TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrategia E Dinamica

Casos: Estrategia E Dinamica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  644 Palavras (3 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 3

Estratégia e Dinâmica Competitiva

Uma Unidade Estratégica de Negócios basicamente pode ser encarada como uma "unidade de planejamento", definida em termos de necessidades e oportunidades estratégicas.

O objetivo básico é possibilitar a avaliação dos negócios explorados nas diversas UEN's, como ferramenta para a tomada de decisões quanto à alocação de recursos, aquisição ou liquidação de UEN's.

O conceito de unidade de negócios (UEN) visa a simplificar a análise e desenvolvimento de ações de mercado. Considere, por exemplo, uma empresa de grande porte que possua vários departamentos e setores. Cada um deles pode ser considerado como uma UEN ou, como preferem alguns executivos, um centro de resultados, ou ainda, na visão dos contabilistas, um centro de custos.

Representa uma tentativa no sentido de não perder de vista a realidade operacional dos negócios, sem deixar, no entanto, de utilizar um nível mais elevado de agregação.

Os procedimentos de análise podem ser estabelecidos de maneira mais sistemática, facilitando a obtenção das estratégias empresariais, porque a distância organizacional se torna menor e possibilita uma aderência maior da perspectiva do plano em relação ao que efetivamente ocorre.

Um processo de planejamento estratégico eficaz requer a consideração explícita do desenvolvimento da estratégia no nível corporativo ou ‘de grupo’ e no nível de UEN (unidade estratégica de negócios). Exige também a análise explícita de possíveis sinergias e trade-offs entre os vários componentes do portfólio.

A estratégia corporativa abrange os seguintes aspectos:

 Define as fronteiras do portfólio corporativo (ou seja, em quais setores a empresa atua no presente ou pode vir a entrar no futuro) e fornece a lógica por trás dessa definição. Também delinear como os recursos devem ser obtidos e a seguir alocados entre os diferentes negócios.

 Estabelece uma estrutura de grupo, delineia papéis e estipula os relacionamentos entre várias unidades de negócios.

 Determina os valores compartilhados fundamentais e a cultura do grupo.

 Identifica recursos, funções e responsabilidades ‘compartilhados’.

 Define medidas de desempenho e níveis de consecução de metas para as unidades de negócios individualmente.

A empresa escolhida foi a Vidraçaria Castelo dos Vidros, localizada em Samambaia Sul, que atua no comercio de vidros temperados. A empresa tem crescido, atendendo todo o DF.

A Vidraçaria tem em pauta o posicionamento da empresa e concordamos com seus ideais porque a empresa precisa ter um foco, e neste envolver seus colaboradores e seu marketing para que os clientes vejam a empresa como um investimento seguro e rentável para suprir suas necessidades com nossos produtos.

O projeto de UEN dividiu a empresas em setores dando um tipo de ganho no “todo” possibilitando que setor tenha seus custos e metas para ser alcançadas pelo grupo. O conceito de unidade de negócios (UEN) visa a simplificar a análise e desenvolvimento de ações de mercado. Assim dividimos a empresa em vários departamentos e setores. Cada um deles

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com