TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estratégico contínuo e dinâmico

Resenha: Estratégico contínuo e dinâmico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  Resenha  •  539 Palavras (3 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 3

É um processo estratégico contínuo e dinâmico que visa gerir o capital intangível da empresa e todos os pontos estratégicos a ele relacionados e estimular a conversação do conhecimento.

Deve fazer parte da estratégia organizacional e ter sua implantação garantida e patrocinada pela alta gerência a quem deve estar subordinado todo o processo de gestão do conhecimento.

A gestão necessita da participação dos indivíduos da empresa para acontecer onde os indivíduos são os principais participantes desse processo e a empresa executa ações e toma iniciativa para garantir cada etapa. As ações junto à implantação dos pontos estratégicos dependem de uma infraestrutura humana e tecnológica que dê suporte a elas.

O Conhecimento deve ser gerado em ambiente propício, em que as pessoas estejam atentas às experiências de cada indivíduo participante desse processo, pois existem as barreiras individuais e organizacionais. O novo conhecimento se inicia com um indivíduo,seja por meio de um Insight ou por meio de experiência de anos do colaborador na atividade.

Podemos observar que existem quatro elementos fundamentais que são responsáveis pelo sucesso da implantação do processo da gestão do conhecimento na empresa. Esses elementos estão interligados e são dependentes uma da outra. São:

1 – Estrutura da organização: (ambiente, estratégia, processo, e competência tecnológica) é o alicerce onde se fundamenta todo o processo, deve ser a primeira a ser definida onde estão todas as características estruturais e estratégicas.

2 – Ações: (sistematizar, operacionalizar, compartilhar, conceituar) são as ações tomadas e necessárias para garantir a gestão do conhecimento, dependem do sucesso da implantação e definição da estrutura e propicia a conversão do conhecimento.

3 – Conversão do conhecimento: (socialização, combinação, externalização e internalização) é imprescindível para a criação de ativos intangíveis, Essa difusão ocorre interna e externamente à empresa.

4 – Ativos intangíveis: (capital estrutural, intelectual e de relacionamento) também depende do sucesso das demais camadas, mostra os ativos que compõem o balanço patrimonial intangível da empresa. São responsáveis pelo seu alto valor no mercado podendo superar seu valor.

O conhecimento sempre foi muito importante para o desenvolvimento econômico, mas só agora tem ganhado valor significativo, pois a partir dele as empresas têm condições de se adaptarem às mudanças, redefinir ações e de sair de uma situação incômoda para uma situação que lhe ofereça equilíbrio.

É possível identificar atualmente, a aplicação não apenas intuitiva mas consciente, de técnicas e procedimentos de gestão de conhecimento em organizações, processos e produtos.Alguns exemplos:sistema de computador de trabalho em grupo, gestão de competências, recuperação de texto e documentos, gestão empresarial integrada e consideração de ativos intangíveis nas áreas financeira e de recursos humanos.Noticias de ferramentas especificas e boas práticas para a aplicação de gestão de conhecimento estão sendo divulgadas.

Através da gestão do conhecimento é possível transformar o conhecimento da organização e seus ativos intangíveis em valor, competitividade, crescimento no mercado, formular políticas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com