TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO ESTRATEGIA DINAMICA COMPETITIVA

Monografias: DESAFIO ESTRATEGIA DINAMICA COMPETITIVA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2014  •  4.962 Palavras (20 Páginas)  •  1.233 Visualizações

Página 1 de 20

INTRODUÇÃO

A elaboração de uma UEN (Unidade Estratégica de Negócios) é um importante passo para as organizações que possuem uma grande diversidade de produtos e serviços a oferecer a grupos também diversos de clientes. Uma Unidade Estratégica de Negócios pode ser definida, grosso modo, como sendo um setor altamente direcionado a um propósito, e otimizado alcançar a máxima eficiência e eficácia.

O intuito com a implantação de uma UEN é fazer com que um determinado setor da organização atue de forma estratégica e otimizada dentro de uma AEN, Área estratégica de Negócios. A AEN é o segmento de mercado no qual a organização atua através da sua, ou das suas UEN. Todas as potencialidades das equipes que atuam na UEN devem estar direcionadas a atender as necessidades e oportunidades que surgem dentro das AEN.

Normalmente, diversos aspectos do cenário organizacional podem determinar que a criação de uma UEN seja a melhor, ou a única, maneira de fazer com que a organização alcance seus objetivos e continue, ou comece, a ser competitiva no mercado onde atua. Concorrência, transformação e instabilidades do setor, concorrência, mudanças no cenário econômico e político, podem ser citados como aspectos que forçam a organização a segmentar sua estrutura de forma a torná-la mais eficiente e eficaz.

Claro que não somente fatores externos e ofensivos induzem uma organização a desenvolver uma UEN, muitas vezes, ao serem vistas potencialidades frente a mercados específicos e disponíveis, é interessante desenvolver uma Unidade Estratégica de Negócios para tentar auferir o máximo de recursos e benefícios possíveis de áreas.

Uma administração por UEN deve levar em conta diversos fatores além dos externos. Fatores internos podem ser determinantes para o sucesso ou não de uma estruturação, ou reestruturação organizacional em direção à Unidade Estratégica de Negócios. Como uma UEN redireciona a estrutura organizacional de “especialização por função” para “especialização por finalidade”, todos os envolvidos, principalmente os executivos da alta e média administração, que devem perceber o quão benéfico à organização pode ser a definição de uma UEN.

Organizações de grande porte, e que centralizam muito as decisões, freqüentemente se vêem em situações nas quais o acumulo de tomadas de decisão acabam prejudicando a fluidez de suas atividades. A Unidade Estratégica de Negócios tem como finalidade, dentre outras, de diminuir a carga de responsabilidade da alta cúpula administrativa, trazendo para um grupo menor e altamente capacitado a responsabilidade para planejar, organizar, dirigir e controlar as atividades concernentes àquela determinada AEN (Área estratégica de Negócios).

Com isso, aumenta-se a qualidade e qualidade das informações que chegam às altas cúpulas administrativas, que agora terão acesso a informações decisivas, o que permitirá uma tomada de decisão a nível institucional melhor, uma vez que decisões relacionadas a alguns setores estão sendo cuidadas pela UEN. Outro aspecto favorável a criação da UEN é alta especialização que é conseguida, já que os esforços estarão direcionados para uma área de atuação específica. Tal situação diminuição a distancia entre as atividades do grupo e a eficiência e eficácia, pois, conhecendo bem a área de atuação, é possível determinar as melhores estratégias para alcançar os objetivos estabelecidos.

A partir da departamentalização de uma organização, já pode ser possível a criação de uma Unidade Estratégica de Negócios, que fará com que a organização possa ter um “relacionamento” mais íntimo com tanto com o mercado, desde o ponto de vista da concorrência até o melhor relacionamento com os clientes.

Antes de criar uma Unidade Estratégica de Negócios é importante que o executivo tenha plena consciência e conhecimento tanto sobre a estrutura organizacional quanto fatores externos e alheios à organização. Em outras palavras, a administração deve ter conhecimento sobre suas potencialidades e deficiências, e sobre o ambiente no qual a organização está inserida.

Estes aspectos visam à correta e adequada alocação de recursos, uma vez que as oportunidades poderão ser encontradas mais facilidade, haja vista que o mercado não mais será um ambiente tão desconhecido e cheio de segredos.

Apesar de todos os benéficos que Unidade Estratégica de Negócios pode trazer para organização, é importante ter em mente que, caso esta não esteja preparada para a mudança, tanto o processo de mudança quanto a própria atuação nesta nova situação podem trazer muitos problemas e dificuldades.

Saber das restrições que afetam a criação de uma UEN é fundamental para correr o mínimo de risco possível neste momento de transição. A organização que deseja adotar a filosofia de UEN deve sempre atuar em segmentos sobre os quais tenha alguma experiência. Isso pode evitar uma interpretação errada acerca de determinada situação.

APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

Razão Social: Carlos da Costa Souza ME CNPJ:13.515.931/0001-74 ,

Nome fantasia: Ponto Com Informática,

Endereço: Rua Rui Barbosa nº 179ª, bairro: Centro, Ipirá-Ba.

A empresa Ponto Com Informática foi fundada em abril de 2011, e atua na área de informática em geral (vendas de computadores, impressoras, acessórios e suprimentos de informática, prestação de serviços diversos, manutenção de maquinas e periféricos, recarga de toner e cartuchos). Possui apenas 02 funcionários (o proprietário mais um funcionário).

Com o intuito de aumentar as vendas e oferecer aos seus clientes, um mix de produtos e serviços de qualidade e preço baixo, a loja será ampliada e passará a se chamar PONTO COM. ELETROSHOW e irá para um novo endereço. Com a ampliação o proprietário pretende contratar mais 04 profissionais, pois além de ofertar produtos e serviços de informática em geral, a empresa também venderá eletrodomésticos, eletrônicos e celulares.

Valores

- Busca constante por qualidade em tudo que faz.

- Comprometimento com resultados.

- Trabalho em equipe.

- O cliente encontrará os melhores produtos e serviços com preços acessíveis.

Negócio

- Fornecer produtos e serviços com qualidade e entrega na data

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.6 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com