, apesar de perceber o mercado como repleto de concorrentes, os gestores da RN afirmam que o principal diferencial é a proximidade com os clientes. Sabe-se que se bem articulado, tal diferencial será capaz de gerar vantagem competitiva.

2.2. Dados sobre as operações

A empresa terceiriza a maior parte de suas atividades. Possui dez funcionários que trabalham na sede, grande parte dos quais está na empresa há muito tempo, e há organização em um organograma formal. As atividades se dividem entre as áreas de Contabilidade, Financeira e Atendimento ao Cliente. Os responsáveis pela área contam com a ajuda de assessores. Percebe-se que existe grande cooperação e motivação no trabalho. Uma ferramenta utilizada pelo gestor para aproximar os funcionários e as atividades de cada área, de modo a permitir que a comunicação seja fácil e haja integração e conhecimento total sobre o que acontece com a empresa, foi a instalação de uma mesa de trabalho conjunto, como mostra a figura.

Dentre os serviços terceirizados, estão principalmente aqueles relacionados à construção. O entrevistado afirmou que a construção no processo de incorporação é um “mal necessário”, ou seja, não é “o carro-chefe, mas um meio para se chegar ao resultado.” Toda parte produtiva de campo é terceirizada, e muitas das empresas para as quais terceirizam também repassam o serviço, isto é, ocorrem terceirizações de até três graus (RN contrata empresa A; empresa A contrata empresa B; empresa B contrata empresa C).

Em cada obra estão presentes cerca de 100 funcionários (operários de obra), e os contratos não são fixos, ou seja, a cada novo empreendimento são contratadas empresas diferentes. Essas prestadoras de serviço devem atender, entretanto, a algumas especificações: exigências de constituição, legalidade, certificados de produção e qualidade e alguns diferentes graus de qualificação (como para empresas de gesso: por ser contaminante, todas as empresas contratadas devem ter um certificado de tratamento de resíduo). Os escritórios de arquitetura também são diversos e a contratação depende, após a escolha do terreno, do tipo de empreendimento a ser construído.

O processo de produção será descrito posteriormente, mas a contratação de todos os serviços só é feita quando se atinge determinado percentual de vendas. Abaixo consta um breve histórico de alguns dos principais parceiros e associados da RN Incorporadora e Construtora:

Criada em 1985, atua no mercado imobiliário

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com