TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrategia De Marketing

Casos: Estrategia De Marketing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  1.980 Palavras (8 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 8

Desenvolver uma estratégia de marketing

O principal objectivo de uma Estratégia de Marketing é o desenvolvimento do negócio, tendo em linha de conta, a análise do meio envolvente, a análise da concorrência, a análise do mercado e da própria empresa, visando a fundamentação das opções tácticas de marketing.

1. Objectivos/vantagens em estabelecer uma Estratégia de Marketing

A criação de uma Estratégia de Marketing tem vários benefícios:

Serve de orientação para os diferentes departamentos da empresa, definindo quais os objectivos e as acções de marketing a prosseguir;

Identifica as oportunidades e ameaças do mercado;

Identifica os pontos fortes e fracos da empresa;

Permite estruturar as opções de marketing em áreas estratégicas;

Permite a avaliação da implementação da estratégia de marketing.

2. O que é

A Estratégia de Marketing deverá garantir que a empresa atinja os objectivos estruturados no plano de marketing. Uma estratégia de marketing pode ser elaborada em qualquer um dos diferentes estádio do ciclo de vida do produto ou serviço (introdução, crescimento, maturidade ou declínio).

O processo de elaboração da Estratégia de Marketing não cabe só ao responsável de Marketing, embora seja deste a responsabilidade da elaboração do mesmo. Assim, no processo de elaboração da Estratégia de Marketing deverão participar os responsáveis pelas áreas de Investigação e Desenvolvimento, Produção, Comercial, Financeira, etc. .

As Estratégias de Marketing devem ter como elementos de orientação a Estratégia da Empresa e as definições da mesma ao nível de políticas, objectivos e metas.

3. Como implementar o processo

3.1. Passo 1: Análise - diagnóstico

Nesta fase pretende-se efectuar uma síntese das análises internas e externas. Com esta análise identificam-se os elementos chave para a gestão da empresa, permitindo estabelecer prioridades de actuação. Uma das ferramentas mais usadas para efectuar o tratamento desta informação é a análise SWOT.

3.2. Passo 2: Análise SWOT

A análise SWOT permite ver claramente quais são os riscos a ter em conta e quais os problemas a resolver (ameaças), assim como as vantagens e as oportunidades a potenciar e explorar. Desta forma, a análise SWOT constitui um elemento fundamental para se proceder à definição de objectivos para a Estratégia de Marketing, em coerência com a influência do meio envolvente, força concorrencial, necessidades do mercado e performance da empresa.

3.3. Passo 3: Fixação de objectivos

A definição dos objectivos é a base que permite o sucesso da implementação de uma estratégia. Assim sendo, os objectivos devem ter as seguintes características:

Hierarquizáveis - deve definir-se uma hierarquia que permita identificar objectivos primordiais e, consequentemente, definir prioridades de actuação;

Consistência - devem ser realistas e consistentes;

Mensurabilidade - devem permitir avaliar o grau de sucesso de implementação da estratégia;

Calendarizáveis - a avaliação de uma estratégia só é possível se estiverem definidos prazos para atingir os objectivos;

Realistas - desafios atingíveis.

A fixação dos objectivos possibilita assegurar a coerência entre a estratégia da empresa e a estratégia de marketing. O acordo de todos os participantes na sua elaboração possibilita a construção de indicadores de avaliação da implementação da Estratégia.

Objectivos vagos ou mal enunciados podem ser mal entendidos e provocar problemas na implementação das estratégias e na avaliação das mesmas. A definição dos objectivos auxilia ainda na avaliação de desempenho da empresa e dos seus diferentes recursos.

O “objectivo” tem-se tornado instrumento de medição da eficácia da aplicação de recursos humanos, físicos e financeiros na empresa. O objectivo compõe-se de três elementos:

Exemplo:

Eficiência: medir a eficiência da empresa através do lucro;

Padrão para medição: lucro bruto;

Objectivo específico: acréscimo de 40% de lucro bruto em relação ao ano anterior.

Primeira etapa – Fixação de objectivos?

Os principais tipos de objectivos de marketing são:

Objectivos de Rentabilidade;

Objectivos de Retorno de Investimento;

Objectivos de Volume de Vendas (Por exemplo: Taxa de crescimento das vendas de 10%);

Objectivos de Quota de Mercado (Por exemplo: uma quota de mercado de 6% no mercado nacional);

Outros objectivos:

Imagem de marca percebida pelos consumidores;

Posicionamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com