TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade, Orçamento E Direito Empresarial - 4º SEMESTRE

Casos: Contabilidade, Orçamento E Direito Empresarial - 4º SEMESTRE. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2013  •  4.930 Palavras (20 Páginas)  •  680 Visualizações

Página 1 de 20

SUMARIO

SUMARIO 2

1 INTRODUÇÃO. 4

2 PLANEJAMENTO FINANCEIRO. 5

3 A NECESSIDADE DE CRUZAR O PLANEJADO COM O EXECUTADO E SUAS MEDIDAS CORRETIVAS. 11

4 ORÇAMENTO FLEXIVEL 12

5 CONTABILIDADE EMPRESARIAL. 14

6 APLICAÇÃO DE METODOS QUANTITATIVOS NAS ATIVIDADES CONTABEIS. 15

7 DIREITO. 16

8 CONCLUSÃO 18

9 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS. 19

1 INTRODUÇÃO.

A produção textual individual tem a finalidade de preparar os futuros profissionais da área contábil para as principais situações que as empresas encontram no mercado para, que assim, possamos ter o conhecimento necessário quando procurado por um empresário que busca no contador informações claras e precisas para sua empresa, sem correr riscos desnecessários e também possa manter sua escrita contábil em pleno acordo com as normas fixadas pelo fisco.

Veremos então, alguns temas como: Planejamento Financeiro, a necessidade de se cruzar o planejamento com a execução real e suas medidas corretivas, Orçamento Flexível, Contabilidade Empresarial, Aplicação de métodos quantitativos nas atividades contábeis e Direito.

Os temas acima estão simplificados para facilitar o entendimento dos mesmos.

2 PLANEJAMENTO FINANCEIRO.

Atualmente vivenciamos uma metamorfose na nossa estrutura econômica, onde cada vez mais o amadorismo e o improviso estão desaparecendo, é indispensável a presença de um planejamento, planejamento este que vamos explanar neste trabalho. No mundo de negócios atual onde inovações no processo de gestão empresarial são de suma importância, informações são interligadas instantaneamente, oportunidades de negócios surgem nos mais diferentes locais do mundo, para tanto a empresa que deseja permanecer e ampliar seu mercado tem que estar preparada para estes desafios. Nesse contexto de uma economia global surge um dos fatores responsáveis para a obtenção do sucesso empresarial, o processo de planejamento financeiro.

Por definição, o homem de negócios é objetivo e prático. Partindo desse princípio vem-se de encontro ao planejamento financeiro das empresas, que visa dar a sustentação necessária para execução de planos estratégicos a curto e a longo prazo, direcionando toda a ação empresarial com vistas a atingir as metas orçamentárias previstas. Por meio do planejamento financeiro as metas estabelecidas para o crescimento de uma empresa atingem resultados satisfatórios. Ele preocupa-se com a parte financeira, na qual se podem destacar os elementos da política de investimento e financiamento da empresa sem examinar detalhadamente os componentes individuais dessas políticas.

A presente análise tem por objetivo descrever pontos relevantes ao processo de planejamento financeiro que contribuem significativamente para a empresa atingir seus objetivos da melhor forma possível. O planejamento financeiro torna-se um instrumento indispensável para o sucesso almejado.

Conceito de Planejamento.

Conforme o dicionário informal, planejamento é traçar metas, elaborar planos direcionados a peculiaridades do projeto que se almeja por em prática.

O planejamento é uma ferramenta administrativa, que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, que organiza e define as ações a serem utilizadas. Sendo, portanto, o lado racional da ação.

É uma maneira de antecipar (por suposições e/ou análises estatísticas) os resultados esperados e a possibilidade de concretização dos mesmos. A intenção do planejamento dentro de uma organização é buscar racionalmente o melhor caminho para se chegar no lugar esperado.

Para Herckert (2000): Para planejar é preciso partir da renda que se tem, e estabelecer as prioridades em seu orçamento. Alguns passos devem ser seguidos: Liquide suas dívidas, comece a poupar, monte uma reserva financeira, planeje o futuro, quite seu financiamento imobiliário, pense na família, continue poupando e aproveite a vida.

Conceito de Finanças.

Profº Francisco Bueno, diz que finanças significa dinheiro, riqueza, ciência da variação da moeda. O conceito de finanças na atual conjuntura nasceu em 1950 por Harry Markowitz, com este conceito se tornou possível usar a matemática no estudo de seleção de carreira. Quando falamos de finanças, pode-se dizer que é um método de administração dos recursos disponíveis, encaixando-se no meio empresarial ou particular, discutindo-se a distribuição e aplicação dos recursos, seja ele um salário de especifica pessoa ou faturamento de uma organização.

Conceito de Planejamento Financeiro.

Segundo Gitman (1997, p. 589) O planejamento financeiro é um aspecto importante para o funcionamento e sustentação da empresa, pois fornece roteiros para dirigir, coordenar e controlar suas ações na consecução de seus objetivos.

Para Teló (web 2004) O planejamento financeiro estabelece o modo pelo qual os objetivos financeiros podem ser alcançados. Um plano financeiro é, portanto, uma declaração do que deve ser feito no futuro.

Função do Planejamento Financeiro.

Dentro da estratégia financeira de uma empresa, o planejamento é ferramenta de vital importância, uma vez que o caixa determina a sobrevivência da empresa, e é através dele que se saberá se a empresa possui liquidez para saudar seus compromissos ou se necessitará fazer financiamentos. O planejamento financeiro evita surpresas e cria planos alternativos caso ocorram imprevistos.

Conforme Teló (web 2004) O planejamento financeiro estabelece diretrizes de mudança e crescimento numa empresa, preocupando-se com uma visão global, com os principais elementos de políticas de investimento e financiamento da empresa.

Quando as estimativas e previsões a respeito do futuro revelam que a empresa não terá o resultado desejado por falta de recursos, cabe a mesma adquirir outras fontes de recurso ou rever suas estimativas.

No processo de planejamento financeiro é necessário levar em conta as incertezas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.7 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com