TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estes Amigos Podem Ajudar Você A Chegar Ao Próximo

Ensaios: Estes Amigos Podem Ajudar Você A Chegar Ao Próximo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2015  •  307 Palavras (2 Páginas)  •  586 Visualizações

Página 1 de 2

FLUXOS MIGRATÓRIOS NO BRASIL ENTRE 1960-1980:

Foi o auge de a Migração Nordestina acontecer entre as décadas de 1960 e 1980 para a região Sudeste, principalmente para os estados de São Paulo e Rio de Janeiro, tornando a capital desses estados grande pólos de atração para essas populações.

Com a melhoria estrutural de outras regiões do Brasil, somada aos problemas que surgiram nas grandes cidades por causa da superpopulação, a migração nordestina diminuiu consideravelmente. Apesar de Rio de Janeiro e São Paulo continuarem sendo importantes pólos de atração.

FLUXOS MIGRATÓRIOS NO BRASIL ENTRE 1980-1990:

Entre as décadas de 1980 e 1990 o fluxo migratório para o Sudeste diminuiu e surgiram ainda migrações para a região do Distrito Federal, onde a construção de Brasília atraiu grandes grupos populacionais para trabalhar nas obras da então nova capital federal do Brasil e também migrações para a região amazônica para trabalhar na extração e comercialização do Látex.

FLUXOS MIGRATÓRIOS NO BRASIL ENTRE 1990- em diante:

Na década de 1990 aos últimos anos, o movimento tradicional de emigração tem reduzido ou até se invertido na região Nordeste, devido às crises econômicas e à saturação dos mercados de várias grandes cidades, surgiu um problema generalizado de aumento do desemprego, de queda da qualidade da educação e redução gradativa da renda. Isto fez com que parte da população de origem nordestina e de seus descendentes, os quais antes haviam migrado pela falta de recursos, mantivessem uma baixa qualidade de vida. Por causa da visão espelhada nas décadas anteriores, o falso ideal imaginário que se formou em relação à região Sudeste é da promessa de uma qualidade de vida melhor, de fácil oportunidade de emprego, salários mais altos, entre outros; iludido por esse sonho, quando um nordestino migra para o Sudeste em busca de uma melhoria na qualidade de vida, acaba encontrando o contrário, além de sofrer preconceito social no dia-a-dia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com