TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estatística, Contabilidade E Direito Empresarial

Pesquisas Acadêmicas: Estatística, Contabilidade E Direito Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  1.688 Palavras (7 Páginas)  •  861 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 ESTATÍSTICA 4

2.2 CONTABILIDADE DE CUSTOS I 5

2.3 CONTABILIDADE DE CUSTOS II 6

2.4 DIREITO EMPRESARIAL E TRABALHISTA 7

3 CONCLUSÃO 9

REFERÊNCIAS 10

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho é sobre a importância que a Estatística, Contabilidade de Custos e o Direito Empresarial e Trabalhista tem para uma empresa, mais concretamente sobre o porquê que esses pontos devem ser levados tão a serio em uma organização. É objetivo nesse trabalho aprofundar meus conhecimentos teóricos nas disciplinas: Estatística, Contabilidade de Custos e o Direito Empresarial e Trabalhista por meio desta produção textual. O trabalho está organizado em quatro partes. Na primeira parte será abordada, a importância da Estatística na organização, na segunda e terceira parte será falado sobre Contabilidade de Custos e na terceira: Direito Empresarial e Trabalhista. A metodologia utilizada neste trabalho foi pesquisa bibliográfica e pesquisa na internet.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 ESTATÍSTICA

A amostragem é a técnica para obter uma amostra (parte) de uma população. Uma população, por sua vez, é um conjunto de elementos que possuem algumas características em comum. A coleta de uma amostra faz-se necessária quando se pretende saber informações sobre a população em estudo. O levantamento por amostragem apresenta algumas vantagens em relação ao levantamento de toda a população. A amostragem implica em custo menor e resultado em menor tempo. Há casos em que só a amostragem é conveniente, como testes de resistência de materiais.

A amostragem é dita como probabilística quando cada unidade amostral na população tem uma probabilidade de pertencer à amostra. Essa probabilidade é conhecida e diferente de zero. De outra forma, a amostragem é dita não-probabilística. A amostragem probabilística possibilita maiores inferências sobre a população estudada do que a amostragem não-probabilística. A amostragem probabilística pode ser simples, estratificada, sistemática, por conglomerados entre outras.

As variáveis nos estudos estatísticos são os valores que assumem determinadas características dentro de uma pesquisa e podem ser classificadas em qualitativas ou quantitativas.

As variáveis qualitativas não podem ser expressas numericamente, pois relacionam situações como à cor da pele, cor dos olhos, marca de refrigerante, marca de automóvel, preferência musical entre outras. Elas podem ser divididas em ordinais e nominais. As variáveis qualitativas ordinais, apesar de não serem numéricas, obedecem a uma relação de ordem, por exemplo: conceitos como ótimo, bom, regular e ruim, classe social, grau de instrução, etc. Já as variáveis qualitativas nominais não estão relacionadas à ordem, elas são identificadas apenas por nomes, por exemplo, as cores: vermelho, amarelo, preto, azul, rosa, verde, etc. Também como exemplo de nominais temos as marcas de carros, nome de bebidas, local de nascimento entre outros.

No caso das variáveis quantitativas usamos a representação numérica. Elas podem ser classificadas em discretas e contínuas. As variáveis quantitativas discretas acontecem relacionadas a situações limitadas, por exemplo: número de revistas vendidas, quantidade de consultas médicas, número de filhos de um casal. No caso das variáveis quantitativas contínuas, a abrangência pertence a um intervalo que se caracteriza por infinitos valores, como exemplo podemos citar: o peso de um produto, altura dos alunos de uma escola, velocidade de objetos, entre outras situações.

Em uma organização, os métodos estatísticos podem ser empregados para o planejamento e controle da produção, visando à implantação de técnicas administrativas eficientes que garantam menores custos e maiores lucros, na estimação de receitas, previsão de estoques e de demandas, e, principalmente, ao conhecimento do mercado e de seu cliente.

2.2 CONTABILIDADE DE CUSTOS I

A contabilidade de custos, até algumas décadas atrás, era um termo relacionado à atividade industrial. Tratava-se normalmente do Custo dos Produtos Acabados, Custo dos Produtos em Elaboração, Custo dos Produtos Produzidos, entre outros. Atualmente, ela vem evoluindo e se modernizando, deixando de ser um mero instrumento auxiliar na avaliação de estoques e de lucros globais em sistemas de custeio ortodoxos, para se tornar um importante instrumento de controle e de suporte às tomadas de decisões empresariais.

A moderna Contabilidade de Custos passa a ser utilizada como instrumento de gestão em outros campos que não o industrial. Atualmente, os seus conceitos estão presentes em empresas de comércio e serviço, bancos, financeiras, escritórios, escolas, entre outros.

Construir uma vantagem competitiva sustentável exige conhecimento de todo o conjunto de entidades de valor relacionadas do qual a empresa e seus concorrentes são e fazem parte, busca simultânea de custo baixo e de diferenciação depende de uma compreensão sofisticada dos determinantes de custo, receitas e ativos em cada atividade de valor e as interligações. Portanto o objetivo da gestão estratégica de custos é fornecer um produto ou valor superior que seus concorrentes aos clientes por um custo menor que os seus competidores, de forma a obter a vantagem competitiva.

2.3 CONTABILIDADE DE CUSTOS II

Através da Contabilidade a empresa sabe o valor de seus ativos, passivos, receitas, custos e despesas, a rentabilidade e lucratividade do negócio, produtividade da mão de obra e através disso, pode realizar um bom planejamento tributário.

Ainda é responsável pelo departamento fiscal e contábil. A partir de informações contábeis corretas, coletadas por essas áreas, através de notas fiscais, extratos bancários e relatórios financeiros são possíveis gerar relatórios ou demonstrativos que possibilitem a tomada de decisão por parte dos gestores, que analisa onde há mais gastos, podendo diminuir alguma despesa ou fazer novos investimentos. Aqui também, é importante o papel da contabilidade, pois a maior parte de seus relatórios são técnicos, o que dificulta o entendimento dos gestores, nesse caso a contabilidade tem papel fundamental, o de auxiliar a alta direção no entendimento e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com